PS sob fogo cerrado por demissão seguida de nomeação no CCB

oscepa / Flickr

João Soares

A demissão de António Lamas e consequente nomeação de Elísio Summavielle para o lugar de presidente do Centro Cultural de Belém (CCB) está a gerar uma onda de críticas contra o governo do PS.

Esta segunda-feira, João Soares, ministro da Cultura, demitiu António Lamas, que tinha sido nomeado pelo governo PSD/CDS para a liderança do CCB, conforme tinha prometido, nomeando logo de seguida o seu ex-adjunto Elísio Summavielle para o cargo.

A situação levou o PSD a reclamar a presença do ministro da Cultura no Parlamento, para justificar o processo, e o Bloco de Esquerda também crítica os seus aliados do governo, exigindo um concurso internacional.

O deputado bloquista José Soeiro explicou, conforme declarações divulgadas pela SIC Notícias, que a demissão de António Lamas é “normal, natural e sem drama”.

No entanto, “o que não é normal nem aceitável é que não haja concurso público internacional com a apresentação de um plano estratégico”, frisou.

Da parte do PSD, o vice-presidente Sérgio Azevedo considera, segundo cita a Rádio Renascença, que “é demitida uma personalidade para uma imediata nomeação de uma pessoa próxima do ministro da Cultura”, frisando que Elísio Summavielle “até chegou a ser candidato autárquico nas últimas eleições” e que “é próximo do PS”.

Já o deputado social-democrata Duarte Marques escreveu no Facebook que este caso “diz muito sobre a forma como o PS encara a gestão pública”.

Estes senhores acham que são donos do regime, os novos Donos Disto Tudo“, escreve o deputado, acusando o PS de “arrogância, prepotência e falta de decoro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O psd durante 4 anos andou a demitir tudo o que era ps para substituir por psd e cds e o contrário agora já não gostam?AZAR!

  2. Mas isto é assim, uns fazem asneiras e os seguintes ficam o direito de o fazer???
    Agora percebo os direitos adquiridos que muitos defendem… O país está mesmo podre por dentro…

  3. vou deixar a minha opinião como simpatizante do PS.
    Isto que foi feito ao sr. Ex-Presidente do CCB não tem razão de ser. Por mais pecados do PS e PSD e restantes (todos teem) mostra muito das pessoas que estão a frente do poder. Pessoas como João Soares que viveu e vive debaixo de uma palmeira não deveria ocupar o cargo que ocupa pois nunca, mas nunca, lhe correu uma gota de cultura no sangue.
    Espero com muita vontade, que este episódio cause uma revolta tão grande que obrigue também uma demissão deste pseudo ministro cultural. e quanto ao filho… enfim… prémios de assinatura de contrato de 2000 euros, bla bla bla…

    • Concordo na plenitude. Quem é este senhor, que competências tem para, em primeiro lugar ser ministro e em segundo, para demitir alguém (aqui não interessa quem) para colocar o seu amigo? Concordo que este senhor não deveria ser ministro. Nunca mostrou nada, a não ser viver à sombra de seu pai. Penso ser a vergonha deste governo.

  4. No meio de estas politiquices, compadrios ou o q lhe queiram chamar quem se LIXA sempre é o Lorpa do Português q trabalha e paga impostos. Este sr. q só tem os tachos que tem tido devido a ser filho de quem é (MS) e que tem sempre cargos de caca, p/ não pensar muito senão ainda queima os poucos neurónios q tem (o filho dele também vai pelo mesmo caminho) sempre que entra em algum cargo só faz burrada, porque a INERCIA dos portugueses até mete DÓ. Estes PS são do pior que pode haver, ainda a meses atrás andavam sempre em cima dos outros q lá estavam, chegam lá ainda fazem pior (como sempre). Portugueses quando vão aprender a dizer NÃOOOO, BASTAAAAA? Quando estivermos completamente ARRUINADOS e que ninguém nos deite a mão?

  5. Cá esta mais um filho do Suares com novo emprego… sim emprego e não trabalho pois esta gente não trabalha…. Tem empregos e bem remunerados e não necessitam de currículo para se candidatarem… São nomeados!
    Haja um português com “legumes” no sítio que mete fim a esta política de amizades compadrio, familiar, de interesses, de coroação, de roubo, de manipulação de destruição da esperança e da vida de todos portugueses!
    Não sou pela violência… mas acho que para isto mudar vão ter de rolar cabeças…
    Mas claro meus amigos votem nos mesmos… Sim nas próximas eleições não se esqueçam votem sempre nos mesmo que vamos longe… Se tiveram Soares no nome podem atá ter sorte…
    Golpistas, demitam-se… Todos os PS, PSD/CDS que se demitam e acabem com estes partidos e saiam do país (todos, seja juventude, atuais deputados e outros e antigos), pois só assim isto muda!

  6. Eu, que conheci bem o regime de Salazar só posso dizer (escrever) que esta democracia me mete nojo. É por isso que eu deixei de votar e o meu voto nunca mais o caçam. Quem é este sapo que aparece na fotografia, gordo como um porco para ir para o matadouro, perceberá de cultura? Só por ser filhote do maior chulo que existiu em Portugal? Nunca me esquecerei que quando o 44 tomou conta da pocilga demitiu logo os administradores da CGD para meter lá gente da sua cor. santos Ferreira e vara, evidentemente. Para fazer negociatas e passer por debaixo da mesa luvas a serem metidas em contas na Suiça. O país está podre e assim continuará a estar, enquanto estiver entreque à corja dos partidos. Onde se acoita a pior corja deste país. A nata do entulho!!! FORA COM ELES!!!

  7. São tachos atrás de tachos, primeiro o tacho do Costa para o João Soares e depois deste para o amigo.. Viva a democracia.

  8. Mas afinal o que está em causa ? Vamos ficar arruinados com a nomeação como alguém disse, pq?
    Quanto a nunca lhe ter corrido gota de cultura no sangue, pelo menos futebol não vai haver no CCB o que convenhamos já é bom. Quanto a concordar que se faça o que os outros fizeram só pq o fizéram é o que mais há na nossa sociedade não é preciso ser ministro. Agora concordam ou não com o facto do demitido ter gasto dinheiro demais em reservas de espetáculos no CCB pra dar a quem? e não se investiga e não vai preso e não lhe vão confiscar bens? Só espero desejo é exijo que o próximo não faça o mm

  9. Vivo num país de bananas de desonestos e de corruptos. É só artistas a ladrar por aqui mas os outros que façam e que tratem de limpar a porcaria. Convoquem a porcaria de uma manifestação espontânea com milhares de pessoas e corram com os artistas ou é preciso que vá o pessoal das beiras correr com eles?

  10. Caso não saibam, ao se exonerar (demitir) um dirigente, há lugar a INDEMNIZAÇÃO!!!
    E são sempre os mesmos que pagam.
    Se uns fizeram merda (psd) os outros deviam dar o exemplo, e não fazer tudo igual ou pior (boys, nomeações, substituição de dirigentes de antes pelos da cor deles).

  11. Acho muito bem, independentemente da indemnização a que o sr. tiver direito. é uma questão de saude pública limpar a administração de todos os orgãos do estado desta corja da direita, que se tem governado á vara larga sem respeito por concursos, e que agora vão começar a saber o sabor do seu proprio veneno, e o PS que se ponha a pau, porque se não limpar esta cáfila toda, eles vão trama-lo porque estão em todo o lado, basta ver diariamente os telejornais, há mais noticias do PSD e do CDS, do que do governo e dos partidos que o apoiam

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …