Se PSD for Governo quem mandará na Saúde não vai ser o ministro das Finanças, promete Rio

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, prometeu na segunda-feira que, se formar Governo, quem mandará na Saúde será o ministro do setor e não o das Finanças, como diz acontecer no atual Governo socialista com Mário Centeno.

“E fica aqui uma promessa, esta é que é mesmo uma promessa: face à situação em que está o Serviço Nacional da Saúde eu vos garanto que, se nós ganharmos as eleições e fizermos Governo, quem vai mandar na saúde vai ser o ministro da Saúde e não o ministro das Finanças”, assegurou, no primeiro grande momento de mobilização da campanha social-democrata, num jantar que juntou cerca de 2.500 pessoas num arraial minhoto.

Segundo noticiou a agência Lusa, Rui Rio voltou a acusar o PS de se comportar “como dono disto tudo” em relação ao Estado quando está no Governo, e deixou um ataque particular ao presidente do PS, Carlos César.

“Esse fenómeno familiar começa, aliás, no presidente do PS: o deputado Carlos César é o campeão a conseguir meter os seus familiares nos cargos públicos”, acusou.

O líder do PSD disse que “pulverizar o Estado de ‘boys’ e ‘girls'” é uma característica de o PS a governar, lamentando que este assunto tenha “passado um pouco ao lado da campanha” devido ao caso de Tancos. “O PS a governar toma o Estado como se fosse seu e como se fosse a sua família”, criticou.

Rui Rio defendeu que “as características do PSD a governar são outras”, destacando a promessa de redução fiscal do partido e acusando o primeiro-ministro de “não dominar os números das finanças públicas”.

“Ouvi o Dr. António Costa dizer ontem na RTP que tínhamos aqui uma fantasia, porque baixamos em 3,7 mil milhões de euros os impostos e conseguimos a magia de a receita fiscal crescer dois mil milhões de euros. Meus amigos, nós prevemos que a receita vá crescer não dois mil milhões, mas 5,4 mil milhões”, frisou.

O líder do PSD reiterou o desafio ao ministro das Finanças para que aceite debater as contas dos dois partidos, depois de Mário Centeno ter recusado fazê-lo com o porta-voz do partido para as Finanças Públicas, Joaquim Sarmento, por este não ser candidato a deputado, e deixou outra alternativa.

“O professor Álvaro Almeida, candidato pelo Porto, já está disponível para debater com Mário Centeno. Vamos ver, este começa por A, se ainda não servir passaremos a alguém cujo nome comece por B a ver se ela aceita”, afirmou.

Acusando o atual Governo de ter imposto a maior carga fiscal aos portugueses “desde o D. Afonso Henriques”, Rui Rio desafiou ainda António Costa a desmentir se planeia repor o imposto sucessório, como diz pretenderem PCP e BE.

“Se o dr. António Costa não desmentir podem ter a certeza que se o PS ganhar as eleições vamos ter outra vez o imposto sucessório e os filhos que vão herdar os bens dos pais vão ter de pagar mais impostos”, avisou.

Antes, discursaram o cabeça de lista por Braga, André Coelho Lima, que acusou o Governo socialista de “mistificação, cativação e falta de noção”, bem como o número um por Viana do Castelo, o autarca de Valença Jorge Mendes.

Em 2015, a coligação PSD/CDS-PP elegeu quatro dos seis deputados escolhidos pelo círculo de Viana do Castelo, três dos quais sociais-democratas. Por Braga, a coligação Portugal à Frente elegeu 10 dos 19 deputados, oito dos quais do PSD.

ZAP // //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Diz o senhor Rui Rio que se for governo quem vai mandar na saúde não vai ser o ministro das finanças, e pelo que o senhor há tempos disse que a saúde é um negocio como outro qualquer deve ser privatizado ou seja quem vai mandar na saúde vai ser o privado, sobre o que diz vai descer os impostos essa conversa já a ouço há dezenas de anos, só para o lembrar, em 2002 o Barroso para ir parra o poleiro prometeu descer os impostos, chegou ao poleiro não só não desceu como aumentou, em 2005 o Sócrates prometeu que não ia subiir os impostos, chegou ao poleiro e aumentou os impostos, em 2011 o Passos Coelho, prometeu que quem ia pagar a crise eram os que mais podiam chegou ao poleiro não só aumentou os impostos e roubou os mais fracos os reformados.

  2. A este ritmo, a abstenção risca de ser estrondosa, todos mais fantasistas e aldrabões uns que outros. Portanto para o mal do nós os contribuintes, qualquer um serve !!!!….mas sem o meu consentimento !..

  3. “… quem mandará na Saúde será o ministro do setor e não o das Finanças …”
    será que é para rir?

    todos sabemos que quem manda nos dinheiros é as finanças
    o que fará ele se as finanças disserem que nao ha dinheiro? a saude onde o vai buscar?

    nao deve estar a ver os problemas do pais

  4. Anda aqui muita gente com comichão. Será que as novas sondagens prometem encurtar por aí alguns tachos?

RESPONDER

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …