Cientistas construiram ponte desenhada por Da Vinci há 500 anos (e é uma maravilha da engenharia)

Gretchen Ertl / MIT

Uma ponte desenhada por Leonardo da Vinci, há 500 anos, foi reconstruida com recurso a uma impressora 3D. A ponte não só funcionaria na perfeição, como também seria uma maravilha da engenharia.

Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) usaram uma impressora 3D para reconstruir uma ponte desenhada por Leonardo da Vinci há 500 anos. Para além de funcionar, descobriram que seria um grande feito para algo idealizado há meio milénio.

Os planos foram desenhados em 1502, quando o Sultão Bajazeto II quis construir uma ponte para ligar as cidades de Istambul e Galata. Uma das propostas chegou de Leonardo da Vinci, que sugeriu um design de arco único e achatado, suportado por bases nas margens — algo nunca visto na época.

De acordo com o Gizmodo, o desenho da ponte era de tal forma radical, que o Sultão decidiu não escolher o desenho de Da Vinci. Agora, 500 anos depois, os engenheiros do MIT decidiram testar até que ponto é que o seu plano inovador era exequível.

As ilustrações feitas pelo artista italiano não especificavam qual seria o material a ser usado para a sua construção, mas os engenheiros assumiram que o único que se enquadrava nestes moldes era pedra.

A ideia de Da Vinci era que a gravidade desempenhasse um importante papel em manter todas as peças unidas. Com recurso a uma impressora 3D, os engenheiros criaram um modelo numa escala de 1:500, com 80 centímetros de comprimento e constituída por 126 blocos.

A réplica dos investigadores mostrou ser suficientemente forte para aguentar com o peso. Além disso, o design de Leonardo da Vinci também estava idealizado para manter a sua estabilidade, para que minimizasse os movimentos laterais na estrutura que poderiam levar à sua queda.

Caso tivesse sido construída pelo Sultão Bajazeto II, na Turquia, a ponte teria conseguido sobreviver a grande partes dos terramotos, que eram comuns na zona.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os historiadores ou engenheiros que afirmam que em 1502 ninguém tinha visto arcos em pedra para suportar grandes cargas são muito fraquinhos na sua especialidade, ou pensam que antes dessa técnica tinha sido inventado a construção em aço??? Não há dúvida que Da Vinci era muito inteligente e observador, mas muitas das suas descobertas e desenhos não são mais do que meras teorias que nunca foram postas em prática nem funcionaram durante o tempo que viveu. Portanto foram meras ideias baseadas e adaptadas de muitas observações sobre o que já estava feito na altura. Será o mesmo que dizer quem foi o inventor do teletransporte foi o sr. que o imaginou para o Star Trem e não os vários cientistas que estudam o assunto no CERN.

  2. No entanto Da Vinci não deixava de ser um génio, a sua genialidade era ser capaz de adaptar as suas observações a desenhos e esquemas em papel, alem das inúmeras invenções que fez, muitas delas melhoramentos e aplicações de conceitos já conhecidos a novas situações.

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …