O Rabo Voador, o maior avião do mundo, faz voo de estreia em Março

O Airlander 10, o maior avião do mundo, está a receber os últimos retoques para fazer a sua viagem de estreia já neste mês de Março.

Baptizado de “Rabo Voador”, pela forma como se assemelha a um rabo curvilíneo de mulher, este veículo voador de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.

Depois de ter começado por ser um projecto do exército dos EUA, que gastou 300 milhões de dólares para criar uma espécie de centro de espionagem flutuante, foi descontinuado, em 2012.

Mas a empresa britânica envolvida no projecto, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento com vista a realizar viagens de negócios e de lazer.

Sendo maior do que qualquer outro avião a operar no mundo neste momento, o Airlander 10 não tem uma estrutura rígida como os aviões tradicionais, enchendo-se com gás hélio.

Orçado em 80 milhões de libras, mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que quer dizer que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.

Também pode permanecer no ar durante duas semanas seguidas, deslocando-se a uma velocidade de mais de 144 km/hora e a 6.100 metros de altitude com cargas de 10 toneladas, movido por quatro motores diesel.

Em Outubro passado, já levantou voo no hangar onde está a ser construído, em Cardington, Bedfordshire, no Reino Unido, depois de ter sido enchido com uma quantidade de hélio que encheria 15 piscinas olímpicas.

Hybrid Air Vehicles

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Mas o primeiro voo a sério, ao ar livre, só vai acontecer em Março, em data ainda a definir.

Os engenheiros da Hybrid Air Vehicles estão a proceder aos retoques finais, nomeadamente a apetrechar o Airlander 10 com duas barbatanas gigantes com 9 por 11 metros de diâmetro.

Se este primeiro voo de teste correr bem, a empresa começará a produzir o primeiro modelo daquele que já é definido como o avião do futuro, nomeadamente pela sua natureza amiga do ambiente.

“Produzimos menos ruído, menos poluição, temos uma pegada de carbono inferior à dos aviões convencionais e temos mais resistência e melhor capacidade de transporte de carga do que qualquer outro veículo voador”, garante a Hybrid Air Vehicles a propósito do seu projecto megalómano.

A empresa ainda destaca que o veículo é feito com “os mais recentes materiais, que são tanto fortes como leves”.

Para já, o Airlander 10 está a causar sensação essencialmente como “Rabo Voador” nas redes sociais, fruto das suas curvas que alguns comparam às da vedeta norte-americana Kim Kardashian

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …