O Rabo Voador (ou o maior avião do mundo) já fez o seu primeiro voo

Hybrid Air Vehicles

-

O Airlander 10, o maior avião do mundo e também conhecido por Rabo Voador, fez o seu voo de estreia na passada quarta-feira.

O voo inaugural do Airlander 10 deveria ter acontecido no último domingo mas, devido a alguns problemas técnicos, teve de ser adiado para esta quarta-feira.

Os adeptos de aviões puderam então assistir à descolagem do maior avião do mundo, também apelidado de Rabo Voador, no aeroporto de Cardington, próximo da cidade de Londres.

A estreia aconteceu exatamente no mesmo local em que, durante e depois da I Guerra Mundial, este tipo de aeronave era construída. O voo durou cerca de uma hora.

Este veículo voador, de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura, é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.

A aeronave começou por ser um projeto do exército norte-americano, que gastou 300 milhões de dólares, mas que depois acabou por desistir desta ideia.

Felizmente, a empresa britânica envolvida, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento mas também apoiada pelo Governo inglês.

Segundo o fabricante, este Rabo Voador, que se enche com gás hélio, pode voar até 4.900 metros de altitude e desenvolver 148 km/h.

Para já, é capaz de levantar dez toneladas de carga ou pessoas, gastando menos combustível do que as aeronaves convencionais.

Orçado em mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que significa que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.

Até 2020, a Hybrid Air Vehicles tem planos para construir um Airlander ainda maior, capaz de carregar 50 toneladas.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …

ADSE: Hospitais privados faturaram 21 milhões a mais em 2017 e 2018

A ADSE fechou o ano passado com mais dinheiro em caixa do que no ano anterior, contrariando a tendência de queda registada nos últimos três anos, revela o Relatório de Atividades do instituto que gere …

Pré-reforma travada por serviços do Estado

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo. Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer …

Acordo com SIRESP estava por horas. Já passaram quase 2 semanas

Há duas semanas, António Costa disse que o acordo com o SIRESP estava por horas. A proposta de pré-acordo que chegou há mais de uma semana ao Ministério das Finanças ainda não obteve resposta por …