O Airlander 10, o maior avião do mundo, está a receber os últimos retoques para fazer a sua viagem de estreia já neste mês de Março.
Baptizado de “Rabo Voador”, pela forma como se assemelha a um rabo curvilíneo de mulher, este veículo voador de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.
Depois de ter começado por ser um projecto do exército dos EUA, que gastou 300 milhões de dólares para criar uma espécie de centro de espionagem flutuante, foi descontinuado, em 2012.
Mas a empresa britânica envolvida no projecto, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento com vista a realizar viagens de negócios e de lazer.
Sendo maior do que qualquer outro avião a operar no mundo neste momento, o Airlander 10 não tem uma estrutura rígida como os aviões tradicionais, enchendo-se com gás hélio.
Orçado em 80 milhões de libras, mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que quer dizer que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.
Também pode permanecer no ar durante duas semanas seguidas, deslocando-se a uma velocidade de mais de 144 km/hora e a 6.100 metros de altitude com cargas de 10 toneladas, movido por quatro motores diesel.
Em Outubro passado, já levantou voo no hangar onde está a ser construído, em Cardington, Bedfordshire, no Reino Unido, depois de ter sido enchido com uma quantidade de hélio que encheria 15 piscinas olímpicas.
Mas o primeiro voo a sério, ao ar livre, só vai acontecer em Março, em data ainda a definir.
Os engenheiros da Hybrid Air Vehicles estão a proceder aos retoques finais, nomeadamente a apetrechar o Airlander 10 com duas barbatanas gigantes com 9 por 11 metros de diâmetro.
Se este primeiro voo de teste correr bem, a empresa começará a produzir o primeiro modelo daquele que já é definido como o avião do futuro, nomeadamente pela sua natureza amiga do ambiente.
“Produzimos menos ruído, menos poluição, temos uma pegada de carbono inferior à dos aviões convencionais e temos mais resistência e melhor capacidade de transporte de carga do que qualquer outro veículo voador”, garante a Hybrid Air Vehicles a propósito do seu projecto megalómano.
A empresa ainda destaca que o veículo é feito com “os mais recentes materiais, que são tanto fortes como leves”.
Para já, o Airlander 10 está a causar sensação essencialmente como “Rabo Voador” nas redes sociais, fruto das suas curvas que alguns comparam às da vedeta norte-americana Kim Kardashian…
SV, ZAP