Recluso nacionalista Mário Machado apresenta queixa contra Sócrates

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O dirigente da extinta Frente Nacional Mário Machado apresentou uma queixa-crime contra José Sócrates por alegada violação do segredo de justiça nas respostas do ex-primeiro-ministro a perguntas formuladas pela TVI.

A acção contra José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora há mais de um mês, foi apresentada na segunda-feira, no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal), com a alegação de que houve “clara violação do sigilo a que o processo está vinculado”.

O advogado do autor da queixa, José Manuel Castro, referiu que Mário Machado, que cumpre pena de prisão por crimes como sequestro, roubo e ofensas corporais graves, argumentou que Sócrates “conhecia os factos que lhe são imputados e pronunciou-se publicamente em sua defesa”.

Por considerar a existência de “perturbação ao processo”, José Manuel Castro pediu ao Ministério Público (MP) para ser constituído como assistente neste inquérito.

Segundo um advogado contactado pela agência Lusa, a violação do segredo de justiça configura um crime público.

O MP terá agora de abrir inquérito, que poderá dar origem a acusação contra o ex-primeiro-ministro ou a arquivamento, mas pode não admitir o advogado como assistente.

As respostas de Sócrates, indiciado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, foram divulgadas na noite de sexta-feira, com o ex-primeiro-ministro a referir que agiu “em legítima defesa contra um poder obscuro”.

Mário Machado foi fundador e líder da Frente Nacional, movimento neo-nazi português criado em 2004 a partir de dissidências internas no seio do Partido Nacional Renovador, PNR.

Foi condenado em 1997 a uma pena de quatro anos e três meses de prisão por envolvimento na morte de Alcino Monteiro, assassinado em 1995 no Bairro Alto.

A 17 de agosto de 2010, Mário Machado foi condenado em outro processo a 7 anos e 2 meses de prisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos e viemos.. JÁ só nos faltava isto, o crime continua a compensar, o nosso dinheiro, que é sacrifício de todos nós, é assim que vai desaparecendo, mesmo culpando alguém, esses dinheiros já eram!! que democracia…

  2. Será isto a tal liberdade de expressão? Para os jornalistas mediocres tudo serve. Conversa dum criminoso em destaque!! Vergonha de imprensa portuguesa!!

    • Cara Ana Fernandes,
      Temos que resistir à tentação de comentar ou adjectivar o seu comentário, porque acima de tudo respeitamos o seu direito de, fazendo-o educadamente, se exprimir.

  3. Apresentou queixa crime contra o Sócrates? Havia de ter apresentado queixa crime contra o Hitler, o homem cujas ideias reduziram o Snr Machado a um deficiente intelectual que, juntamente com o seu bando de meninos deficientes intelectuais, representam um perigo real ao bem estar e segurança dos milhares de Portugueses emigrados no continente Africano.

  4. Há jornalismo patético! Foi a primeira impressão que tive.
    Agora, pensando um pouco melhor, sou levado a concluir que a verdadeira razão desta pseudo notícia é só uma: Trazer outra vez Socrates à baila.

    Cada vez me convenço mais que quizeram mesmo foi queimar Socrates.

    Tudo vale, é vergonhoso!

    “O neonazi Mario Machado ( um verdadeiro “poço de virtudes” ) queixa-se de Socrates.”
    “O Socrates pediu uma manta na prisão porque estava frio”
    ” Socrates comeu peixe ao almoço na prisão”
    “Uma amiga de Socrates diz que lhe pediu emprestados 100€, repito, 100EUROS”

    Estes são alguns dos mimos com que alguns pseudo jornais mimam os nossos olhos há meses, sobre o caso Socrates.

    São autenticas pérolas jornalisticas.

    O que é que prova o quê sobre Socrates? Comeu peixe ao almoço? Pediu uma manta porque tinha frio? Emprestou 100€ a uma amiga dele? O pilantra do palhaço neonazi queixo-se dele? Francamente…. Estou quase a vomitar de tanto rir com este jornalismo para atrasados mentais! Mas o que me faz rir ainda mais é que há quem embarque nisto!

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …