Marques Mendes: No círculo restrito do PS, fala-se de Medina para render Centeno (que está em “rota de colisão” com Costa)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes afirmou que o ministro das Finanças, Mário Centeno, está em “rota de colisão” com o primeiro-ministro, apontando o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, como um dos possíveis sucessores à pasta das Finanças no Governo.

“Mário Centeno e António Costa estão em rota de colisão”, disse Marques Mendes, que é também conselheiro de Estado, dando conta que o mal-estar “já vem de trás”.

Segundo o comentador, a situação terá sido agudizada com a “despromoção” do atual ministro das finanças na constituição do Governo. Mário Centeno, recorde-se, é um dos quatro ministros de Estado de António Costa, sendo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o número dois na hierarquia do Executivo e também ministro de Estado.

No entender de Marques Mendes, o facto de Mário Centeno não ter participado no primeiro debate parlamentar da legislatura evidencia este mal-estar entre Mário Centeno e António Costa. “Não é obrigatório, mas é normal [a presença do ministro das Finanças]”, apontou.

Mário Centeno “entrou mas está de saída” do Governo, reiterou Marques Mendes, dizendo acreditar que o governante irá para o Banco de Portugal.

Para substituir Mário Centeno, há dois nomes possíveis, segundo o comentador da SIC: o atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ou o atual secretário de Estado das Finanças, Mourinho Félix.

Mourinho Félix seria a solução mais “óbvia” e “natural”, disse Marques Mendes, considerando que está a escolha mais provável. Ainda assim, notou, Costa pode optar por uma escolha “menos provável” e “fora da caixa“, vinda do exterior.

“Há uma solução que se fala, num círculo muito restrito dos bastidores do Partido Socialista, que é Fernando Medina”, afirmou.

Nos últimos meses, os rumores sobre uma eventual saída de Centeno do Governo após terminar o seu cargo na presidência no Eurogrupo têm ganhado força. Tal como recorda o jornal Eco, em cima da mesa poderá estar a sua ida para o Banco de Portugal, em 2020, ano em que o atual governador Carlos Costa termina o mandato.

No debate do programa de governo na Assembleia da República esta semana, Rio questionou Costa sobre o tema, não respondendo o primeiro-ministro à questão.

“[O primeiro-ministro] pura e simplesmente não respondeu à minha pergunta, portanto acho que podemos tirar a ilação de que o ministro das Finanças está a prazo. Ou seja, vai estar uns meses no Governo, mas não vai estar muito tempo”, afirmou o líder do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me uma boa escolha. Já deu provas em Lisboa de que percebe de finanças, pelo menos das pessoais. Pelo que li na imprensa, e nunca vi nenhum desmentido, esta criatura conseguiu vender a casa onde morava por um valor muitíssimo bom e, exatamente na mesma altura, conseguiu comprar uma outra por um valor extremamente baixo para os valores de mercado a uma sócia de uma empresa de construção. Depois, passado uns meses, adjudicou por ajuste direto uma obra de alguns milhões a essa mesma empresa pela câmara de Lisboa. Se tudo isto é verdade, nem sei como se mantém no cargo que ocupa. Lixo deste é o que há mais na política em Portugal. Como disse, nunca vi nenhum desmentido dessa notícia.

  2. Raios …. o furão, conseguiu infiltrar o “circulo muito restrito” dos bastidores do P.S. Ou foi consultar a vidente Maya !….e saber que é Conselheiro de Estado, um espião espalha brasas no poder máximo !

  3. Pois!!! As minhas previsões estão a começar a ganhar forma. Segundo o que vejo nas mãos do Costa não vai chegar ao fim do mandato, erros sucessivos nas escolhas vão ditar a queda deste governo.

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …