PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente “Isaltino Inovar Oeiras de Volta” liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu a direção de Rui Rio.

Segundo avança o Diário de Notícias, o PSD deverá anunciar o apoio à candidatura de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras na próxima semana.

Rui Rio já tinha decidido que este era o caminho do PSD em Oeiras, mas adiou o anúncio para dissipar as críticas internas a esta opção. Isto porque o apoio do PSD a mais uma recandidatura independente de Isaltino ter sido objeto de forte contestação entre os laranjas.

No entanto, fonte do PSD garantiu ao DN que a equipa de Isaltino Morais estava a negociar com as estruturas locais do PSD os lugares nas listas, com o presidente da distrital de Lisboa do PSD e com o líder da concelhia de Oeiras do partido.

De recordar que, inicialmente, o plano era diferente. Isaltino Morais foi convidado a com uma candidatura social-democrata, mas o autarca rejeitou a ideia.

Neste seguimento, explicou em entrevista ao Público, que não o podia fazer por entender que a sua candidatura tinha um caráter “transversal” e que “seria redutor” resumi-la a um único um partido.

Ainda assim, Isaltino tem mantido o contacto próximo com o partido de Rui Rio e não se inibe de lhe fazer elogios públicos, prevendo até que este poderá chegar a “primeiro-ministro”.

Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras cinco vezes pelo PSD – 1985, 1989, 1993, 1997 e 2001 – e três pelo movimento de independentes que criou – 2005, 2009 e 2017.

Em 2005, já arguido em processos de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais, Isaltino Morais viu a sua candidatura à Câmara rejeitada pelo então líder do PSD Marques Mendes, que fez o mesmo relativamente à de Valentim Loureiro em Gondomar, porque também era arguido num processo judicial.

O apoio que o PSD agora dará ao candidato independente Isaltino Morais é mal quisto internamente por alguns setores do partido, mas também se presta a polémica externa.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como apoiar um criminoso condenado por crimes cometidos enquanto estava no cargo a que volta a concorrer, para mostrar a coerência desta gente!…

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …