PSD e CDS reúnem-se para ensaiar aproximação. Eutanásia e autárquicas na agenda

José Coelho / Lusa

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos (E) saúda o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O presidente recém eleito do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, reúne-se esta quinta-feira com o líder do PSD, Rui Rio, na sede dos sociais democratas, estando o encontro marcado para as 14h30.

O pretexto da reunião desta quinta-feira é a apresentação de cumprimentos do recém-eleito líder do CDS ao presidente do PSD, que já tem a sua direção empossada.

No congresso do PSD, que decorreu no passado fim-de-semana em Viana de Castelo, Francisco Rodrigues dos Santos explicou que o CDS “não iniciou as visitas de cumprimentos a nenhum outro partido precisamente porque queria começar pelo PSD“.

Contudo, a reunião desta quinta-feira pode representar bem mais do que uma apresentação de cumprimentos. De acordo com o jornal Público, este encontro pode ser um sinal de aproximação entre as duas forças políticas para o próximo ciclo.

A SIC Notícias nota que este encontro acontece precisamente uma semana antes de o Parlamento começar a discutir a legalização da eutanásia. O CDS é contra a legalização, tendo já feito saber que quer contar com o PSD nesta “luta”.

O eutanásia volta agora à Assembleia da República depois de a lei que despenalizava a morte assistida ter sido recusada por cinco votos em maio de 2018.

Existem em cima da mesa cinco projetos de lei para a despenalização da eutanásia – Bloco de Esquerda, PS, PEV, PAN e Iniciativa Liberal – que serão debatidos em plenário no próximo dia 20 de fevereiro. A esquerda tem recusado a realização de um referendo, querendo que a medida vá diretamente a votos no próximo plenário.

Autárquicas na agenda

Para além da eutanásia, há outro temas importantes que podem estar na agenda do encontro desta quinta-feira. O Público refere que as autárquicas e até a concertação de estratégias para uma convergência no centro-direita com as legislativas no horizonte estarão na agenda da reunião desta quinta-feira.

As autárquicas de 2021 serão a maior prova de fogo que Rui Rio enfrentará após a reeleição, podendo mesmo ditar o seu futuro político. Na moção de estratégia global apresentada pelo líder do PSD, estas eleições são elencadas como um dos pilares essenciais para conduzir o PSD à vitória.

Os sinais de que ambos os partidos estudam uma reaproximação chegam de responsáveis de ambos os partidos. Há uma vontade de “uma aliança alargada”, tal como disse Francisco Rodrigues dos Santos no encerramento do congresso do PSD no passado domingo.

Do lado do PSD, o vice-presidente do partido, Nuno Morais Sarmento, sublinhou que o “espaço natural de entendimento do PSD são os partidos da direita democrática”, que inclui não só o CDS como os “novos partidos”.

Também David Justino, outro vice-presidente social-democrata, disse existir “uma porta aberta” e uma “convergência” à direita. “Há uma porta aberta, não é estar a fazer uma aliança ou uma coligação. Isso será a consequência. O que nos interessa é o processo que nos leva a isso. É por isso é que falo mais de convergência com o CDS e com outras forças políticas que estão à nossa direita precisamente para que se possa constituir uma solução eleitoral que seja ganhadora”, disse aos microfones da TSF.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …