Recluso nacionalista Mário Machado apresenta queixa contra Sócrates

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O dirigente da extinta Frente Nacional Mário Machado apresentou uma queixa-crime contra José Sócrates por alegada violação do segredo de justiça nas respostas do ex-primeiro-ministro a perguntas formuladas pela TVI.

A acção contra José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora há mais de um mês, foi apresentada na segunda-feira, no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), com a alegação de que houve “clara violação do sigilo a que o processo está vinculado”.

O advogado do autor da queixa, José Manuel Castro, referiu que Mário Machado, que cumpre pena de prisão por crimes como sequestro, roubo e ofensas corporais graves, argumentou que Sócrates “conhecia os factos que lhe são imputados e pronunciou-se publicamente em sua defesa”.

Por considerar a existência de “perturbação ao processo”, José Manuel Castro pediu ao Ministério Público (MP) para ser constituído como assistente neste inquérito.

Segundo um advogado contactado pela agência Lusa, a violação do segredo de justiça configura um crime público.

O MP terá agora de abrir inquérito, que poderá dar origem a acusação contra o ex-primeiro-ministro ou a arquivamento, mas pode não admitir o advogado como assistente.

As respostas de Sócrates, indiciado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, foram divulgadas na noite de sexta-feira, com o ex-primeiro-ministro a referir que agiu “em legítima defesa contra um poder obscuro”.

Mário Machado foi fundador e líder da Frente Nacional, movimento neo-nazi português criado em 2004 a partir de dissidências internas no seio do Partido Nacional Renovador, PNR.

Foi condenado em 1997 a uma pena de quatro anos e três meses de prisão por envolvimento na morte de Alcino Monteiro, assassinado em 1995 no Bairro Alto.

A 17 de agosto de 2010, Mário Machado foi condenado em outro processo a 7 anos e 2 meses de prisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos e viemos.. JÁ só nos faltava isto, o crime continua a compensar, o nosso dinheiro, que é sacrifício de todos nós, é assim que vai desaparecendo, mesmo culpando alguém, esses dinheiros já eram!! que democracia…

  2. Será isto a tal liberdade de expressão? Para os jornalistas mediocres tudo serve. Conversa dum criminoso em destaque!! Vergonha de imprensa portuguesa!!

    • Cara Ana Fernandes,
      Temos que resistir à tentação de comentar ou adjectivar o seu comentário, porque acima de tudo respeitamos o seu direito de, fazendo-o educadamente, se exprimir.

  3. Apresentou queixa crime contra o Sócrates? Havia de ter apresentado queixa crime contra o Hitler, o homem cujas ideias reduziram o Snr Machado a um deficiente intelectual que, juntamente com o seu bando de meninos deficientes intelectuais, representam um perigo real ao bem estar e segurança dos milhares de Portugueses emigrados no continente Africano.

  4. Há jornalismo patético! Foi a primeira impressão que tive.
    Agora, pensando um pouco melhor, sou levado a concluir que a verdadeira razão desta pseudo notícia é só uma: Trazer outra vez Socrates à baila.

    Cada vez me convenço mais que quizeram mesmo foi queimar Socrates.

    Tudo vale, é vergonhoso!

    “O neonazi Mario Machado ( um verdadeiro “poço de virtudes” ) queixa-se de Socrates.”
    “O Socrates pediu uma manta na prisão porque estava frio”
    ” Socrates comeu peixe ao almoço na prisão”
    “Uma amiga de Socrates diz que lhe pediu emprestados 100€, repito, 100EUROS”

    Estes são alguns dos mimos com que alguns pseudo jornais mimam os nossos olhos há meses, sobre o caso Socrates.

    São autenticas pérolas jornalisticas.

    O que é que prova o quê sobre Socrates? Comeu peixe ao almoço? Pediu uma manta porque tinha frio? Emprestou 100€ a uma amiga dele? O pilantra do palhaço neonazi queixo-se dele? Francamente…. Estou quase a vomitar de tanto rir com este jornalismo para atrasados mentais! Mas o que me faz rir ainda mais é que há quem embarque nisto!

RESPONDER

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …