PS vai reverter processo de privatização da TAP

O PS advertiu que a privatização da TAP está ainda numa “fase intercalar” e que um Governo socialista fará reverter o processo para garantir que o Estado conservará a maioria do capital da transportadora aérea.

Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, o coordenador da bancada socialista para a Economia, Rui Paulo Figueiredo, adiantou também que o PS chamará ao parlamento, com caráter de urgência, o ministro da Economia, Pires de Lima, para dar explicações detalhadas sobre o processo de privatização da TAP.

Estas posições foram assumidas pelo dirigente socialista após o Conselho de Ministros ter anunciado a decisão de vender a TAP ao consórcio Gateway, liderado pelo norte-americano e brasileiro David Neeleman, que está associado ao português Humberto Pedrosa (da Barraqueiro), rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich (dono da Avianca).

PCP condena venda por “bagatela” de maior exportador nacional

O deputado do PCP Bruno Dias criticou hoje a venda anunciada da TAP por uma “bagatela”, sublinhando tratar-se do “maior exportador nacional”.

“O Governo revela bem ao serviço de que interesses está quando anuncia a venda, por 10 milhões de euros, uma bagatela, do maior exportador nacional. É uma decisão criminosa, uma traição do interesse nacional”, afirmou o tribuno comunista nos passos perdidos do parlamento.

O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

“É mentira, ao contrário do que alguns afirmam, de que não havia alternativa. Havia e há. O PCP apresentou propostas concretas para salvar a companhia de bandeira e a maioria PSD/CDS e, já agora o PS, não disseram uma palavra e fugiram ao debate para outra discussão genéricas”, lamentou.

Bruno Dias condenou ainda o facto de “os recursos aparecerem facilmente e num instante quando se trata de salvar bancos e banqueiros” e de ser “proibido mobilizar recursos para a defesa de um interesse estratégico como é a companhia aérea de bandeira”.

“Isto não é o fim da história, não podemos dar o caso por arrumado. O país e o povo português não podem dar-se ao luxo de atirar a toalha ao chão. Em relação à continuidade deste processo, que tem de ser cancelado e travado, até ao lavar dos cestos é vindima, como diz o povo”, assegurou.

 

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo partido socialista de ANTÓNIO COSTA, 15 anos depois contra GUTERRES .

    Foi A.Guterres quem há 15 anos pela primeira vez quis privatizar a transportadora.
    Porque não? Mais dinheiro dos contribuintes para fazerem greves no verão, páscoa ou no natal? Sabem o que é o interesse público? Não está inscrito no acordo de credores que assinaram?

      • Costuma-se dizer que, “Sem dinheiro não há palhaços”!..
        Mas, também há palhaços que exageram…
        Com esta super-mega-ri-fixe privatização, além de resolverem todos os problemas do país, ainda vamos ficar todos ricos…
        Ou não… mas, a ignorância é mesmo assim…

    • …Não pensem na TAP de há um ano quando deu lucro. Pensem no sorvedouro de dinheiros públicos que tem sido e que agora não pode continuar – Prejuízo colossal.
      Sem dinheiro e sem poder vender quem quereria um Ferrari a apodrecer à porta?

  2. Tu não te cansas de escrever barbaridades!
    Mas quais “dinheiros públicos”?!
    Quando foi a ultima vez em que foram colocados “dinheiros públicos” na TAP?

    • Replicando com a devida vénia o que JAQUIM ali escreveu “Até de borla seria um bom negocio…” Só ver-nos livres da dívida e ela continuar a voar (512KM€) Afinal do relatório de avaliação a TAP inferem-se montantes negativos (-) não sei quantos mihões!
      NOTA- Do estado é dos contribuintes

  3. Os sofistas do partido socialista é que contaminaram (ingerência) a administração do grupo TAP SGPS (Brasil um cancro a 5M€/mês) Colossal…

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …