Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos escalões.

A agenda da proteção social e do emprego vai motivar as principais lutas do Bloco de Esquerda nas negociações do próximo Orçamento do Estado.

De acordo com o Expresso, o objetivo do partido é recuperar os 30 dias de compensação por ano de trabalho em caso de despedimento e na cessação de contrato a termo. Este tema não se avizinha pacífico, depois de o Governo ter recusado a medida na negociação do ano passado.

O PCP bate-se pelas questões laborais, mas atira discussões mais aprofundadas para o pós-autárquicas. Certo é que BE, PCP e PAN exigem o cumprimento das medidas acordadas no OE2021, antes de darem o próximo passo.

A novidade é que, desta vez, também o PS tem exigências e está a pressionar o ministro das Finanças, João Leão.

Sem se referir diretamente ao Orçamento do Estado para 2022, Ana Catarina Mendes pediu, no encerramento das jornadas parlamentares, “uma política fiscal para a classe média capaz de garantir justiça fiscal e equidade para todos nós”.

Este era um dos compromissos eleitorais de António Costa em 2019: reverter a fusão de escalões de IRS aplicada por Vítor Gaspar, em 2014, que levou ao “grande aumento de impostos” que salvou, à última hora, o financiamento da troika. Costa prometeu a medida para meio da legislatura, mas a pandemia estragou-lhe os planos.

Numa Entrevista ao Expresso, Leão já tinha avisado que essa não é a sua prioridade para o próximo ano. “Não podemos ignorar que a crise mudou radicalmente as questões que se lançaram ao país. Fez-nos reponderar as nossas prioridades”, disse, em abril.

O semanário escreve, no entanto, que há quem não desista no seio do PS e que já houve, inclusive, conversas com o ministro no sentido de o pressionar para que o processo arranque já no próximo ano.

Atacar a pobreza infantil e a política de habitação foram outras das prioridades salientadas pela líder parlamentar socialista, a que acresce a aposta no aumento salarial para os técnicos superiores da Administração Pública, defendida por Costa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …