PS perto da maioria absoluta e de dispensar a geringonça

-

Se as eleições fossem hoje, o PS somaria 42% dos votos dos portugueses – um cenário que coloca os socialistas perto da maioria absoluta e sem necessidade da aliança com Bloco de Esquerda e PCP.

Os dados foram apurados numa sondagem Correio da Manhã/Aximage e são divulgados pelo jornal, neste sábado, dando ainda indicações de um ligeiro crescimento do PSD.

Depois dos 42% do PS, o PSD continua a ser o segundo partido mais votado, mas após quase um ano em queda, o partido revela uma pequena subida, somando 26,4% das intenções de voto. Em Janeiro deste ano, na anterior sondagem, o PSD somava 25,1%.

Nesta mesma tendência de subida dos sociais-democratas, verifica-se ainda uma subida de Passos Coelho na tabela de líderes, embora continueo último da lista. António Costa mantém-se na frente e continua com vantagem sobre Passos quanto à confiança dos portugueses para o lugar de primeiro-ministro.

Entre os aliados do PS na “geringonça”, destaca-se a queda do Bloco de Esquerda, que desce dos 9,1% para os 8,4%. Já a CDU sobe de 6,9% para 7,9%.

Em queda está ainda o CDS-PP que passa dos 6,8%, contados em Janeiro, para os 5%.

O CM destaca porém que a sondagem não tem ainda em conta o “reacender da polémica” sobre a Caixa Geral de Depósitos, com as acusações contra Mário Centeno, ministro das Finanças.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O êxito/estabilidade do atual governo acontece porque o mesmo, liderado por António Costa, tem o apoio dos partidos PCP, BE e PAN. O PS não pode de modo algum ser influenciado pelas sondagens porque, independentemente de atingir uma maioria absoluta o mérito não é só do PS mas também dos outros partidos que apoiam o governo, muito do que foi feito não seria possível sem a colaboração dos seus parceiros por isso cuidado, os portugueses não sem podem alhear desta realidade, se o fizerem, na hora, os inimigos atacariam o PS acusando-o de arrogância e jamais haveria credibilidade do PS, perante os eleitores.

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …