/

“Tens a papinha toda feita”. Rui Rangel terá assinado quase 300 acórdãos escritos pela mulher

10

António Pedro Santos / Lusa

O ex-juíz desembargador Rui Rangel

O ex-juiz Rui Rangel, arguido na Operação Lex, terá assinado quase 300 acórdãos redigidos pela mulher, a juíza Fátima Galante. Uma das decisões permitiu a libertação de José Sócrates.

Os indícios surgem num acórdão ao qual a SIC teve acesso. O documento revela que, pelo menos entre 2008 e 2018, Rui Rangel disponibilizou a Fátima Galante, também arguida na Operação Lex, informação processual relativa a processos-crime que lhe eram distribuídos. Rui Rangel quebrou, assim, o sigilo profissional e até o segredo de justiça a que alguns casos estavam sujeitos.

O Correio da Manhã escreve também que a decisão que permitiu libertar o antigo primeiro-ministro José Sócrates na Operação Marquês foi escrita pela mulher do ex-juiz. A decisão já não é reversível, mas o mesmo poderá não acontecer noutros processos, em que os arguidos poderão pedir a revisão das decisões.

Tens a papinha toda feita”, lê-se numa troca de mensagens entre os dois apanhada na Operação Lex. “Acórdão corrigido para o caso de quereres fazer emendas”, lê-se ainda numa outra mensagem enviada por Fátima Galante.

Há ainda correspondência eletrónica em que o próprio Rui Rangel pede à sua mulher para lhe elaborar acórdãos: “Só falta um acórdão. Por favor manda com antecedência. Obrigado. Bjs [sic]”. Alguns dias mais tarde, a juíza da secção cível responde: “Aí vai outra vez. Foi este que eu ‘inventei’ as conclusões de um dos arguidos”.

ZAP //

10 Comments

  1. E são estes os juízes em portugal, portanto o que é que se pode esperar da justiça?
    Aquilo que temos ou seja não temos justiça alguma, apenas defensores da corrupção disfarçados de juízes!

  2. A justiça é uma GRANDE INJUSTIÇA. Se houvesse justiça na verdade da sua essência o JS não estava em liberdade a GOZAR com os LORPAS de todos os Portugueses. Continuava na prisão e certamente p processo estava finalizado. Assim não arrasta no tempo para ver se passa… VIGARISTAS. Vamos ver o que vai acontecer a esta GENTALHA.

  3. Não é caso único, em Coimbra a Juíza Maria Manuela Freitas Pereira, assinou as “atas de audiência” de um julgamento, sendo que não presidiu a nenhuma audiência do julgamento!!!

  4. A avaliação da justiça deve ser feita pelos portugueses e já está feita algum tempo, portanto será preciso violência para um qualquer governo fazer alguma coisa?
    Se calhar só quando houver uma desgraça é que se mexem, pode é já ser tarde!

  5. Estamos entregues à bicharada! políticos, gestores, clube de futebol, tudo isto funciona bem misturadinho e parece não haver volta a dar. Para se acreditar em justiça só com enorme esforço e voluntariedade de desistir dos seus próprios direitos de cidadão.

  6. Dizer que dessa forma andava a “aproveitar-se” (para não usar uma palavra inapropriada) da mulher não é ofensa não, porque, longe de mim, não quero ofender ninguém.

  7. Não entendo a qualidade profissional destes juízes, não devem saber que tudo é observado, nada está a salvo, nem o segredo de justiça.
    Nos processos judiciais é vulgar incluírem escutas e transcrições de correspondência, principalmente electrónica, será que os juízes nunca ouviram falar disso? Ou então será que se sentem imunes a essas práticas? Ou então são estúpidos?
    Sabermos a justiça entregue a pessoas e práticas como estas é que lhes dá uma enorme credibilidade e certeza de sentenças “justas”, seja qual for o significado de justo.
    Eu deixei de acreditar na justiça há muitos anos, já fui bem castigado indevidamente por estas gentes.

  8. Portugal, após abril,tornou-se num polvo de corrupção!ainda recentemente,a ex procuradora Joana Marques Vidal,disse numa entrevista que o estado é um antro de corrupção,um polvo,capturado por todos os lados,servindo e distribuindo interesses em que a justiça também se inclui!somos o país mais corrupto da Europa ocidental!um país de brincadeira!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.