O Rabo Voador, o maior avião do mundo, faz voo de estreia em Março

O Airlander 10, o maior avião do mundo, está a receber os últimos retoques para fazer a sua viagem de estreia já neste mês de Março.

Baptizado de “Rabo Voador”, pela forma como se assemelha a um rabo curvilíneo de mulher, este veículo voador de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.

Depois de ter começado por ser um projecto do exército dos EUA, que gastou 300 milhões de dólares para criar uma espécie de centro de espionagem flutuante, foi descontinuado, em 2012.

Mas a empresa britânica envolvida no projecto, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento com vista a realizar viagens de negócios e de lazer.

Sendo maior do que qualquer outro avião a operar no mundo neste momento, o Airlander 10 não tem uma estrutura rígida como os aviões tradicionais, enchendo-se com gás hélio.

Orçado em 80 milhões de libras, mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que quer dizer que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.

Também pode permanecer no ar durante duas semanas seguidas, deslocando-se a uma velocidade de mais de 144 km/hora e a 6.100 metros de altitude com cargas de 10 toneladas, movido por quatro motores diesel.

Em Outubro passado, já levantou voo no hangar onde está a ser construído, em Cardington, Bedfordshire, no Reino Unido, depois de ter sido enchido com uma quantidade de hélio que encheria 15 piscinas olímpicas.

Hybrid Air Vehicles

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Engenheiros colocam barbatana gigante no Airlander 10.

Mas o primeiro voo a sério, ao ar livre, só vai acontecer em Março, em data ainda a definir.

Os engenheiros da Hybrid Air Vehicles estão a proceder aos retoques finais, nomeadamente a apetrechar o Airlander 10 com duas barbatanas gigantes com 9 por 11 metros de diâmetro.

Se este primeiro voo de teste correr bem, a empresa começará a produzir o primeiro modelo daquele que já é definido como o avião do futuro, nomeadamente pela sua natureza amiga do ambiente.

“Produzimos menos ruído, menos poluição, temos uma pegada de carbono inferior à dos aviões convencionais e temos mais resistência e melhor capacidade de transporte de carga do que qualquer outro veículo voador”, garante a Hybrid Air Vehicles a propósito do seu projecto megalómano.

A empresa ainda destaca que o veículo é feito com “os mais recentes materiais, que são tanto fortes como leves”.

Para já, o Airlander 10 está a causar sensação essencialmente como “Rabo Voador” nas redes sociais, fruto das suas curvas que alguns comparam às da vedeta norte-americana Kim Kardashian

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …