André Ventura pode vir a ter uma porta só para ele no Parlamento

A distribuição de lugares no Parlamento pelos partidos eleitos nas legislativas de 6 de Outubro continua a gerar desconforto, nomeadamente no CDS-PP que não quer André Ventura no meio dos seus deputados. A solução pode passar por abrir uma porta especial para o deputado do Chega.

Na última Conferência de Líderes no Parlamento, ficou, mais uma vez, patente a divergência entre os partidos com assento na Assembleia da República quanto à distribuição de lugares. A entrada de Chega, Iniciativa Liberal e Livre no Parlamento veio complicar a gestão dos lugares.

Assim, o CDS está desagradado com a ideia de ter André Ventura, o deputado eleito pelo Chega, no meio dos seus deputados, como ficou vincado na Conferência de Líderes, segundo os dados a que o Jornal de Notícias (JN) teve acesso.

Deste modo, o deputado Telmo Correia sugeriu que Ventura se sentasse na terceira fila, mas lembrando que, ainda assim, o deputado do Chega teria que pedir passagem aos parlamentares do CDS, dada a existência de um corrimão.

“A solução pode passar pela abertura de uma porta para André Ventura“, constata o JN, frisando que foi o Partido Os Verdes, com o apoio do PCP, que avançou esta ideia.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, não negou a possibilidade de abrir esta porta especial para Ventura, mas salientou que essa obra, a avançar, nunca ficará pronta a tempo da abertura dos trabalhos parlamentares.

Assim, CDS e Ventura terão que chegar a algum consenso quanto aos assentos no Parlamento.

Também o Iniciativa Liberal está desagradado com o lugar que lhe foi atribuído, pretendendo ficar o mais ao centro possível, entre o PS e o PSD.

Já comunistas e socialistas chegaram a um entendimento para a troca de “cadeiras” de alguns deputados, para evitar “uma espécie de “enclave” do PS” na bancada do PCP, como aponta o JN.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Yony González reforça Benfica já em janeiro

O extremo colombiano Yony González, de 25 anos, vai reforçar o plantel do Benfica já em janeiro, avança o desportivo Record esta terça-feira. De acordo com o diário, que dá conta da existência de um …

Filho de Trump lança um livro contra a esquerda e é vaiado pela extrema-direita

Donald Trump Jr., o filho mais velho do atual Presidente norte-americano, é conhecido pela agressividade com que ataca os adversários políticos do pai, e a esquerda em geral. Mas desta vez a principal oposição não …

Rui Rio considera que “silenciar” deputados únicos contraria valores da democracia

Recorrendo ao Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu esta terça-feira um “estatuto diferente” para os deputados únicos em relação aos grupos parlamentares, mas manifestou-se contra “silenciar completamente a sua voz”. No dia em que …

Ataque com químico corrosivo em infantário chinês deixa 54 feridos

Um total de 51 crianças e três educadores ficaram feridos, entre os quais dois em estado grave, após um ataque com soda cáustica num infantário em Kaiyuan, no sul da China, informaram hoje as autoridades. Um …

PSP alerta para o aumento do número de burlas com o MB WAY

A PSP alertou, esta segunda-feira, para o facto de as burlas relacionadas com a aplicação de pagamentos MB WAY estarem a aumentar. De acordo com a publicação feita na sua página oficial do Facebook, a Polícia …

Rui Moreira admite fazer projetos "de renda acessível" no Porto. Mas Estado tem que financiar 50%

O presidente da Câmara do Porto admitiu na segunda-feira que se o Estado comparticipar com 50% o fundo de investimento para habitação social e renda acessível, a autarquia fará "todos os projetos públicos de renda …

Lalanda e Castro terá "lavado" 70 milhões de euros em sete anos

Paulo Lalanda e Castro, o principal arguido do caso Máfia do Sangue e ex-administrador em Portugal da farmacêutica Octapharma, continua a ser investigado pelas autoridades por suspeitas de fraude fiscal. Segundo avançou o Correio da Manhã, …

Embrulhos com cocaína dão à costa desde outubro no sudoeste de França

Desde outubro, dezenas de embrulhos com cocaína têm dado à costa nas praias do oeste de França, tendo já sido recuperados pelo menos 760 quilogramas desde a região de Saint-Nazaire ao País Basco. Apesar das fortes …

Há uma nova doença a atacar os castanheiros em Portugal

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alertou esta terça-feira para a podridão da castanha, uma “nova doença” que está a atacar os castanheiros e que atingiu “especial evidência” este ano em …

Descoberta a causa das 39 mortes após uso de cigarros eletrónicos nos EUA

O acetato de vitamina E foi identificado como a causa provável das 39 mortes devido à utilização de cigarros eletrónicos nos EUA, na passada sexta-feira. O uso deste substituto do tabaco também já fez mais de …