PS para PSD e CDS sobre lei do aborto: “Habituem-se”

parlamento.pt

-

O PS pediu esta quinta-feira a PSD e CDS-PP que se habituem ao novo quadro parlamentar, a propósito da interrupção voluntária da gravidez, com centristas e sociais-democratas a criticarem as prioridades socialistas em início de legislatura.

PS, PCP, BE e PEV defenderam esta quinta-feira os seus projetos de lei para reverter as alterações à lei do aborto aprovadas pela anterior maioria PSD/CDS-PP no último plenário da XII legislatura e que introduziram taxas moderadoras e a obrigatoriedade do acompanhamento psicológico e social às mulheres que queiram praticar uma interrupção voluntária da gravidez (IVG).

“No dia 4 de outubro nasceu um novo quadro parlamentar, em que os direitos das mulheres, a sua dignidade e a proteção da saúde sexual e reprodutiva serão respeitados e reconhecidos não de forma somente proclamatória ou demagógica mas de forma inteira e limpa e acima de tudo efetiva”, disse a deputada do PS Susana Amador.

“Habituem-se“, rematou a deputada, recuperando uma expressão dita por António Vitorino após a primeira vitória eleitoral de José Sócrates.

A discussão de hoje “mostra bem qual é a hierarquia de prioridades do PS”, diz Teresa Caeiro, deputada do CDS-PP.

“As duas primeiras iniciativas que os senhores apresentam no parlamento são para revogar uma taxa moderadora de 7,75 euros para a IVG a pedido da mulher e a reposição dos feriados nacionais. Isto é que é a vossa mundividência. Os senhores não têm uma visão do mundo, os senhores têm um libreto de opereta”, acusou.

Também o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite criticou “a ligeireza” com que a esquerda encara o processo legislativo, ao pretender a revogação de uma lei com quatro meses.

“Isentar a IVG de taxa moderadora seria equiparar a IVG a um qualquer outro método anticoncecional”, defendeu o deputado do PSD, dizendo não entender como os partidos de esquerda querem “deixar as mulheres entregues à sua sorte” ao pretenderem acabar com a obrigatoriedade do aconselhamento psicológico e por um técnico de serviço social.

O BE falou pela voz da sua porta-voz, Catarina Martins, que declarou a urgência de acabar com uma lei que “castiga, menoriza e condiciona as mulheres nas suas decisões”, argumentando que a introdução das taxas moderadoras para o aborto, apenas em algumas circunstâncias (continua isento para mal formações do feto e em caso de violação), obriga as mulheres “a dizer ao mundo” os motivos de recorrer a um serviço de saúde, o que a nenhum homem é pedido.

“Hoje é o dia em que começamos a sarar as fraturas que a direita quis abrir na nossa sociedade”, concluiu.

A socialista Elza Pais acusou PSD e CDS de terem querido “pôr o Estado a tutelar as mulheres” com o objetivo de “manipular e condicionar a sua autodeterminação, obrigando-as a falsos apoios que elas não pediram”.

A comunista Paula Santos sublinhou o “verdadeiro golpe legislativo” que considerou ter sido a aprovação das alterações à lei do aborto sob pressão de “setores de direita revanchista que pretendiam fazer um ajuste de contas com a decisão soberana e progressista do povo português” no referendo à IVG.

A deputada do PCP criticou que tais alterações não estivessem apoiadas em qualquer elemento objetivo que indicasse a desadequação da legislação, existindo, pelo contrário, dos números mais baixos de IVG na Europa e uma lei que estava “pacificada na sociedade”.

No mesmo sentido, Heloísa Apolónia considerou que a direita desrespeitou as mulheres portuguesas.

“A direita – que pelos vistos não tinha mais nada que fazer ou com que se preocupar – fez aprovar dois diplomas legais de uma forma absolutamente desproporcionada, como se as mulheres não soubessem o que fazer e fossem livres nas suas consciências”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …