Como prometido, João Soares demite o presidente do CCB

Michał Koziczyński / Wikimedia

O ministro da Cultura, João Soares

O ministro da Cultura, João Soares, demitiu esta segunda-feira o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, e nomeou o historiador Elísio Summavielle para o substituir.

“O ministro da Cultura João Soares recebeu esta segunda-feira no seu gabinete o professor António Lamas, a quem entregou cópia do despacho da sua exoneração do cargo de presidente do Centro Cultural de Belém”, refere o Ministério da Cultura em comunicado divulgado à imprensa.

“O novo presidente do Centro Cultural de Belém será o Dr. Elísio Summavielle”, acrescenta o comunicado.

Na sexta-feira, João Soares tinha afirmado em conversa com alguns deputados que, esta segunda-feira, iria demitir o presidente do CCB.

“Eu acho que o presidente do CCB tem de sair”, confidenciou João Soares nos corredores do Parlamento, “e se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho”.

Em causa, nesta discordância entre António Lamas e João Soares, está o projeto de gestão integrada do chamado “eixo Belém-Ajuda”, cuja estrutura de missão foi extinta na semana passada, em Conselho de Ministros.

João Soares diz não ter “a menor das hostilidades do ponto de vista pessoal” com António Lamas, que foi nomeado presidente do CCB em 2014, mas lamentou a sua “gestão pouco prudente”, dando como exemplo que “os seis milhões de euros das reservas do CCB gastos nos últimos tempos”.

O novo presidente do CCB, o historiador Elísio Summavielle foi secretário de Estado da Cultura no Governo de José Sócrates e diretor-geral do Património Cultural no executivo de Pedro Passos Coelho.

Em fevereiro de 2012, foi nomeado diretor-geral do Património Cultural, sendo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, cargo do qual se demitiu a 05 de novembro desse ano, após a saída do detentor da pasta.

Militante do PS, Elísio Summavielle tem 59 anos, nasceu em Lisboa e é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com especialização em História da Arte.

Atualmente, exercia as funções de adjunto do gabinete de João Soares.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

Tal como os humanos, leões também são contagiados pelos bocejos

Uma equipa de cientistas descobriu que tal como nós, humanos, os leões também são sensíveis ao contágio dos bocejos. Tal como explica a revista Newsweek, a ciência tem várias explicações para o porquê de bocejarmos, podendo …

Joana Mortágua volta a ser candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Almada

A deputada Joana Mortágua é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, onde é vereadora desde 2017, adiantou este domingo à Lusa fonte do …