Autoridades de Málaga desenham quadriculado na praia para garantir distanciamento

Tenencia de Alcaldía de Torre del Mar / Facebook

A câmara municipal de Vélez-Málaga está a desenhar quadrados no areal como medida de distanciamento social a aplicar aquando do regresso às praias.

A câmara municipal de Vélez-Málaga, no sul de Espanha, está a criar medidas de segurança para o regresso às praias. O município costeiro decidiu percorrer as praias da região com um trator equipado com um rolo compressor adaptado que cria quadrados com cerca de 2,5 metros de lado no areal.

De acordo com a autarquia, trata-se de um “mecanismo inovador que servirá para delimitar os espaços dos utilizadores no litoral” de modo a que as praias sejam adaptadas “à nova situação criada pela crise sanitária da covid-19”. Segundo o Observador, o equipamento foi comprado propositadamente para este efeito.

“Nos últimos dias, ouvimos por parte das administrações algumas propostas, sendo que a Junta de Andaluzia falava de umas quadrículas, ainda que sem especificar como, que serviriam para delimitar o espaço dos utilizadores nas praias. Pois bem, esta nova maquinaria, que há um ano gravava na nossa areia essa certificação tão importante e exigente, o ‘Q’ de qualidade, servirá agora para levar a cabo essa divisão das nossas praias e espaços de dois metros e meio ao longo dos 22 quilómetros do litoral de Vélez-Málaga”, disse Jesús Pérez Atencia, responsável autárquico pela gestão das praias.

Este ano, perante a pandemia, a autarquia pediu à empresa responsável pelo equipamento que produzisse um novo rolo compressor que, em vez do “Q”, tivesse um perímetro de 2,5 metros e marcasse uma divisão.

 

✅ Playas pone en marcha un mecanismo innovador para delimitar los espacios en las playas de Vélez-Málaga.▫️La concejalía de Playas del Ayuntamiento de Vélez-Málaga ha presentado en la mañana de este jueves un mecanismo innovador que servirá para delimitar los espacios de los usuarios en el litoral y adaptar así la nueva situación creada por la crisis sanitaria del COVID-19.▫️De este modo, el concejal de Playas del Ayuntamiento de Vélez-Málaga, Jesús Pérez Atencia, ha explicado que “Playas ha adquirido una nueva maquinaria de trabajo que formará parte del conjunto de medidas que nuestra delegación va a tomar de cara a esta alerta sanitaria en la que nos encontramos”.▫️El edil ha informado que “en los últimos días hemos oído por parte de las administraciones algunas propuestas, siendo la Junta de Andalucía la que hablaba de unas cuadrículas, aunque sin especificar cómo, que servirían para delimitar el espacio de los usuarios de las playas. Pues bien, esta nueva maquinaria que hace un año grababa en nuestra arena esa certificación tan importante y exigente, la ‘Q’ de Calidad’, servirá ahora para llevar a cabo esa división de nuestras playas en espacios de unos dos metros y medios en el entorno de los 22 kilómetros del litoral de Vélez-Málaga”. ▫️Pérez Atencia ha agradecido “a la empresa, que de manera rápida y eficaz ha puesto una idea en acción. En concreto ha cambiado el sello de la ‘Q’ para incorporar esos espacios de cuadrícula que nos van a servir sobre todo en las playas más urbanas y masificadas donde sí pueda entrar el tractor a delimitarlas para que nuestros bañistas acudan seguros a nuestras playas”. ▫️El edil de Playas ha remarcado que “vamos a tomar muchas más medidas. No vamos a escatimar en medidas de seguridad para que todas las personas que acudan a nuestras playas lo hagan en un entorno seguro. El servicio de socorrismo va a contar no solo con las personas que van a estar pendientes de nuestros bañistas, sino también con la información e higiene necesaria para que nuestras playas estén libres de COVID-19”.

Publicado por Tenencia de Alcaldía de Torre del Mar em Quinta-feira, 30 de abril de 2020

O objetivo é que uma família, com um número de pessoas ainda não definido, possa ficar num quadrado, sendo que os quadrados adjacentes terão de ficar livres.

Em Portugal, as praias vão ter lotação máxima de banhistas, calculada em função da área de cada praia, não sendo permitido o acesso às praias não vigiadas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se estiver nortada, será melhor não ficar a sul do vizinho. Ficar sempre a favor do vento. O melhor é levar o para-vento e a máscara e tubo de mergulho. Barbatanas para não pisar os coronavírus e um protetor solar com álcool. Mas que grande embrulhada!

RESPONDER

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …