PSD recusa negociar com Costa e Silva (só “se vier a ser ministro”)

Rodrigo Antunes /Lusa

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros.

O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão do primeiro-ministro de fazer um plano a longo prazo para a economia, mas diz que o partido não tem “rigorosamente nada a ver” com quem António Costa “encomenda” para fazer o trabalho.

“Se nas reuniões com o Governo o engenheiro Costa e Silva estiver também, não tenho nada contra”, disse Rio, admitindo, porém, que o PSD só aceitará negociar com ministros. Esta garantia contraria a declaração de Isabel Meireles, que disse, no sábado, que o PSD enquanto “oposição responsável e colaborante” estaria disponível para “colaborar com quem o primeiro-ministro aceitar”.

Para o líder social-democrata, que visitou o Colégio Nossa Senhora da Esperança, no Porto, não há qualquer problema se o gestor da Partex se sentar à mesa das negociações, mas terão que ser os governantes a gerir a discussão.

“Isso nós não iríamos aceitar, agora ele pode estar presentes nas reuniões. Não tenha nada contra. Se vier a ser ministro, sim, mas parece-me que não vai ser ministro do quanto eu percebi das declarações da pessoa”, afirmou o líder do maior partido da oposição, citado pelo Expresso.

Esta semana, o PSD vai apresentar as ideias do partido relativamente à recuperação económica, assentes na atividade e investimento privados. Sobre a hipótese de o plano do Governo optar por mais Estado na Economia, Rio disse ficar “admirado” com essa possibilidade, alegando que o que o país precisa “é menos Estado no nosso dia a dia”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ó Rio vai-te embora que já não vais cedo! O PS quase com maioria absoluta e tu continuas a ver passar navios. Tanta coisa que este governo tem feito mal e tu calado, cúmplice de todos os disparates dos avantes, das máscaras, dos negócios das agências de viagens a vender máscaras, dos milhões em ajustes diretos, do governo que não queria o estado de emergência…

  2. Rui Rio não seja mais papista que o papa, desde quando é que um conselheiro é negociador, sendo assim o P.R. não tem conselheiros tem negociadores, ou mesmo os seus conselheiros são para lhe dar conselhos ou para negociar? Por gente como o senhor é que cada vez há mais abstenção porque as pessoas nem acreditam nos políticos nem confiam, não vai ser assim que o PPD vai subir na votação só quem vota no PPD assim como nos restantes partidos vai ser os militantes e os simpatizantes e mesmo estes últimos muito vão é abster-se. vá lamber sabão.

RESPONDER

O dilema de Costa nas negociações: de um lado a esquerda que quer "destroikar", do outro Centeno que deixa avisos

António Costa vai dar início às negociações sobre o Orçamento do Estado em julho, mas está numa encruzilhada: se, de um lado, tem a esquerda a pressioná-lo com o dossiê do Código do Trabalho; do …

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …