“Tens a papinha toda feita”. Rui Rangel terá assinado quase 300 acórdãos escritos pela mulher

António Pedro Santos / Lusa

O ex-juíz desembargador Rui Rangel

O ex-juiz Rui Rangel, arguido na Operação Lex, terá assinado quase 300 acórdãos redigidos pela mulher, a juíza Fátima Galante. Uma das decisões permitiu a libertação de José Sócrates.

Os indícios surgem num acórdão ao qual a SIC teve acesso. O documento revela que, pelo menos entre 2008 e 2018, Rui Rangel disponibilizou a Fátima Galante, também arguida na Operação Lex, informação processual relativa a processos-crime que lhe eram distribuídos. Rui Rangel quebrou, assim, o sigilo profissional e até o segredo de justiça a que alguns casos estavam sujeitos.

O Correio da Manhã escreve também que a decisão que permitiu libertar o antigo primeiro-ministro José Sócrates na Operação Marquês foi escrita pela mulher do ex-juiz. A decisão já não é reversível, mas o mesmo poderá não acontecer noutros processos, em que os arguidos poderão pedir a revisão das decisões.



Tens a papinha toda feita”, lê-se numa troca de mensagens entre os dois apanhada na Operação Lex. “Acórdão corrigido para o caso de quereres fazer emendas”, lê-se ainda numa outra mensagem enviada por Fátima Galante.

Há ainda correspondência eletrónica em que o próprio Rui Rangel pede à sua mulher para lhe elaborar acórdãos: “Só falta um acórdão. Por favor manda com antecedência. Obrigado. Bjs [sic]”. Alguns dias mais tarde, a juíza da secção cível responde: “Aí vai outra vez. Foi este que eu ‘inventei’ as conclusões de um dos arguidos”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E são estes os juízes em portugal, portanto o que é que se pode esperar da justiça?
    Aquilo que temos ou seja não temos justiça alguma, apenas defensores da corrupção disfarçados de juízes!

  2. A justiça é uma GRANDE INJUSTIÇA. Se houvesse justiça na verdade da sua essência o JS não estava em liberdade a GOZAR com os LORPAS de todos os Portugueses. Continuava na prisão e certamente p processo estava finalizado. Assim não arrasta no tempo para ver se passa… VIGARISTAS. Vamos ver o que vai acontecer a esta GENTALHA.

  3. Não é caso único, em Coimbra a Juíza Maria Manuela Freitas Pereira, assinou as “atas de audiência” de um julgamento, sendo que não presidiu a nenhuma audiência do julgamento!!!

  4. A avaliação da justiça deve ser feita pelos portugueses e já está feita algum tempo, portanto será preciso violência para um qualquer governo fazer alguma coisa?
    Se calhar só quando houver uma desgraça é que se mexem, pode é já ser tarde!

  5. Estamos entregues à bicharada! políticos, gestores, clube de futebol, tudo isto funciona bem misturadinho e parece não haver volta a dar. Para se acreditar em justiça só com enorme esforço e voluntariedade de desistir dos seus próprios direitos de cidadão.

  6. Dizer que dessa forma andava a “aproveitar-se” (para não usar uma palavra inapropriada) da mulher não é ofensa não, porque, longe de mim, não quero ofender ninguém.

  7. Não entendo a qualidade profissional destes juízes, não devem saber que tudo é observado, nada está a salvo, nem o segredo de justiça.
    Nos processos judiciais é vulgar incluírem escutas e transcrições de correspondência, principalmente electrónica, será que os juízes nunca ouviram falar disso? Ou então será que se sentem imunes a essas práticas? Ou então são estúpidos?
    Sabermos a justiça entregue a pessoas e práticas como estas é que lhes dá uma enorme credibilidade e certeza de sentenças “justas”, seja qual for o significado de justo.
    Eu deixei de acreditar na justiça há muitos anos, já fui bem castigado indevidamente por estas gentes.

  8. Portugal, após abril,tornou-se num polvo de corrupção!ainda recentemente,a ex procuradora Joana Marques Vidal,disse numa entrevista que o estado é um antro de corrupção,um polvo,capturado por todos os lados,servindo e distribuindo interesses em que a justiça também se inclui!somos o país mais corrupto da Europa ocidental!um país de brincadeira!

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …