O Rabo Voador, o maior avião do mundo, faz voo de estreia em Março

O Airlander 10, o maior avião do mundo, está a receber os últimos retoques para fazer a sua viagem de estreia já neste mês de Março.

Baptizado de “Rabo Voador”, pela forma como se assemelha a um rabo curvilíneo de mulher, este veículo voador de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.

Depois de ter começado por ser um projecto do exército dos EUA, que gastou 300 milhões de dólares para criar uma espécie de centro de espionagem flutuante, foi descontinuado, em 2012.

Mas a empresa britânica envolvida no projecto, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento com vista a realizar viagens de negócios e de lazer.

Sendo maior do que qualquer outro avião a operar no mundo neste momento, o Airlander 10 não tem uma estrutura rígida como os aviões tradicionais, enchendo-se com gás hélio.

Orçado em 80 milhões de libras, mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que quer dizer que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.

Também pode permanecer no ar durante duas semanas seguidas, deslocando-se a uma velocidade de mais de 144 km/hora e a 6.100 metros de altitude com cargas de 10 toneladas, movido por quatro motores diesel.

Em Outubro passado, já levantou voo no hangar onde está a ser construído, em Cardington, Bedfordshire, no Reino Unido, depois de ter sido enchido com uma quantidade de hélio que encheria 15 piscinas olímpicas.

Hybrid Air Vehicles

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Mas o primeiro voo a sério, ao ar livre, só vai acontecer em Março, em data ainda a definir.

Os engenheiros da Hybrid Air Vehicles estão a proceder aos retoques finais, nomeadamente a apetrechar o Airlander 10 com duas barbatanas gigantes com 9 por 11 metros de diâmetro.

Se este primeiro voo de teste correr bem, a empresa começará a produzir o primeiro modelo daquele que já é definido como o avião do futuro, nomeadamente pela sua natureza amiga do ambiente.

“Produzimos menos ruído, menos poluição, temos uma pegada de carbono inferior à dos aviões convencionais e temos mais resistência e melhor capacidade de transporte de carga do que qualquer outro veículo voador”, garante a Hybrid Air Vehicles a propósito do seu projecto megalómano.

A empresa ainda destaca que o veículo é feito com “os mais recentes materiais, que são tanto fortes como leves”.

Para já, o Airlander 10 está a causar sensação essencialmente como “Rabo Voador” nas redes sociais, fruto das suas curvas que alguns comparam às da vedeta norte-americana Kim Kardashian

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …