/

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

1

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente “Isaltino Inovar Oeiras de Volta” liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu a direção de Rui Rio.

Segundo avança o Diário de Notícias, o PSD deverá anunciar o apoio à candidatura de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras na próxima semana.

Rui Rio já tinha decidido que este era o caminho do PSD em Oeiras, mas adiou o anúncio para dissipar as críticas internas a esta opção. Isto porque o apoio do PSD a mais uma recandidatura independente de Isaltino ter sido objeto de forte contestação entre os laranjas.

No entanto, fonte do PSD garantiu ao DN que a equipa de Isaltino Morais estava a negociar com as estruturas locais do PSD os lugares nas listas, com o presidente da distrital de Lisboa do PSD e com o líder da concelhia de Oeiras do partido.

De recordar que, inicialmente, o plano era diferente. Isaltino Morais foi convidado a com uma candidatura social-democrata, mas o autarca rejeitou a ideia.

Neste seguimento, explicou em entrevista ao Público, que não o podia fazer por entender que a sua candidatura tinha um caráter “transversal” e que “seria redutor” resumi-la a um único um partido.

Ainda assim, Isaltino tem mantido o contacto próximo com o partido de Rui Rio e não se inibe de lhe fazer elogios públicos, prevendo até que este poderá chegar a “primeiro-ministro”.

Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras cinco vezes pelo PSD – 1985, 1989, 1993, 1997 e 2001 – e três pelo movimento de independentes que criou – 2005, 2009 e 2017.

Em 2005, já arguido em processos de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais, Isaltino Morais viu a sua candidatura à Câmara rejeitada pelo então líder do PSD Marques Mendes, que fez o mesmo relativamente à de Valentim Loureiro em Gondomar, porque também era arguido num processo judicial.

O apoio que o PSD agora dará ao candidato independente Isaltino Morais é mal quisto internamente por alguns setores do partido, mas também se presta a polémica externa.

ZAP //

1 Comment

  1. Nada como apoiar um criminoso condenado por crimes cometidos enquanto estava no cargo a que volta a concorrer, para mostrar a coerência desta gente!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.