Se o presidente do CCB não sair, João Soares demite-o na segunda-feira

oscepa / Flickr

João Soares

João Soares

O braço-de-ferro entre o ministro da Cultura, João Soares, e o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, vai terminar até segunda-feira. Se Lamas não se demitir, Soares vai forçar a sua demissão, garante.

A promessa foi feita pelo ministro da Cultura no Parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2016, conforme declarações divulgadas pelo jornal Público.

“Eu acho que o presidente do CCB tem de sair”, atirou João Soares nos corredores do Parlamento, “e se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho”.

António Lamas já disse que não pretende apresentar a demissão.

Mas o ministro da Cultura avisa o presidente do CCB de que na segunda-feira vai sair do cargo, quer queira, quer não, e diz que “até já tem um substituto para assumir a presidência” da instituição.

“É uma solução alternativa, capaz, de alguém com experiência, bastante mais jovem, com provas dadas, nomeadamente ao nível de responsabilidades públicas num ministério”, refere o ministro, sem revelar o nome do já certo próximo presidente do CCB.

João Soares acusa António Lamas de ter levado a cabo “uma gestão pouco prudente”, exemplificando com “os seis milhões de euros das reservas do CCB gastos nos últimos tempos”, cita o jornal.

O diferendo entre o ainda presidente do CCB e o governo de António Costa arrasta-se desde a extinção da Estrutura de Missão criada pelo governo de Passos Coelho, que visava a criação de um Plano Estratégico Cultural da Área de Belém, e que era também liderada por António Lamas.

O projecto com vista à gestão conciliada de museus e monumentos foi considerado  por João Soares um “disparate total”, numa entrevista ao Expresso em Janeiro passado, recorda o Público.

Na altura, o ministro da Cultura já desafiava Lamas a “tirar as devidas consequências”, abrindo-lhe a porta de saída do CCB.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Então mas não é a esquerda que é contra a precariedade laboral, defende o emprego para a vida e a proibição do despedimento, blá, blá, blá? Deixem lá estar o Sr., coitado…

  2. Parece um sapo, o gajo. Está gordinho. Cada vez se parece mais com a carantonha de quem lhe fez as orelhas. Ele quer pôr o outro no olho da rua, porque já tem um boy para ocupar o job. Porque é que eles querem estar no poleiro??? Mas com o meu voto NUNCA MAIS!!!

  3. Deve querer pôr naquele poleiro, algum da mesma jaez ou familiar incompetente.
    Não tenham dúvidas que Joãozinho, sai ao papai Marfim! Está tudo dito.

    Malditos políticos!

  4. Não há maneira de acabar com os tachos.
    Esta prática que todos os políticos têm seguido está a desacreditar de forma irremediável os valores da democracia.
    Sem dúvida que cada vez mais os eleitores se interrogam “votar em quem??..”, não voto e assim não tenho que engolir o sapo.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …