Relatório revela que cardeal George Pell sabia de abusos sexuais por padres (mas nada fez)

Mazur / catholicchurch.org.uk

O cardeal George Pell

Um relatório da Royal Commission, divulgado esta quinta-feira, revela que o cardeal George Pell sabia de abusos sexuais a crianças cometidos por clérigos católicos na Austrália nos anos 1970, mas nada fez.

As páginas relativas à conduta do cardeal George Pell do relatório, que foi entregue em 2017, foram editadas de forma a impedir que os jurados nos seus julgamentos sobre alegações de abuso sexual infantil as conhecessem e fossem condicionados na decisão.

A comissão, criada em 2012 para invetsigar abusos na Igreja, descobriu que Pell, quando era sacerdote na diocese de Ballarat, apoiou, em 1973, Gerald Ridsdale, agora condenado por abuso sexual infantil, que levava rapazes para acampamentos noturnos.

“A essa altura, o abuso sexual infantil estava no seu radar”, afirmou a comissão, citada pelo Diário de Notícias. “Também estamos convencidos que, em 1973, o cardeal Pell não estava apenas consciente do abuso sexual infantil por parte do clero, mas também considerou medidas para evitar situações que pudessem provocar comentários sobre o assunto”.

A comissão relata que era “provável que Pell soubesse das transgressões sexuais de Ridsdale” quando participou numa reunião sobre a mudança do padre para outra paróquia em 1977. Pell insistiu que não se lembrava de alegações de maus-tratos em Ballarat.

O relatório conclui que Pell deveria ter procurado o afastamento de outro padre, Peter Searson, depois de receber uma lista de reclamações de uma delegação de professores em 1989, quando Pell era bispo auxiliar em Melbourne. Searson declarou-se culpado por agredir fisicamente uma criança, mas nunca foi acusado de abuso sexual.

Segundo o inquérito, havia mais de quatro mil supostas vítimas de pedofilia em instituições religiosas e, em algumas dioceses católicas, mais de 15% dos padres eram perpetradores.

Em abril, o Supremo da Austrália absolveu Pell de todas as acusações e libertou-o da prisão.

Pell foi condenado em março de 2019 por cinco acusações de abuso sexual, incluindo uma de penetração oral, cometida contra duas crianças no coro da Catedral de São Patrício em 1996 e 1997, quando era arcebispo de Melbourne.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …