O “requinte de malvadez” na tensão Costa-Centeno e o “provocador inteligente” do Chega

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Este domingo, Marques Mendes abordou o alegado conflito entre António Costa e Mário Centeno, afirmando que é uma “das coisas mais graves” a que já assistiu. Já em relação à repreensão de Ferro Rodrigues a André Ventura, considerou “um momento muito infeliz” do presidente da Assembleia da República.

Este domingo, no habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes referiu que a questão que envolve o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças, Mário Centeno, é “das coisas mais graves” a que já assistiu “numa relação entre primeiro-ministro e ministro das Finanças”.

Marques Mendes afirma, “há meses”, que ambos estão “em rota de colisão”, mas para o comentador “a gravidade aqui é que primeiro-ministro quis que fosse público, não fez nada para evitar que fosse público e sabe muito bem quais são as consequências deste conflito ser público”.

Na sexta-feira, em Bruxelas, António Costa admitiu a existência de “problemas” na proposta do orçamento para a zona euro, ainda que tenha afastado quaisquer “constrangimentos” com Mário Centeno.

Luís Marques Mendes afirmou que este confronto “enfraquece o ministro das Finanças dentro do Governo”. “Fica mais fraco politicamente e fragiliza-o também dentro do Parlamento, perante todas as bancadas”. É “um requintezinho de malvadez isto ser feito em vésperas de um debate de Orçamento”.

“Isto começou, praticamente, a seguir ao momento em que Mário Centeno foi para presidente do Eurogrupo”, acrescentou, para sustentar que esta questão tem raíz num “mal-estar acumulado“.

“Porquê? Mário Centeno queria ser Comissário Europeu – António Costa deu-lhe a volta. Mário Centeno quis ser diretor-geral do FMI – acusa António Costa de não o ter ajudado nesse objetivo. Mário Centeno foi despromovido dentro da hierarquia do Governo – obviamente, não gostou”, argumentou.

Luís Marques Mendes apontou ainda um conflito de poder: “Mário Centeno é um caso invulgar de popularidade e quando o ministro das Finanças tem poder a mais, o primeiro-ministro tem poder a menos. Centeno é o único ministro que não pode ser substituído pelo primeiro-ministro, porque se ele for substituído cá dentro há uma crise lá fora – ele é presidente do Eurogrupo.”

Sobre o Orçamento de Estado para 2020, que será entregue esta segunda-feira, Marques Mendes realçou, citado pelo Observador, que é “histórico” um orçamento sem défice e com excedente orçamental: “Nunca aconteceu em democracia. E nunca aconteceu desde 1970. E é decisivo. É um sinal de credibilidade internacional de Portugal.”

André Ventura, o “provocador inteligente”

O antigo secretário de Estado falou ainda sobre a repreensão que o presidente da Assembleia da República, Eudardo Ferro Rodrigues, fez ao líder do Chega, André Ventura, numa das suas intervenções parlamentares, por causa de um uso exagerado da palavra “vergonhoso”.

Para o comentador, Ferro Rodrigues “teve um momento muito infeliz”, que configurou “um exagero completo”. “Essa é uma terminologia habitual no Parlamento português e em qualquer Parlamento da Europa e do mundo. Eu já usei essas palavras, muitos deputados já usaram essas palavras. Não sejamos mais papistas que o Papa.”

Além de “exagerada”, a reação de Ferro foi “contraproducente”. “Não vai afetar André Ventura, dá-lhe palco”, considerou.

“Algumas pessoas à Esquerda sentem alguma dificuldade em lidar com André Ventura, com o Chega e com os populismos de Direita. Reagem de uma forma que não é inteligente. André Ventura é um provocador, mas é um provocador inteligente, tem que se reagir com frieza, com serenidade, sem ter estados de alma e sobretudo sem ter preocupações de censura ou de policiamento do pensamento”, disse Marques Mendes.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Por uma vez, tendo a concordar com MM. Mais no diferendo Ventura/Ferro do que no Costa/Centeno. A política portuguesa, escassa de ideias, socorre-se de lutas de galos.

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …