PS trava subida do AIMI e descida do IMI

O Bloco de Esquerda e o PCP querem criar, já no próximo ano, um novo escalão e agravar o Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Segundo João Paulo Correia, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, é pouco provável que esta alteração venha a acontecer.

Esta foi uma das propostas de alteração já apresentadas pelo Bloco e pelo PCP para o Orçamento de Estado de 2019, tendo já sido entregues no Parlamento.

Ambos os partidos propuseram a criação de um novo escalão para o AIMI. O BE pediu um aumento da taxa de 1 para 2% para quem tenha património superior a dois milhões de euros. Já o PCP, propôs uma taxa de 1,5% para património acima dos 1,5 milhões.

“Estamos mais do lado da estabilidade da aplicação da medida, do que do lado de permanentes alterações. Poderá haver uma outra alteração que passe por retificações ou correções”, disse João Correia, em entrevista ao Jornal de Negócios esta sexta-feira, rejeitando a proposta do BE e do PCP.

Baixar a taxa máxima no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em cinco décimas, para os 0,4%, tal como aconteceu há dois anos, também não é uma medida que receberá o apoio do Partido Socialista.

“Há dois anos a perspetiva do crescimento no imobiliário e no rendimento disponível, permitia isso, além da vontade generalizada dos municípios. Não digo que é impossível, mas começa a ser difícil continuar a baixar a taxa máxima de IMI”, sustentou.

Relativamente às propostas do PSD e Bloco que visam penalizar a especulação imobiliária, o deputado socialista revelou que é também um cenário pouco provável.

Dificilmente daremos oportunidade a uma proposta desse género. Não resolve o problema do aquecimento do mercado do arrendamento e dos preços da habitação. Taxar a especulação imobiliária iria levar a que essa especulação se agravasse”, afirmou.

João Paulo Correia que a medida para atrair emigrantes vai ainda sofrer alguns acertos.

Os partidos têm esta sexta-feira até às 19:00 para apresentar as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019, no Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …