PSD vai votar a favor da moção de censura ao Governo

Rui Farinha / Lusa

O PSD vai votar a favor da moção de censura apresentada pelo CDS. O anúncio foi feito esta segunda-feira, na Rádio Renascença, por David Justino, vice-presidente do partido.

“Não tem muito sentido nós estarmos, por um lado, a dizer que estamos contra o Governo, por outro, estarmos a fazer oposição e, por outro lado, não secundar a posição do CDS. Muito provavelmente a posição de que vamos tomar – se nada mudar – é precisamente de votar a favor da moção do CDS”, revelou o vice-presidente do PSD, pondo um ponto final na especulação dos últimos dias.

Ainda esta segunda-feira, o grupo parlamentar social-democrata irá emitir uma nota para esclarecer as razões do voto.

A moção de censura ao Governo, anunciada na sexta-feira pela líder do CDS, Assunção Cristas, vai ser discutida no parlamento na quarta-feira. A marcação da data, que obrigou ao reagendamento dos trabalhos da próxima semana na Assembleia da República, foi acordada pelos grupos parlamentares.

A presidente do CDS-PP justificou a moção de censura com “o esgotamento” do Governo, “incapaz de encontrar soluções” para o país e de só estar a pensar “nas próximas eleições”.

Durante o fim de semana, a primeira reação do PSD deixou tudo em aberto em relação ao voto dos sociais-democratas no Parlamento. Ao contrário dos restantes líderes parlamentares, Fernando Negrão preferiu responder aos jornalistas por escrito.

Sem concretizar qual seria o sentido de voto, o social-democrata assegurou apenas que o partido “participará no debate e continuará a denunciar a má governação de que o país e os portugueses têm sido vítimas”.

Existem muitos motivos para criticar o governo. Os que fora anunciados e muitos outros. Este governo está a desfazer os serviços públicos, pondo em causa a coesão social. Embora a meses de eleições, o PSD participará no debate e continuará a denunciar a má governação de que o país e os portugueses têm sido vítimas”, sublinhou o líder parlamentar social-democrata.

O PS, o PCP e o Bloco de Esquerda estão unidos contra a moção de censura do CDS. Para ser aprovada, o que implica a queda do Governo, a moção tem que obter 116 votos. O PS e os outros partidos de esquerda (PCP, BE e PEV) têm maioria na Assembleia da República.

Esta será a segunda moção de censura ao Governo minoritário do PS, chefiado por António Costa, ambas apresentadas pelo CDS-PP, e será a 30.ª em 45 anos de democracia, após o 25 de Abril de 1974.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto foram governo, fizeram trampa até dizer chega, agora andam armados em virgens ofendidas e a brincar aos políticos e às políticas… Cambada de incompetentes… PPD/CDS, UNAM-SE de uma vez por todas, num único partido, porque fazem parte da mesma ideologia ultra-neo-liberal fascista!

    • Ó Camargo. Deve andar a falhar a medicação. Pelo seu raciocínio quem terá governado bem deve ter sido o 44. Já lhe tomámos a raça.

      • Não… Quem (se) governou bem foi o Cherne!.. Isso sim, grande Primeiro Ministro com sentido de estado! Mas também… O que é que se pode esperar de um oportunista nato que começou como Maoista, termina no PSD e abandona o pais para ir fazer lobbying para a Comissão Europeia, para se tornar CEO na Goldman Sachs?

        Não é à toa que o Socas quando o abraçou, lhe disse “porreiro, pá”. São bem farinha do mesmo saco!

  2. O CDS por vezes até tem umas boas ideias, mas só é pena que a bancada do PS não esteja atenta, porque seria uma excelente oportunidade do PS poder ganhar as eleições com maioria absoluta e sacudir as pulgas do Governo. O país só está como está por culpa da oposição ser nula (PSD) e ter de carregar com as exigências sindicais do PCP e as mil e uma regalias do BE. Infelizmente o PS com a cegueira do Poder vai lamentar esta oportunidade de fazer história e vai dar tempo para a Direita se reorganizar, e os mesmos de sempre é que vão sofrer.

  3. Eu acho que isto vai fortalecer a Geringonça. PSD não percebe que juntando-se ao CDS nesta moção morta à nascença, só vai fortalecer a coesão à esquerda? Em vez de meter a Cristas e o seu partido de direita residual no seu devido lugar, não… Vai dar-lhe a importância que ela não tem e vai perder a oportunidade de namorar o PS. Desde o princípio que Rio deveria ter sabido trabalhar uma solução de Bloco Central, porque o PS anda um bocado cansado do BE (sobretudo) e do PCP. Mas não… Assim mostra ao PS que eles não têm outra solução senão continuar com a Geringonça… E desta vez será com maioria à séria.

    • O Costa vai para a cama com quem for necessário para se manter lá. Maioria absoluta não terá. O PCP não vai apoiar um próximo governo do PS. E pelas minhas contas PS + BLOCO ficará curto.
      Se o Rio for esperto dá uma no cravo e outra na ferradura e fica o elo mais forte no meio de tudo isto. Uns dias joga com o PS e noutros com a oposição (e neste caso apenas pode jogar com o CDS). O Costa vai ficar desnorteado, perdão… já anda desnorteado.

      • Os partidos da direita estão todos… Partidos aos bocadinhos. Graças ao Santana-ao-Conde-Redondo, metade do PSD ( a ala neoliberal pesudo-quéque) debandou para a Aliança, que será mais um nado morto, tipo o PRD de Eanes. Se Rio for esperto fica onde está, no centrão e tenta puxar o PS para o mesmo centrão, a que ambos pertencem.

        Costa não vai para a cama com quem for necessário. O PSD é que já se aliou com o PS, com o CDS, e com o PPM. O PS já se aliou com o PSDNão sei quem é que é mais promíscuo. Também pouco importa porque já se sabe que o que os políticos todos querem é poleiro e unem-se a quem tiverem de se unir para o conseguir. Pensemos na AD, na PAF, no Bloco Central, na Geringonça, na FRS, enfim… Exemplos não faltam. Isto é uma luta pelo poder por parte de clubismos partidários, caro Pois… Não é uma luta por ideias políticas. Por isso faz-se o que leva ao poder… e não o que é fiel a ideias.

        Ora pense lá um bocadinho: O Freitas do Amaral salta do CDS para o PS. O Durão Raboso salta do Maoismo para o PSD. A Zita Seabra salta do PCP para o PSD e o Sócrates vem da JSD para o PS. E o costa é que vai para a cama com quem for necessário… Certo.

        • A questão não é se o PSD ou o PS vai para a cama com todos ou não. A questão é pessoal. O Costa já deu provas que para estar no governo até vende a família toda.
          Quanto ao migrar de um partido para outro… costuma-se dizer que só os burros é que não mudam. O caro Miguel Queiroz critica a clubite partidária e depois critica também a evolução e o desprendimento face a um partido em detrimento de outro?! Parece-me contraditório. Em que é que ficamos? A clubite é boa ou não?
          Agora querer que um maoista aos 20 anos, e no momento que se vivia na altura, fosse maoista toda a vida?!! Felizmente há quem abra os olhos e reconheça que estava errado. Mas olhe que ainda há muitos no bloco e no pcp.
          E quanto ao Aliança está errado. Quem defendia uma corrente mais liberal era o Passos e os seus correligionários. O Santana apenas defende o seu tacho. Como rapidamente percebeu que nos próximos tempos não teria nenhum no seu sempre adorado PPD… PSD, criou um partido.

          Bem sei quais são as suas ideias, que respeito, embora substancialmente diferentes das minhas. Parto do postulado que qualquer ser humano pensa primeiro em si em toda e qualquer ação que promove. E mesmo quando pratica o bem fá-lo porque isso o faz sentir-se bem. Logo o ser humano é essencialmente um ser egoísta. E esta premissa leva-me a acreditar que pouca gente, com muito dinheiro que não é deles, nunca pode dar coisa boa. Quero um estado curto. O mais curto possível. Tudo o resto será sempre uma forma de ir ROUBAR o dinheiro dos trabalhadores e das empresas, para repartir pelos amigos sob o pretexto que é para ajudar os necessitados.
          Olhe, se me permite, deixo-lhe uma sugestão de leitura que embora já com muitas décadas em cima, ilustra perfeitamente o que se vive em Portugal: Nostromo de Joseph Conrad.

RESPONDER

PSD acusa Governo de apresentar redução do preço dos passes mas sem transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …

Abertura de barragens pode agravar tragédia em Moçambique. Búzi a horas de ser engolida

Depois do ciclone Idai, há duas novas ameaças na zona da Beira: a abertura das comportas de barragens no Zimbabué e as fortes chuvas que se aproximam. O Zimbabué admite vir a abrir as comportas das …

Ordem dos Médicos contra consultas por telemóvel

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirma ter reservas em relação a consultas por telemóvel, a começar pelo facto de lhe chamarem consultas. Esta terça-feira, arrancou em Lisboa a maior cimeira nacional de tecnologia …

Vítimas de esterilização forçada no Japão vão ser indemnizadas

Estima-se que mais de 16 mil pessoas foram vítimas de esterilização forçada no Japão, devido a uma lei que esteve em vigor entre 1948 e 1996. Só agora haverá direito a indemnizações e a um …

Brexit. Theresa May enviou uma carta ao Presidente do Conselho Europeu a pedir mais tempo

Theresa May terá pedido à União Europeia apenas um pequeno adiamento, de cerca de três meses, para fechar o acordo do Brexit. Segundo a Sky News, a primeira-ministra britânica terá enviado uma carta a Donald …

Detido quarto suspeito do tiroteio na Holanda. Outros dois já foram libertados

Um homem de 40 anos foi detido na tarde desta terça-feira por suspeitas de estar envolvido no tiroteio em Utrecht, na Holanda, na passada segunda-feira. O ataque provocou a morte três pessoas e deixou cinco feridas, …

Divulgar notícias que "desrespeitem" o Governo russo vai dar cadeia

A nova lei de Moscovo criminaliza a divulgação das chamadas "fake news" e de notícias que "desrespeitem" o Governo russo. Muitos críticos olham para esta medida de Putin como uma forma de censura disfarçada. O presidente …

Joana Marques Vidal acusa PJ Militar de agir ilegalmente no caso de Tancos (e questiona a sua existência)

A antiga procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, revelou esta terça-feira que a Polícia Judiciária Militar (PJM) atuou de forma ilegal no processo que levou ao “achamento” do material militar furtado dos paióis de Tancos, …