“Isto é brincar à Proteção Civil”. Golas anti-fumo oferecidas às aldeias são inflamáveis

Miguel A. Lopes / Lusa

Setenta mil golas anti-fumo fabricadas com material inflamável e sem tratamento anti-carbonização, que custaram 125 mil euros, foram entregues pela proteção civil no âmbito do programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, avança o Jornal de Notícias nesta sexta-feira.

De acordo com o jornal, as golas anti-fumo, fabricadas em poliéster, “não têm a eficácia que deveriam ter: evitar inalações de fumos através de um efeito de filtro”.

O programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” está a ser implementado desde 2018 em vários municípios e soma, segundo o jornal, 1507 oficiais de segurança local – a quem compete encaminhar as populações para os locais de abrigo.

Dois oficiais de segurança do distrito de Castelo Branco disseram ao Jornal de Notícias que “a gola aquece muito” e “cheira a cola”. Estes oficiais queixaram-se também do colete refletor, também feito em poliéster.

Ao jornal, um representante da Foxtrot Aventura, empresa de Fafe, no distrito de Braga, a quem a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) comprou 15 mil kits e 70 mil golas em junho de 2018 disse que considerava tratar-se merchandising e que a entidade não referiu que os equipamentos “seriam usados em cenários que envolvem fogo”.

“Se assim fosse, as golas seriam de outro material e com tratamento para suportar esses cenários [de fogo]. Juro que achei que isto seria usado em ações de merchandising”, garantiu Ricardo Peixoto ao JN.

Uma fonte da ANEPC disse ao jornal que os equipamentos não passam de um “estímulo à implementação local dos programas” e “não são um equipamento de proteção individual”. “Estes materiais não assumem características de equipamento de proteção individual, nem se destinam a proporcionar proteção acrescida em caso de resposta a incêndios”, refere a proteção civil.

O programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” tem como objetivos, entre outros, incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança, implementar estratégias de proteção das localidades face a incêndios rurais e sensibilizar as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio.

A execução do programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” resulta de um protocolo assinado entre a ANEPC, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

“Isto é brincar à Proteção Civil”

“Isto é brincar à Proteção Civil”, condenou o presidente da Associação de Proteção e Socorro (APROSOC), João Paulo Saraiva, que comentava o caso em declarações à TSF. O responsável fala de “um programa falacioso que não acrescenta segurança, mas antes uma falsa sensação de segurança”.

“É necessário preparar com equipamento adequado, formar e treinar as pessoas. E isto ainda não está a ser feito”, acrescentou, condenando ainda que o Governo tenha ignorado as recomendações da APROSOC e de outras associações.

Entretanto, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, mostrou-se indignado em relação às críticas feitas à Proteção Civil sobre os kits distribuídos às populações.

“É absolutamente irresponsável e alarmista responsabilizar um programa que envolve 1600 aldeias e autarcas por todo o país. Para que saiba quais são os abrigos, quais são os comportamentos de risco”, disse o governante à TVI 24.

“[O senhor jornalista] tem material inflamável consigo. Vamos ser responsáveis, vamos ter um sentido de responsabilidade, e a autoridade da Proteção Civil tratará de dar os esclarecimentos sobre matérias que são da sua competência”, replicou Eduardo Cabrita sobre a composição das golas fornecidas às populações.

Eduardo Cabrita recusou-se a responder sobre o objetivo da distribuição destas golas com material inflamável, bem como o que as populações devem fazer com elas, remetendo para o esclarecimento já feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Confesso que fartei-me de rir. Se não fosse tão grave isto seria hilariante e divertidíssimo! Enfim, para estes Senhores que nos governam e que torraram mais 125.000 dos nossos impostos, o fogo combate-se com adereços. E isto é tudo uma gigantesca brincadeira. Sim, sim, votem neles!!! Ah!Ah!Ah!Ah! Brutal!

  2. considerava tratar-se merchandising?????
    a entidade não referiu que os equipamentos “seriam usados em cenários que envolvem fogo”????
    os equipamentos não passam de um “estímulo à implementação local dos programas” e “não são um equipamento de proteção individual”?????
    Juro que achei que isto seria usado em ações de merchandising”???? Jura??????????

    15000 kits e 70000 golas?????

    Dinheiro para os amigos do costume, obviamente, para além de andar verdadeiramente a brincar à protecção civil…..

    É o deboche total, já nem têm o pudor de fazer as coisas pela calada, è às claras………

  3. Não morre da doença, morre da cura.
    Isto é mais uma demonstração das capacidades e competências dessa gente que está no poleiro.

  4. Oh Costa!, não tiveste agora vontade de rir com mais esta incompetência?

    Este é mais um exemplo da má aplicação dos nossos impostos – em que o Estado já arrecadou nestes primeiros 6 meses de 2019 mais cerca de 1,3 mil milhões do que em igual período de 2018, e que continuam a ter o descaramento de dizer que não houve aumento de impostos.

    E, assim, vai o país, a cantar e a rir….

  5. – Já estão todos equipados e prontos com o kit fornecido?
    – Sim, senhor comandante!
    – Então, podem tirar que vem aí o fogo!!

  6. onde andam os comunistinhas agora??? nao leram esta noticia, estão mais preocupados com as noticias sobre presidentes do outro lado do atlantico.
    Deiam maioria absoluta a essa canalhada toda.

  7. Já prenderam alguém? O Ministro ainda está solto?

RESPONDER

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …