PS trava subida do AIMI e descida do IMI

O Bloco de Esquerda e o PCP querem criar, já no próximo ano, um novo escalão e agravar o Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Segundo João Paulo Correia, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, é pouco provável que esta alteração venha a acontecer.

Esta foi uma das propostas de alteração já apresentadas pelo Bloco e pelo PCP para o Orçamento de Estado de 2019, tendo já sido entregues no Parlamento.

Ambos os partidos propuseram a criação de um novo escalão para o AIMI. O BE pediu um aumento da taxa de 1 para 2% para quem tenha património superior a dois milhões de euros. Já o PCP, propôs uma taxa de 1,5% para património acima dos 1,5 milhões.

“Estamos mais do lado da estabilidade da aplicação da medida, do que do lado de permanentes alterações. Poderá haver uma outra alteração que passe por retificações ou correções”, disse João Correia, em entrevista ao Jornal de Negócios esta sexta-feira, rejeitando a proposta do BE e do PCP.

Baixar a taxa máxima no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em cinco décimas, para os 0,4%, tal como aconteceu há dois anos, também não é uma medida que receberá o apoio do Partido Socialista.

“Há dois anos a perspetiva do crescimento no imobiliário e no rendimento disponível, permitia isso, além da vontade generalizada dos municípios. Não digo que é impossível, mas começa a ser difícil continuar a baixar a taxa máxima de IMI”, sustentou.

Relativamente às propostas do PSD e Bloco que visam penalizar a especulação imobiliária, o deputado socialista revelou que é também um cenário pouco provável.

Dificilmente daremos oportunidade a uma proposta desse género. Não resolve o problema do aquecimento do mercado do arrendamento e dos preços da habitação. Taxar a especulação imobiliária iria levar a que essa especulação se agravasse”, afirmou.

João Paulo Correia que a medida para atrair emigrantes vai ainda sofrer alguns acertos.

Os partidos têm esta sexta-feira até às 19:00 para apresentar as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019, no Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …