PS perto da maioria absoluta e de dispensar a geringonça

-

Se as eleições fossem hoje, o PS somaria 42% dos votos dos portugueses – um cenário que coloca os socialistas perto da maioria absoluta e sem necessidade da aliança com Bloco de Esquerda e PCP.

Os dados foram apurados numa sondagem Correio da Manhã/Aximage e são divulgados pelo jornal, neste sábado, dando ainda indicações de um ligeiro crescimento do PSD.

Depois dos 42% do PS, o PSD continua a ser o segundo partido mais votado, mas após quase um ano em queda, o partido revela uma pequena subida, somando 26,4% das intenções de voto. Em Janeiro deste ano, na anterior sondagem, o PSD somava 25,1%.

Nesta mesma tendência de subida dos sociais-democratas, verifica-se ainda uma subida de Passos Coelho na tabela de líderes, embora continueo último da lista. António Costa mantém-se na frente e continua com vantagem sobre Passos quanto à confiança dos portugueses para o lugar de primeiro-ministro.

Entre os aliados do PS na “geringonça”, destaca-se a queda do Bloco de Esquerda, que desce dos 9,1% para os 8,4%. Já a CDU sobe de 6,9% para 7,9%.

Em queda está ainda o CDS-PP que passa dos 6,8%, contados em Janeiro, para os 5%.

O CM destaca porém que a sondagem não tem ainda em conta o “reacender da polémica” sobre a Caixa Geral de Depósitos, com as acusações contra Mário Centeno, ministro das Finanças.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O êxito/estabilidade do atual governo acontece porque o mesmo, liderado por António Costa, tem o apoio dos partidos PCP, BE e PAN. O PS não pode de modo algum ser influenciado pelas sondagens porque, independentemente de atingir uma maioria absoluta o mérito não é só do PS mas também dos outros partidos que apoiam o governo, muito do que foi feito não seria possível sem a colaboração dos seus parceiros por isso cuidado, os portugueses não sem podem alhear desta realidade, se o fizerem, na hora, os inimigos atacariam o PS acusando-o de arrogância e jamais haveria credibilidade do PS, perante os eleitores.

RESPONDER

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …

Agente que matou Daunte Wright vai ser acusada por homicídio de segundo grau

A polícia que matou a tiro, no domingo, um jovem afro-americano em Brooklyn Center, no Minnesota, Estados Unidos, vai ser acusada por homicídio de segundo grau. Depois de ter apresentado a demissão da polícia de Brooklyn …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Ana Gomes critica "silêncio ensurdecedor" do PS (e teme que ainda exista "o culto de Sócrates")

A ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes criticou esta quinta-feira António Costa e outros dirigentes do PS por se manterem em silêncio relativamente ao caso Operação Marquês e responsabilizou vários governos pela ineficácia no …

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …