PS: Pizarro ganha concelhia derrotando ‘drone da federação do Porto’

PS Porto/ wikimedia

Manuel Pizarro (foto: PS Porto/ wikimedia)

Manuel Pizarro (foto: PS Porto/ wikimedia)

Manuel Pizarro foi este sábado reeleito líder da concelhia socialista do Porto, tendo denunciado “truques de baixa política” contra a sua candidatura e considerando que a derrotada foi a federação do PS/Porto.

Manuel Pizarro reconquistou a liderança da comissão política concelhia do PS/Porto com 859 votos (60%), derrotando José Luís Catarino, que obteve 575 votos dos militantes socialistas.

No discurso da vitória – onde começou por dizer que “como é costume, no Porto mandam os do Porto” – o presidente reeleito foi muito crítico em relação à federação do PS/Porto e aos seus dirigentes, denunciando que se passaram “coisas nas eleições que são inaceitáveis e que ofendem os princípios de funcionamento de um grande partido democrático como é o PS”.

“Eu compreendo que a federação não esteja satisfeita com a condução política do PS na cidade do Porto mas não posso aceitar os truques de baixa política com que nos quiseram derrotar”, criticou.

Pizarro afirmou que “talvez seja caso para dizer que quem hoje foi derrotada foi a federação do PS/Porto“, recordando que a lista que perdeu tinha seis membros do secretariado da federação e dois da comissão federativa de jurisdição.

“Cumprimento o meu adversário nestas eleições, José Luís Catarino, sem deixar de lamentar que ele tenha aceitado servir de drone da federação contra a concelhia do Porto”, referiu.

Na opinião do ex-secretário de Estado do Governo de José Sócrates, “esta vitória, com uma margem clara, permite clarificar que a esmagadora maioria dos militantes socialistas do Porto apoiam a condução política da concelhia e apoiam o acordo que foi feito de governação para a cidade do Porto”.

“Vamos esperar que, desta vez, a federação e os seus dirigentes tenham compreendido, definitivamente, que no Porto mandam os do Porto. Se for necessário vamos demonstrá-lo outras vezes, sempre que nos desafiarem para isso”, avisou.

Nas eleições para a Câmara do Porto, a 29 de setembro, o PS ficou em segundo lugar, tendo vencido o independente Rui Moreira.

Pizarro e Moreira chegaram a um acordo, com duração de quatro anos, “para o governo da Cidade do Porto”, atribuindo “pelouros a vereadores eleitos pelo Partido Socialista”.

A distrital do PS/Porto, liderada por José Luís Carneiro, discordou da aceitação de pelouros por parte dos vereadores socialistas da Câmara do Porto, concordando, no entanto, com o acordo “programático” estabelecido com o presidente eleito da autarquia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …