PS sob fogo cerrado por demissão seguida de nomeação no CCB

oscepa / Flickr

João Soares

A demissão de António Lamas e consequente nomeação de Elísio Summavielle para o lugar de presidente do Centro Cultural de Belém (CCB) está a gerar uma onda de críticas contra o governo do PS.

Esta segunda-feira, João Soares, ministro da Cultura, demitiu António Lamas, que tinha sido nomeado pelo governo PSD/CDS para a liderança do CCB, conforme tinha prometido, nomeando logo de seguida o seu ex-adjunto Elísio Summavielle para o cargo.

A situação levou o PSD a reclamar a presença do ministro da Cultura no Parlamento, para justificar o processo, e o Bloco de Esquerda também crítica os seus aliados do governo, exigindo um concurso internacional.

O deputado bloquista José Soeiro explicou, conforme declarações divulgadas pela SIC Notícias, que a demissão de António Lamas é “normal, natural e sem drama”.

No entanto, “o que não é normal nem aceitável é que não haja concurso público internacional com a apresentação de um plano estratégico”, frisou.

Da parte do PSD, o vice-presidente Sérgio Azevedo considera, segundo cita a Rádio Renascença, que “é demitida uma personalidade para uma imediata nomeação de uma pessoa próxima do ministro da Cultura”, frisando que Elísio Summavielle “até chegou a ser candidato autárquico nas últimas eleições” e que “é próximo do PS”.

Já o deputado social-democrata Duarte Marques escreveu no Facebook que este caso “diz muito sobre a forma como o PS encara a gestão pública”.

Estes senhores acham que são donos do regime, os novos Donos Disto Tudo“, escreve o deputado, acusando o PS de “arrogância, prepotência e falta de decoro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O psd durante 4 anos andou a demitir tudo o que era ps para substituir por psd e cds e o contrário agora já não gostam?AZAR!

  2. Mas isto é assim, uns fazem asneiras e os seguintes ficam o direito de o fazer???
    Agora percebo os direitos adquiridos que muitos defendem… O país está mesmo podre por dentro…

  3. vou deixar a minha opinião como simpatizante do PS.
    Isto que foi feito ao sr. Ex-Presidente do CCB não tem razão de ser. Por mais pecados do PS e PSD e restantes (todos teem) mostra muito das pessoas que estão a frente do poder. Pessoas como João Soares que viveu e vive debaixo de uma palmeira não deveria ocupar o cargo que ocupa pois nunca, mas nunca, lhe correu uma gota de cultura no sangue.
    Espero com muita vontade, que este episódio cause uma revolta tão grande que obrigue também uma demissão deste pseudo ministro cultural. e quanto ao filho… enfim… prémios de assinatura de contrato de 2000 euros, bla bla bla…

    • Concordo na plenitude. Quem é este senhor, que competências tem para, em primeiro lugar ser ministro e em segundo, para demitir alguém (aqui não interessa quem) para colocar o seu amigo? Concordo que este senhor não deveria ser ministro. Nunca mostrou nada, a não ser viver à sombra de seu pai. Penso ser a vergonha deste governo.

  4. No meio de estas politiquices, compadrios ou o q lhe queiram chamar quem se LIXA sempre é o Lorpa do Português q trabalha e paga impostos. Este sr. q só tem os tachos que tem tido devido a ser filho de quem é (MS) e que tem sempre cargos de caca, p/ não pensar muito senão ainda queima os poucos neurónios q tem (o filho dele também vai pelo mesmo caminho) sempre que entra em algum cargo só faz burrada, porque a INERCIA dos portugueses até mete DÓ. Estes PS são do pior que pode haver, ainda a meses atrás andavam sempre em cima dos outros q lá estavam, chegam lá ainda fazem pior (como sempre). Portugueses quando vão aprender a dizer NÃOOOO, BASTAAAAA? Quando estivermos completamente ARRUINADOS e que ninguém nos deite a mão?

  5. Cá esta mais um filho do Suares com novo emprego… sim emprego e não trabalho pois esta gente não trabalha…. Tem empregos e bem remunerados e não necessitam de currículo para se candidatarem… São nomeados!
    Haja um português com “legumes” no sítio que mete fim a esta política de amizades compadrio, familiar, de interesses, de coroação, de roubo, de manipulação de destruição da esperança e da vida de todos portugueses!
    Não sou pela violência… mas acho que para isto mudar vão ter de rolar cabeças…
    Mas claro meus amigos votem nos mesmos… Sim nas próximas eleições não se esqueçam votem sempre nos mesmo que vamos longe… Se tiveram Soares no nome podem atá ter sorte…
    Golpistas, demitam-se… Todos os PS, PSD/CDS que se demitam e acabem com estes partidos e saiam do país (todos, seja juventude, atuais deputados e outros e antigos), pois só assim isto muda!

  6. Eu, que conheci bem o regime de Salazar só posso dizer (escrever) que esta democracia me mete nojo. É por isso que eu deixei de votar e o meu voto nunca mais o caçam. Quem é este sapo que aparece na fotografia, gordo como um porco para ir para o matadouro, perceberá de cultura? Só por ser filhote do maior chulo que existiu em Portugal? Nunca me esquecerei que quando o 44 tomou conta da pocilga demitiu logo os administradores da CGD para meter lá gente da sua cor. santos Ferreira e vara, evidentemente. Para fazer negociatas e passer por debaixo da mesa luvas a serem metidas em contas na Suiça. O país está podre e assim continuará a estar, enquanto estiver entreque à corja dos partidos. Onde se acoita a pior corja deste país. A nata do entulho!!! FORA COM ELES!!!

  7. São tachos atrás de tachos, primeiro o tacho do Costa para o João Soares e depois deste para o amigo.. Viva a democracia.

  8. Mas afinal o que está em causa ? Vamos ficar arruinados com a nomeação como alguém disse, pq?
    Quanto a nunca lhe ter corrido gota de cultura no sangue, pelo menos futebol não vai haver no CCB o que convenhamos já é bom. Quanto a concordar que se faça o que os outros fizeram só pq o fizéram é o que mais há na nossa sociedade não é preciso ser ministro. Agora concordam ou não com o facto do demitido ter gasto dinheiro demais em reservas de espetáculos no CCB pra dar a quem? e não se investiga e não vai preso e não lhe vão confiscar bens? Só espero desejo é exijo que o próximo não faça o mm

  9. Vivo num país de bananas de desonestos e de corruptos. É só artistas a ladrar por aqui mas os outros que façam e que tratem de limpar a porcaria. Convoquem a porcaria de uma manifestação espontânea com milhares de pessoas e corram com os artistas ou é preciso que vá o pessoal das beiras correr com eles?

  10. Caso não saibam, ao se exonerar (demitir) um dirigente, há lugar a INDEMNIZAÇÃO!!!
    E são sempre os mesmos que pagam.
    Se uns fizeram merda (psd) os outros deviam dar o exemplo, e não fazer tudo igual ou pior (boys, nomeações, substituição de dirigentes de antes pelos da cor deles).

  11. Acho muito bem, independentemente da indemnização a que o sr. tiver direito. é uma questão de saude pública limpar a administração de todos os orgãos do estado desta corja da direita, que se tem governado á vara larga sem respeito por concursos, e que agora vão começar a saber o sabor do seu proprio veneno, e o PS que se ponha a pau, porque se não limpar esta cáfila toda, eles vão trama-lo porque estão em todo o lado, basta ver diariamente os telejornais, há mais noticias do PSD e do CDS, do que do governo e dos partidos que o apoiam

RESPONDER

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …

Myanmar. Militares mataram hoje pelo menos 33 manifestantes

O número de manifestantes mortos esta quarta-feira por tiros disparados pelas forças de segurança, para dispersar protestos contra a junta militar em Myanmar, subiu para pelo menos 33, o maior número desde o golpe de …