“Ministro da propaganda.” PSD arrasa Eduardo Cabrita

O PSD acusou o ministro da Administração Interna de atuar como “um ministro da propaganda” e exigiu ao Governo que mande “de imediato” recolher as golas em material inflamável que foram distribuídas às populações.

Esta sexta-feira, o Jornal de Notícias avançou que 70 mil golas antifumo, fabricadas com material inflamável e sem tratamento anticarbonização, foram entregues pela Proteção Civil no âmbito dos programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras. O ministro Eduardo Cabrita classificou a notícia como “irresponsável e alarmista”.

“A reação do Governo é tão inacreditável como a situação em si. O senhor ministro culpa os autarcas por fazerem o seu trabalho, fica incomodado com perguntas dos jornalistas, quando a irresponsabilidade do que aconteceu é entregar material inflamável a pessoas supostamente para as proteger””, criticou o deputado do PSD Duarte Marques, em declarações à Lusa.

O deputado sublinha que “o Governo gastou quase 200 mil euros numa manobra de marketing”, defendendo que esse dinheiro seria “muito melhor aplicado” dando meios aos bombeiros, que ainda têm verbas em atraso para receber.

Temos um ministro da propaganda, que devia ser ministro da Administração Interna, que é um perigo para os portugueses, porque este material é altamente inflamável, não pode ser usado pelas pessoas no fogo”, reiterou.

Por esse motivo, o PSD exige que “de imediato” o Governo esclareça se já mandou recolher estes lenços em material inflamável e que garanta que “não voltarão a ser usados”, considerando que “são um perigo para as pessoas”. “Se foi uma manobra de marketing ou merchandising, foi uma manobra muito infeliz e muito irresponsável.”

Para o PSD, acrescentou, “mais do que acusar ou responsabilizar, a primeira prioridade é garantir que este material é recolhido pelo Governo”. “O senhor ministro da Administração Interna, que devia ser o principal responsável pela segurança das pessoas, anda literalmente a brincar com o fogo e isso não é admissível em Portugal”, disse ainda Duarte Marques.

O ministro Eduardo Cabrita disse, quando confrontado com os factos avançados pelo JN, que a notícia é “verdadeiramente irresponsável e alarmista”, considerando que revela “desconhecimento de questões técnicas que a Autoridade Nacional de Proteção Civil já esclareceu”.

O ministro sublinhou a importância do programa que está em curso em mais de 1600 aldeias do país, assegurando que a distribuição das golas antifumo não põe em causa nem o projecto nem a segurança das pessoas.

Por sua vez, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ao Público que este caso “é gravíssimo” e pediu ao Ministério da Administração Interna que abra um “inquérito rigoroso” para apurar responsáveis.

Além disso, reiterou que as golas e coletes devem ser recolhidos “imediatamente”, até porque dão uma falsa ilusão de proteção a quem os use – quando, na verdade, “pode estar a pôr em risco a vida das pessoas”.

Em comunicado enviado às redações, a Proteção Civil garante que os kits distribuídos “não são materiais de combate a incêndios nem equipamentos de proteção individual” e refere que esta campanha tem como intuito a “sensibilização para as boas práticas” a adotar em caso de incêndio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pela cara deste ministro vê-se logo que o gajo é um autêntico anjinho. Distribuir às populações golas e coletes altamente inflamáveis só se é para acabar de vez com as populações desses territórios ardidos. Isto é inqualificável, vindo de um governante do país. Este artolas não tem categoria nem condições para estar aonde está. Tem que se demitir ou ser demitido. O povo dos territórios ardidos que faça uma manifestação global, com essa exigência. Estamos fodricados com esta tralha. E ainda por cima, cagada após cagada, o estado de graça subsiste. Quando começará a baixar ?

  2. Milhares de euros para o lixo de uns milhares de peças destas (propandísticas) encomendadas ao marido de uma presidente de junta socialista de Guimarães. Seria conveniente que o Ministério Público investigasse esta jogatana partidária.

  3. O povo Português gosta é de festa e bola a rolar , enquanto os ilusionistas estiverem a dar o espetáculo tudo é possível.

  4. As golas anti fumo ardem se expostas à chama. Por favor digam-me, que eu não entendo, como estarão os portadores das ditas golas quando as chamas lhes chegarem à cara. Se se tratasse de golas antifogo, percebia os protestos, assim, isto é apenas a tentativa de criar um problema em véspera de eleições, para terem mais uns papelinhos nas urnas.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …