Reino Unido investe 120 milhões de euros em ferries em preparação para um Brexit sem acordo

O Governo britânico confirmou este sábado que investiu 108 milhões de libras (120 milhões de euros) adicionais em contratos com companhias de ferris para aumentar as conexões com a Europa continental em caso de um hard Brexit.

O ministério de Transporte assinou contratos com a empresa francesa Brittany Ferryboats, a dinamarquesa DFDS e a britânica Seaborne a fim de aliviar a potencial pressão sobre o porto inglês de Dover se houver uma saída não negociada da União Europeia no próximo 29 de março.

O ministério considera que, em caso de um brexit sem acordo, vai ser necessária mais capacidade para compensar as possíveis retenções de “bens e produtos críticos” causados pelos controles fronteiriços adicionais.

As empresas, contratadas sem concurso público, oferecerão o equivalente a mais 10% de trânsito no estreito de Dover (ou passagem de Calais), e utilizarão os portos ingleses de Poole, Portsmouth, Plymouth, Immingham e Felixstowe.

A ausência de licitação pública foi justificada pelo facto de se tratar de “uma situação de extrema urgência” provocada por “eventos imprevisíveis”. “Esta capacidade extra é um elemento pequeno mas importante do planeamento do ministério de Transporte para um brexit sem acordo”, afirmou um porta-voz desta pasta.

A fonte disse que, embora o Governo queira sair da UE com pacto, o ministério “está ajudando a garantir que o resto do Executivo esteja preparado para todas as possibilidades”.

O Governo britânico decidiu a 19 de dezembro iniciar os preparativos para uma retirada do Reino Unido da União Europeia sem acordo, apesar de ainda manter o objetivo de uma saída consensual com Bruxelas.

A decisão foi adotada durante uma reunião do Governo para avaliar a necessidade de fornecer “prioridade operativa” a um possível Brexit sem acordo, na sequência da indecisão do parlamento em aprovar o acordo negociado entre Londres e Bruxelas.

“Na sequência dos contínuos preparativos para uma saída sem acordo, um Governo responsável necessita assegurar que estamos preparados para essa opção, que não queremos que passe, e estar preparados no caso de suceder”, acrescentou.

“É por isso que o Governo concordou que a preparação para uma ausência de acordo será uma prioridade operativa dentro do Governo, mas a nossa prioridade geral será conseguir um compromisso”, explicou o ministro na altura.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …

Brexit. Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por lei polémica

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira instaurar um procedimento de infração contra o Reino Unido por causa de uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União …