“Tens a papinha toda feita”. Rui Rangel terá assinado quase 300 acórdãos escritos pela mulher

António Pedro Santos / Lusa

O ex-juíz desembargador Rui Rangel

O ex-juiz Rui Rangel, arguido na Operação Lex, terá assinado quase 300 acórdãos redigidos pela mulher, a juíza Fátima Galante. Uma das decisões permitiu a libertação de José Sócrates.

Os indícios surgem num acórdão ao qual a SIC teve acesso. O documento revela que, pelo menos entre 2008 e 2018, Rui Rangel disponibilizou a Fátima Galante, também arguida na Operação Lex, informação processual relativa a processos-crime que lhe eram distribuídos. Rui Rangel quebrou, assim, o sigilo profissional e até o segredo de justiça a que alguns casos estavam sujeitos.

O Correio da Manhã escreve também que a decisão que permitiu libertar o antigo primeiro-ministro José Sócrates na Operação Marquês foi escrita pela mulher do ex-juiz. A decisão já não é reversível, mas o mesmo poderá não acontecer noutros processos, em que os arguidos poderão pedir a revisão das decisões.

Tens a papinha toda feita”, lê-se numa troca de mensagens entre os dois apanhada na Operação Lex. “Acórdão corrigido para o caso de quereres fazer emendas”, lê-se ainda numa outra mensagem enviada por Fátima Galante.

Há ainda correspondência eletrónica em que o próprio Rui Rangel pede à sua mulher para lhe elaborar acórdãos: “Só falta um acórdão. Por favor manda com antecedência. Obrigado. Bjs [sic]”. Alguns dias mais tarde, a juíza da secção cível responde: “Aí vai outra vez. Foi este que eu ‘inventei’ as conclusões de um dos arguidos”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E são estes os juízes em portugal, portanto o que é que se pode esperar da justiça?
    Aquilo que temos ou seja não temos justiça alguma, apenas defensores da corrupção disfarçados de juízes!

  2. A justiça é uma GRANDE INJUSTIÇA. Se houvesse justiça na verdade da sua essência o JS não estava em liberdade a GOZAR com os LORPAS de todos os Portugueses. Continuava na prisão e certamente p processo estava finalizado. Assim não arrasta no tempo para ver se passa… VIGARISTAS. Vamos ver o que vai acontecer a esta GENTALHA.

  3. Não é caso único, em Coimbra a Juíza Maria Manuela Freitas Pereira, assinou as “atas de audiência” de um julgamento, sendo que não presidiu a nenhuma audiência do julgamento!!!

  4. A avaliação da justiça deve ser feita pelos portugueses e já está feita algum tempo, portanto será preciso violência para um qualquer governo fazer alguma coisa?
    Se calhar só quando houver uma desgraça é que se mexem, pode é já ser tarde!

  5. Estamos entregues à bicharada! políticos, gestores, clube de futebol, tudo isto funciona bem misturadinho e parece não haver volta a dar. Para se acreditar em justiça só com enorme esforço e voluntariedade de desistir dos seus próprios direitos de cidadão.

  6. Dizer que dessa forma andava a “aproveitar-se” (para não usar uma palavra inapropriada) da mulher não é ofensa não, porque, longe de mim, não quero ofender ninguém.

  7. Não entendo a qualidade profissional destes juízes, não devem saber que tudo é observado, nada está a salvo, nem o segredo de justiça.
    Nos processos judiciais é vulgar incluírem escutas e transcrições de correspondência, principalmente electrónica, será que os juízes nunca ouviram falar disso? Ou então será que se sentem imunes a essas práticas? Ou então são estúpidos?
    Sabermos a justiça entregue a pessoas e práticas como estas é que lhes dá uma enorme credibilidade e certeza de sentenças “justas”, seja qual for o significado de justo.
    Eu deixei de acreditar na justiça há muitos anos, já fui bem castigado indevidamente por estas gentes.

  8. Portugal, após abril,tornou-se num polvo de corrupção!ainda recentemente,a ex procuradora Joana Marques Vidal,disse numa entrevista que o estado é um antro de corrupção,um polvo,capturado por todos os lados,servindo e distribuindo interesses em que a justiça também se inclui!somos o país mais corrupto da Europa ocidental!um país de brincadeira!

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …