Se o presidente do CCB não sair, João Soares demite-o na segunda-feira

oscepa / Flickr

João Soares

João Soares

O braço-de-ferro entre o ministro da Cultura, João Soares, e o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, vai terminar até segunda-feira. Se Lamas não se demitir, Soares vai forçar a sua demissão, garante.

A promessa foi feita pelo ministro da Cultura no Parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2016, conforme declarações divulgadas pelo jornal Público.

“Eu acho que o presidente do CCB tem de sair”, atirou João Soares nos corredores do Parlamento, “e se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho”.

António Lamas já disse que não pretende apresentar a demissão.

Mas o ministro da Cultura avisa o presidente do CCB de que na segunda-feira vai sair do cargo, quer queira, quer não, e diz que “até já tem um substituto para assumir a presidência” da instituição.

“É uma solução alternativa, capaz, de alguém com experiência, bastante mais jovem, com provas dadas, nomeadamente ao nível de responsabilidades públicas num ministério”, refere o ministro, sem revelar o nome do já certo próximo presidente do CCB.

João Soares acusa António Lamas de ter levado a cabo “uma gestão pouco prudente”, exemplificando com “os seis milhões de euros das reservas do CCB gastos nos últimos tempos”, cita o jornal.

O diferendo entre o ainda presidente do CCB e o governo de António Costa arrasta-se desde a extinção da Estrutura de Missão criada pelo governo de Passos Coelho, que visava a criação de um Plano Estratégico Cultural da Área de Belém, e que era também liderada por António Lamas.

O projecto com vista à gestão conciliada de museus e monumentos foi considerado  por João Soares um “disparate total”, numa entrevista ao Expresso em Janeiro passado, recorda o Público.

Na altura, o ministro da Cultura já desafiava Lamas a “tirar as devidas consequências”, abrindo-lhe a porta de saída do CCB.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Então mas não é a esquerda que é contra a precariedade laboral, defende o emprego para a vida e a proibição do despedimento, blá, blá, blá? Deixem lá estar o Sr., coitado…

  2. Parece um sapo, o gajo. Está gordinho. Cada vez se parece mais com a carantonha de quem lhe fez as orelhas. Ele quer pôr o outro no olho da rua, porque já tem um boy para ocupar o job. Porque é que eles querem estar no poleiro??? Mas com o meu voto NUNCA MAIS!!!

  3. Deve querer pôr naquele poleiro, algum da mesma jaez ou familiar incompetente.
    Não tenham dúvidas que Joãozinho, sai ao papai Marfim! Está tudo dito.

    Malditos políticos!

  4. Não há maneira de acabar com os tachos.
    Esta prática que todos os políticos têm seguido está a desacreditar de forma irremediável os valores da democracia.
    Sem dúvida que cada vez mais os eleitores se interrogam “votar em quem??..”, não voto e assim não tenho que engolir o sapo.

RESPONDER

Festivais de verão à espera das regras da DGS. Testes e dispensa da máscara podem ser realidade

Numa altura em que Portugal ainda se encontra na segunda fase de desconfinamento, ainda existem algumas incertezas quanto à organização de grandes eventos. Contudo, os promotores de espetáculos já estão a avançar trabalho coma DGS …

Príncipe da Jordânia aparece em público apesar da prisão domiciliária

O príncipe Hamzah, da Jordânia, apareceu no domingo em público pela primeira vez desde que foi colocado em prisão domiciliária, acusado de "conspiração" contra o rei Abdullah II, seu meio-irmão. Segundo noticiou a agência Lusa, o …

CDS-PP quer eliminar aumento de impostos no alojamento local para compensar “enormes quebras”

O CDS-PP quer eliminar o aumento de impostos no alojamento local, para compensar as “enormes quebras na atividade”. Considerando que o turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia, sugerem que sejam eliminados os …

Profissionais da Cultura denunciam falta de resposta a pedido de apoio

Mais de 30 profissionais das artes denunciaram esta segunda-feira que continuam sem resposta ao pedido de apoio social extraordinário, anunciado em janeiro pela ministra da Cultura, e lamentam "a bola de neve burocrática" associada. "É uma …

Banco de Portugal contra revelação de documentos de negócios que usam dinheiros do Estado

Depois das propostas do PSD e do PAN, o Banco de Portugal indica que a revelação dos documentos pode colocar em causa a confidencialidade dos processos. As propostas do PSD e do PAN para que a …

Europol. Crime organizado na UE está mais violento e recorre mais à corrupção

O crime organizado na União Europeia (UE) está a ficar mais violento e a corrupção é uma característica da quase totalidade das operações das redes de criminosos, concluiu um estudo da Europol. Um relatório da agência …

Advogado da família de Homeniuk pede condenação de inspetores do SEF por homicídio qualificado

O advogado da família do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, que morreu nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, insistiu, esta segunda-feira, na condenação dos três inspetores pelo crime de homicídio qualificado que consta da …

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …