Recluso nacionalista Mário Machado apresenta queixa contra Sócrates

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O dirigente da extinta Frente Nacional Mário Machado apresentou uma queixa-crime contra José Sócrates por alegada violação do segredo de justiça nas respostas do ex-primeiro-ministro a perguntas formuladas pela TVI.

A acção contra José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora há mais de um mês, foi apresentada na segunda-feira, no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), com a alegação de que houve “clara violação do sigilo a que o processo está vinculado”.

O advogado do autor da queixa, José Manuel Castro, referiu que Mário Machado, que cumpre pena de prisão por crimes como sequestro, roubo e ofensas corporais graves, argumentou que Sócrates “conhecia os factos que lhe são imputados e pronunciou-se publicamente em sua defesa”.

Por considerar a existência de “perturbação ao processo”, José Manuel Castro pediu ao Ministério Público (MP) para ser constituído como assistente neste inquérito.

Segundo um advogado contactado pela agência Lusa, a violação do segredo de justiça configura um crime público.

O MP terá agora de abrir inquérito, que poderá dar origem a acusação contra o ex-primeiro-ministro ou a arquivamento, mas pode não admitir o advogado como assistente.

As respostas de Sócrates, indiciado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, foram divulgadas na noite de sexta-feira, com o ex-primeiro-ministro a referir que agiu “em legítima defesa contra um poder obscuro”.

Mário Machado foi fundador e líder da Frente Nacional, movimento neo-nazi português criado em 2004 a partir de dissidências internas no seio do Partido Nacional Renovador, PNR.

Foi condenado em 1997 a uma pena de quatro anos e três meses de prisão por envolvimento na morte de Alcino Monteiro, assassinado em 1995 no Bairro Alto.

A 17 de agosto de 2010, Mário Machado foi condenado em outro processo a 7 anos e 2 meses de prisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos e viemos.. JÁ só nos faltava isto, o crime continua a compensar, o nosso dinheiro, que é sacrifício de todos nós, é assim que vai desaparecendo, mesmo culpando alguém, esses dinheiros já eram!! que democracia…

  2. Será isto a tal liberdade de expressão? Para os jornalistas mediocres tudo serve. Conversa dum criminoso em destaque!! Vergonha de imprensa portuguesa!!

    • Cara Ana Fernandes,
      Temos que resistir à tentação de comentar ou adjectivar o seu comentário, porque acima de tudo respeitamos o seu direito de, fazendo-o educadamente, se exprimir.

  3. Apresentou queixa crime contra o Sócrates? Havia de ter apresentado queixa crime contra o Hitler, o homem cujas ideias reduziram o Snr Machado a um deficiente intelectual que, juntamente com o seu bando de meninos deficientes intelectuais, representam um perigo real ao bem estar e segurança dos milhares de Portugueses emigrados no continente Africano.

  4. Há jornalismo patético! Foi a primeira impressão que tive.
    Agora, pensando um pouco melhor, sou levado a concluir que a verdadeira razão desta pseudo notícia é só uma: Trazer outra vez Socrates à baila.

    Cada vez me convenço mais que quizeram mesmo foi queimar Socrates.

    Tudo vale, é vergonhoso!

    “O neonazi Mario Machado ( um verdadeiro “poço de virtudes” ) queixa-se de Socrates.”
    “O Socrates pediu uma manta na prisão porque estava frio”
    ” Socrates comeu peixe ao almoço na prisão”
    “Uma amiga de Socrates diz que lhe pediu emprestados 100€, repito, 100EUROS”

    Estes são alguns dos mimos com que alguns pseudo jornais mimam os nossos olhos há meses, sobre o caso Socrates.

    São autenticas pérolas jornalisticas.

    O que é que prova o quê sobre Socrates? Comeu peixe ao almoço? Pediu uma manta porque tinha frio? Emprestou 100€ a uma amiga dele? O pilantra do palhaço neonazi queixo-se dele? Francamente…. Estou quase a vomitar de tanto rir com este jornalismo para atrasados mentais! Mas o que me faz rir ainda mais é que há quem embarque nisto!

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …