“Ministro da propaganda.” PSD arrasa Eduardo Cabrita

O PSD acusou o ministro da Administração Interna de atuar como “um ministro da propaganda” e exigiu ao Governo que mande “de imediato” recolher as golas em material inflamável que foram distribuídas às populações.

Esta sexta-feira, o Jornal de Notícias avançou que 70 mil golas antifumo, fabricadas com material inflamável e sem tratamento anticarbonização, foram entregues pela Proteção Civil no âmbito dos programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras. O ministro Eduardo Cabrita classificou a notícia como “irresponsável e alarmista”.

“A reação do Governo é tão inacreditável como a situação em si. O senhor ministro culpa os autarcas por fazerem o seu trabalho, fica incomodado com perguntas dos jornalistas, quando a irresponsabilidade do que aconteceu é entregar material inflamável a pessoas supostamente para as proteger””, criticou o deputado do PSD Duarte Marques, em declarações à Lusa.

O deputado sublinha que “o Governo gastou quase 200 mil euros numa manobra de marketing”, defendendo que esse dinheiro seria “muito melhor aplicado” dando meios aos bombeiros, que ainda têm verbas em atraso para receber.

Temos um ministro da propaganda, que devia ser ministro da Administração Interna, que é um perigo para os portugueses, porque este material é altamente inflamável, não pode ser usado pelas pessoas no fogo”, reiterou.

Por esse motivo, o PSD exige que “de imediato” o Governo esclareça se já mandou recolher estes lenços em material inflamável e que garanta que “não voltarão a ser usados”, considerando que “são um perigo para as pessoas”. “Se foi uma manobra de marketing ou merchandising, foi uma manobra muito infeliz e muito irresponsável.”

Para o PSD, acrescentou, “mais do que acusar ou responsabilizar, a primeira prioridade é garantir que este material é recolhido pelo Governo”. “O senhor ministro da Administração Interna, que devia ser o principal responsável pela segurança das pessoas, anda literalmente a brincar com o fogo e isso não é admissível em Portugal”, disse ainda Duarte Marques.

O ministro Eduardo Cabrita disse, quando confrontado com os factos avançados pelo JN, que a notícia é “verdadeiramente irresponsável e alarmista”, considerando que revela “desconhecimento de questões técnicas que a Autoridade Nacional de Proteção Civil já esclareceu”.

O ministro sublinhou a importância do programa que está em curso em mais de 1600 aldeias do país, assegurando que a distribuição das golas antifumo não põe em causa nem o projecto nem a segurança das pessoas.

Por sua vez, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ao Público que este caso “é gravíssimo” e pediu ao Ministério da Administração Interna que abra um “inquérito rigoroso” para apurar responsáveis.

Além disso, reiterou que as golas e coletes devem ser recolhidos “imediatamente”, até porque dão uma falsa ilusão de proteção a quem os use – quando, na verdade, “pode estar a pôr em risco a vida das pessoas”.

Em comunicado enviado às redações, a Proteção Civil garante que os kits distribuídos “não são materiais de combate a incêndios nem equipamentos de proteção individual” e refere que esta campanha tem como intuito a “sensibilização para as boas práticas” a adotar em caso de incêndio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pela cara deste ministro vê-se logo que o gajo é um autêntico anjinho. Distribuir às populações golas e coletes altamente inflamáveis só se é para acabar de vez com as populações desses territórios ardidos. Isto é inqualificável, vindo de um governante do país. Este artolas não tem categoria nem condições para estar aonde está. Tem que se demitir ou ser demitido. O povo dos territórios ardidos que faça uma manifestação global, com essa exigência. Estamos fodricados com esta tralha. E ainda por cima, cagada após cagada, o estado de graça subsiste. Quando começará a baixar ?

  2. Milhares de euros para o lixo de uns milhares de peças destas (propandísticas) encomendadas ao marido de uma presidente de junta socialista de Guimarães. Seria conveniente que o Ministério Público investigasse esta jogatana partidária.

  3. O povo Português gosta é de festa e bola a rolar , enquanto os ilusionistas estiverem a dar o espetáculo tudo é possível.

  4. As golas anti fumo ardem se expostas à chama. Por favor digam-me, que eu não entendo, como estarão os portadores das ditas golas quando as chamas lhes chegarem à cara. Se se tratasse de golas antifogo, percebia os protestos, assim, isto é apenas a tentativa de criar um problema em véspera de eleições, para terem mais uns papelinhos nas urnas.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …