O Rabo Voador, o maior avião do mundo, faz voo de estreia em Março

O Airlander 10, o maior avião do mundo, está a receber os últimos retoques para fazer a sua viagem de estreia já neste mês de Março.

Baptizado de “Rabo Voador”, pela forma como se assemelha a um rabo curvilíneo de mulher, este veículo voador de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.

Depois de ter começado por ser um projecto do exército dos EUA, que gastou 300 milhões de dólares para criar uma espécie de centro de espionagem flutuante, foi descontinuado, em 2012.

Mas a empresa britânica envolvida no projecto, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento com vista a realizar viagens de negócios e de lazer.

Sendo maior do que qualquer outro avião a operar no mundo neste momento, o Airlander 10 não tem uma estrutura rígida como os aviões tradicionais, enchendo-se com gás hélio.

Orçado em 80 milhões de libras, mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que quer dizer que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.

Também pode permanecer no ar durante duas semanas seguidas, deslocando-se a uma velocidade de mais de 144 km/hora e a 6.100 metros de altitude com cargas de 10 toneladas, movido por quatro motores diesel.

Em Outubro passado, já levantou voo no hangar onde está a ser construído, em Cardington, Bedfordshire, no Reino Unido, depois de ter sido enchido com uma quantidade de hélio que encheria 15 piscinas olímpicas.

Hybrid Air Vehicles

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Mas o primeiro voo a sério, ao ar livre, só vai acontecer em Março, em data ainda a definir.

Os engenheiros da Hybrid Air Vehicles estão a proceder aos retoques finais, nomeadamente a apetrechar o Airlander 10 com duas barbatanas gigantes com 9 por 11 metros de diâmetro.

Se este primeiro voo de teste correr bem, a empresa começará a produzir o primeiro modelo daquele que já é definido como o avião do futuro, nomeadamente pela sua natureza amiga do ambiente.

“Produzimos menos ruído, menos poluição, temos uma pegada de carbono inferior à dos aviões convencionais e temos mais resistência e melhor capacidade de transporte de carga do que qualquer outro veículo voador”, garante a Hybrid Air Vehicles a propósito do seu projecto megalómano.

A empresa ainda destaca que o veículo é feito com “os mais recentes materiais, que são tanto fortes como leves”.

Para já, o Airlander 10 está a causar sensação essencialmente como “Rabo Voador” nas redes sociais, fruto das suas curvas que alguns comparam às da vedeta norte-americana Kim Kardashian

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …