Recluso nacionalista Mário Machado apresenta queixa contra Sócrates

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O dirigente da extinta Frente Nacional Mário Machado apresentou uma queixa-crime contra José Sócrates por alegada violação do segredo de justiça nas respostas do ex-primeiro-ministro a perguntas formuladas pela TVI.

A acção contra José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora há mais de um mês, foi apresentada na segunda-feira, no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), com a alegação de que houve “clara violação do sigilo a que o processo está vinculado”.

O advogado do autor da queixa, José Manuel Castro, referiu que Mário Machado, que cumpre pena de prisão por crimes como sequestro, roubo e ofensas corporais graves, argumentou que Sócrates “conhecia os factos que lhe são imputados e pronunciou-se publicamente em sua defesa”.

Por considerar a existência de “perturbação ao processo”, José Manuel Castro pediu ao Ministério Público (MP) para ser constituído como assistente neste inquérito.

Segundo um advogado contactado pela agência Lusa, a violação do segredo de justiça configura um crime público.

O MP terá agora de abrir inquérito, que poderá dar origem a acusação contra o ex-primeiro-ministro ou a arquivamento, mas pode não admitir o advogado como assistente.

As respostas de Sócrates, indiciado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, foram divulgadas na noite de sexta-feira, com o ex-primeiro-ministro a referir que agiu “em legítima defesa contra um poder obscuro”.

Mário Machado foi fundador e líder da Frente Nacional, movimento neo-nazi português criado em 2004 a partir de dissidências internas no seio do Partido Nacional Renovador, PNR.

Foi condenado em 1997 a uma pena de quatro anos e três meses de prisão por envolvimento na morte de Alcino Monteiro, assassinado em 1995 no Bairro Alto.

A 17 de agosto de 2010, Mário Machado foi condenado em outro processo a 7 anos e 2 meses de prisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos e viemos.. JÁ só nos faltava isto, o crime continua a compensar, o nosso dinheiro, que é sacrifício de todos nós, é assim que vai desaparecendo, mesmo culpando alguém, esses dinheiros já eram!! que democracia…

  2. Será isto a tal liberdade de expressão? Para os jornalistas mediocres tudo serve. Conversa dum criminoso em destaque!! Vergonha de imprensa portuguesa!!

    • Cara Ana Fernandes,
      Temos que resistir à tentação de comentar ou adjectivar o seu comentário, porque acima de tudo respeitamos o seu direito de, fazendo-o educadamente, se exprimir.

  3. Apresentou queixa crime contra o Sócrates? Havia de ter apresentado queixa crime contra o Hitler, o homem cujas ideias reduziram o Snr Machado a um deficiente intelectual que, juntamente com o seu bando de meninos deficientes intelectuais, representam um perigo real ao bem estar e segurança dos milhares de Portugueses emigrados no continente Africano.

  4. Há jornalismo patético! Foi a primeira impressão que tive.
    Agora, pensando um pouco melhor, sou levado a concluir que a verdadeira razão desta pseudo notícia é só uma: Trazer outra vez Socrates à baila.

    Cada vez me convenço mais que quizeram mesmo foi queimar Socrates.

    Tudo vale, é vergonhoso!

    “O neonazi Mario Machado ( um verdadeiro “poço de virtudes” ) queixa-se de Socrates.”
    “O Socrates pediu uma manta na prisão porque estava frio”
    ” Socrates comeu peixe ao almoço na prisão”
    “Uma amiga de Socrates diz que lhe pediu emprestados 100€, repito, 100EUROS”

    Estes são alguns dos mimos com que alguns pseudo jornais mimam os nossos olhos há meses, sobre o caso Socrates.

    São autenticas pérolas jornalisticas.

    O que é que prova o quê sobre Socrates? Comeu peixe ao almoço? Pediu uma manta porque tinha frio? Emprestou 100€ a uma amiga dele? O pilantra do palhaço neonazi queixo-se dele? Francamente…. Estou quase a vomitar de tanto rir com este jornalismo para atrasados mentais! Mas o que me faz rir ainda mais é que há quem embarque nisto!

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …