Recusar desinfetar as mãos à entrada da escola pode dar “processo disciplinar”

Manuel de Almeida / Lusa

O ano letivo está prestes a começar, mas este ano de forma um pouco atípica. As escolas já estão prontas para receber alunos, mas vão exigir que cumpram todas as regras sem nenhuma falha, caso contrário há quem garanta que podem haver punições.

Depois de o ministério da educação ter investido mais de 20 milhões de euros em equipamento de proteção contra a covid-19, as escolas parecem agora estar “devidamente dotadas com equipamentos de proteção (máscaras, viseiras, álcool-gel, aventais, luvas) para proteção de alunos, pessoal docente e não docente”, garante Filinto Lima, presidente da Associação Nacional Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

De acordo com as regras de regresso às aulas, cada escola deve ser capaz de gerir as verbas que lhe foram atribuídas e tomar todas as medidas para que os alunos cumpram as regras de distanciamento. Na entrada dos estabelecimentos de ensino vão estar disponíveis dispensadores de álcool-gel, tal como nas salas de aula, bibliotecas e cantinas.

Em entrevista ao CM, Filinto Lima garante agora que os alunos que recusem fazer a desinfeção das mãos “podem ser alvo de um processo disciplinar”.

Ainda assim, a DGS não tornou obrigatória a medição da temperatura. “No contexto da escola, medir a temperatura não irá identificar muitos casos”, explica Ricardo Mexia, da Associação de Médicos de Saúde Pública, uma vez que “a febre é um sintoma fácil de detetar, pode debelar-se com um antipirético”.

A esta situação acresce ainda outro problema. É que para haver uma medição permanente da temperatura dos alunos, seria necessário colocar “mais funcionários nas escolas e gerar filas e ajuntamentos”, diz Filinto Lima, que também é diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, de Vila Nova de Gaia.

Mais importante do que isso é fazer uma utilização correta da máscara. “Faz todo o sentido; é um complemento. Mesmo que se consiga redistribuir os alunos de forma a manter as distâncias de segurança, o facto de usarem máscara pode ajudar a reduzir a transmissão da doença”, afirma Ricardo Mexia.

Filinto Lima partilha desta opinião. “A máscara é o material mais importante; se o aluno não levar o manual tem falta de material, mas sem máscara não entra na escola”.

Rui Martins, da Confederação Independente de Pais e Encarregados de Educação, explica que “se as escolas garantem que estão preparadas, nós acreditamos”.

Ainda assim mantém-se a preocupação com outros fatores como, nomeadamente com o distanciamento nas refeições das cantinas ou a falta de transportes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …