PSD não cede “um milímetro” de espaço ao PAN

Manuel de Almeida / Lusa

Os trabalhos estão prestes a arrancar no Parlamento, mas ainda se discutem lugares no hemiciclo. Depois de o CDS, agora é o PSD a rejeitar ceder ao PAN parte do espaço que tem ocupado nos gabinetes da direção parlamentar.

O PAN tem ocupado um espaço mais longe do hemiciclo, perto da Sala do Senado mas pela distribuição agora definida passaria a ocupar uma sala no corredor do PSD.

De acordo com a súmula da conferência de líderes, o deputado André Silva lembrou, de acordo com a TSF, que tendo em conta que os trabalhos começam esta sexta-feira “seria importante deixar resolvida a questão da distribuição dos espaços de trabalho”.

Porém, o PSD não aceita ceder “um milímetro” do espaço que agora ocupa. Fernando Negrão referiu na reunião que houve uma “má interpretação da posição do seu grupo parlamentar” sobre a decisão do Grupo de Trabalho que reorganizou o espaço dos gabinetes e que os social-democratas “não poderiam ceder no seu espaço qualquer milímetro suplementar ao futuro grupo parlamentar do do PAN”.

O PSD entende que “há outros grupos parlamentares com perdas maiores, devendo ser esses acederem espaço a quem o necessitar, e não o PSD”.

Já o deputado socialista Pedro Delgado Alves referiu que estão em causa os mesmos 230 deputados, mas numa diferente configuração, com mais deputados únicos. Segundo o mesmo deputado, o Secretário-Geral encontrou uma solução, que “estará disponível dentro de um mês e meio, mal estejam concluídas as obras“.

Todos os outros partidos concordaram com a proposta do Grupo de Trabalho consideraram “equilibrada”. Telmo Correia do CDS referiu que “quem reduz o número de Deputados, deve ceder espaço e não propriamente abandonar os seus espaços tradicionais no Palácio de São Bento”. O CDS viu reduzida a sua representação de 19 para cinco deputados nestas eleições legislativas.

O PSD tentou que fosse marcada nova reunião do Grupo de Trabalho “para dirimir o problema” e disse não perceber o motivo de todos os partidos “empurrarem o PAN para o espaço do PSD”. Porém, o Presidente Ferro Rodrigues apelou à compreensão de todos para ter de se avançar aceitando o decidido por maioria.

A distribuição dos lugares no Parlamento tem sido alvo de críticas de várias frentes. O CDS disse não querer o líder do Chega no meio dos seus deputados. A solução poderia mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. Ventura reagiu a esta proposta, comentando ser “ridículo”. “Acho ridículo que seja feitas obras, portas ou não. Gastar-se dinheiro só porque os deputados do CDS não se querem levantar para dar passagem. Isto é querer humilhar o Chega uma vez mais”, acrescentou o deputado.

Por outro lado, Ferro Rodrigues disse aos líderes parlamentares que o Secretário-Geral informou que “o Palácio de São Bento é um edifício classificado e, nessa medida, qualquer intervenção no mesmo está sujeita a parecer prévio da Direção-Geral do Património Cultural, não podendo ser feita a obra suscitada nas bancadas sem parecer favorável.”

André Ventura, do Chega, vai sentar-se o mais à direita possível do hemiciclo, na segunda fila, isto porque os deputados únicos não têm assento na primeira fila. O mesmo acontece com Joacine Katar Moreira, do Livre, que se sentará na segunda fila, entre o PCP e o PS, e com João Cotrim Figueiredo, do Iniciativa Liberal, que se vai senta na segunda fila, ao lado do PSD e do CDS.

O Partido Ecologista Os Verdes consegue chegar à primeira fila, estatuto só atribuído aos grupos parlamentares. Na primeira fila entra também o PAN (dois deputados na primeira e dois na segunda), mantendo a posição que teve na legislatura anterior, entre o PS e o PSD.

Já o Bloco de Esquerda mantém os seus 19 lugares o mais à esquerda possível, seguindo-se o PCP. Ao lado dos comunistas aparece o PEV. Imediatamente atrás do deputado d’Os Verdes, aparece o Livre, que fica entre os comunistas e os socialistas – e longe do Bloco de Esquerda.

Seguem-se os deputados do PS, depois os quatro do PAN, e depois o PSD. Imediatamente ao lado do PSD, na segunda fila, aparece o deputado do Iniciativa Liberal. Seguem-se os cinco deputados do CDS, no lado direito do hemiciclo, e à sua direita há agora um deputado: André Ventura, do Chega.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. São muito piores que as crianças na creche!
    Um bando de palhaços a estoirar dinheiro aos portugues!
    Os partidos mais conhecidos a darem um excelente exemplo de democracia!!!

    • Tirou-me as palavras da boca !………. Estamos entregues a putos e suas birras !…por este andar talvez futuramente acabe a zaragata, ou pior a porrada !…O Espectáculo ainda só agora começou !

  2. Os partidos do regime estão a portar-se como se fossem os proprietários da A.R. “esquecem-se” que a A.R. é de todos nós portugueses contribuintes, a A.R. é para ser ocupada por todos os partidos que tenham deputados eleitos gostemos desses partidos ou não, foram eleitos têm o direito igual de ter espaço com o tem os partidos do regime PPD,PS,CDS,PCP ou BE, e dizem estes deputados do regime que são democratas nem quero imaginar se não fossem democratas.

  3. O problema é ainda mais grave, porque os partidos, ao perderem deputados e ao não ceder espaço deixado vago pela perda de mandatos, já estão a originar mal estar interno nas Divisões dos vários serviços inerentes ao necessário e bom funcionamento do Parlamento, deslocando-os para longe do contato direto com os próprios deputados, sem que ninguém faça algo para evitar tal tomada de atitude. É um total deixa andar e por este “andar” e com o finca pé partidário, as Divisões irão todas sair do Parlamento, para dar apoio aos deputados fora da Assembleia da República. O lema “se não os consegues vencer junta-te a eles”, não pode nem deve de ser aqui utilizado

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …