“Tens a papinha toda feita”. Rui Rangel terá assinado quase 300 acórdãos escritos pela mulher

António Pedro Santos / Lusa

O ex-juíz desembargador Rui Rangel

O ex-juiz Rui Rangel, arguido na Operação Lex, terá assinado quase 300 acórdãos redigidos pela mulher, a juíza Fátima Galante. Uma das decisões permitiu a libertação de José Sócrates.

Os indícios surgem num acórdão ao qual a SIC teve acesso. O documento revela que, pelo menos entre 2008 e 2018, Rui Rangel disponibilizou a Fátima Galante, também arguida na Operação Lex, informação processual relativa a processos-crime que lhe eram distribuídos. Rui Rangel quebrou, assim, o sigilo profissional e até o segredo de justiça a que alguns casos estavam sujeitos.

O Correio da Manhã escreve também que a decisão que permitiu libertar o antigo primeiro-ministro José Sócrates na Operação Marquês foi escrita pela mulher do ex-juiz. A decisão já não é reversível, mas o mesmo poderá não acontecer noutros processos, em que os arguidos poderão pedir a revisão das decisões.

Tens a papinha toda feita”, lê-se numa troca de mensagens entre os dois apanhada na Operação Lex. “Acórdão corrigido para o caso de quereres fazer emendas”, lê-se ainda numa outra mensagem enviada por Fátima Galante.

Há ainda correspondência eletrónica em que o próprio Rui Rangel pede à sua mulher para lhe elaborar acórdãos: “Só falta um acórdão. Por favor manda com antecedência. Obrigado. Bjs [sic]”. Alguns dias mais tarde, a juíza da secção cível responde: “Aí vai outra vez. Foi este que eu ‘inventei’ as conclusões de um dos arguidos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E são estes os juízes em portugal, portanto o que é que se pode esperar da justiça?
    Aquilo que temos ou seja não temos justiça alguma, apenas defensores da corrupção disfarçados de juízes!

  2. A justiça é uma GRANDE INJUSTIÇA. Se houvesse justiça na verdade da sua essência o JS não estava em liberdade a GOZAR com os LORPAS de todos os Portugueses. Continuava na prisão e certamente p processo estava finalizado. Assim não arrasta no tempo para ver se passa… VIGARISTAS. Vamos ver o que vai acontecer a esta GENTALHA.

  3. Não é caso único, em Coimbra a Juíza Maria Manuela Freitas Pereira, assinou as “atas de audiência” de um julgamento, sendo que não presidiu a nenhuma audiência do julgamento!!!

  4. A avaliação da justiça deve ser feita pelos portugueses e já está feita algum tempo, portanto será preciso violência para um qualquer governo fazer alguma coisa?
    Se calhar só quando houver uma desgraça é que se mexem, pode é já ser tarde!

  5. Estamos entregues à bicharada! políticos, gestores, clube de futebol, tudo isto funciona bem misturadinho e parece não haver volta a dar. Para se acreditar em justiça só com enorme esforço e voluntariedade de desistir dos seus próprios direitos de cidadão.

  6. Dizer que dessa forma andava a “aproveitar-se” (para não usar uma palavra inapropriada) da mulher não é ofensa não, porque, longe de mim, não quero ofender ninguém.

  7. Não entendo a qualidade profissional destes juízes, não devem saber que tudo é observado, nada está a salvo, nem o segredo de justiça.
    Nos processos judiciais é vulgar incluírem escutas e transcrições de correspondência, principalmente electrónica, será que os juízes nunca ouviram falar disso? Ou então será que se sentem imunes a essas práticas? Ou então são estúpidos?
    Sabermos a justiça entregue a pessoas e práticas como estas é que lhes dá uma enorme credibilidade e certeza de sentenças “justas”, seja qual for o significado de justo.
    Eu deixei de acreditar na justiça há muitos anos, já fui bem castigado indevidamente por estas gentes.

  8. Portugal, após abril,tornou-se num polvo de corrupção!ainda recentemente,a ex procuradora Joana Marques Vidal,disse numa entrevista que o estado é um antro de corrupção,um polvo,capturado por todos os lados,servindo e distribuindo interesses em que a justiça também se inclui!somos o país mais corrupto da Europa ocidental!um país de brincadeira!

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …