Marques Mendes: No círculo restrito do PS, fala-se de Medina para render Centeno (que está em “rota de colisão” com Costa)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes afirmou que o ministro das Finanças, Mário Centeno, está em “rota de colisão” com o primeiro-ministro, apontando o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, como um dos possíveis sucessores à pasta das Finanças no Governo.

“Mário Centeno e António Costa estão em rota de colisão”, disse Marques Mendes, que é também conselheiro de Estado, dando conta que o mal-estar “já vem de trás”.

Segundo o comentador, a situação terá sido agudizada com a “despromoção” do atual ministro das finanças na constituição do Governo. Mário Centeno, recorde-se, é um dos quatro ministros de Estado de António Costa, sendo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o número dois na hierarquia do Executivo e também ministro de Estado.

No entender de Marques Mendes, o facto de Mário Centeno não ter participado no primeiro debate parlamentar da legislatura evidencia este mal-estar entre Mário Centeno e António Costa. “Não é obrigatório, mas é normal [a presença do ministro das Finanças]”, apontou.

Mário Centeno “entrou mas está de saída” do Governo, reiterou Marques Mendes, dizendo acreditar que o governante irá para o Banco de Portugal.

Para substituir Mário Centeno, há dois nomes possíveis, segundo o comentador da SIC: o atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ou o atual secretário de Estado das Finanças, Mourinho Félix.

Mourinho Félix seria a solução mais “óbvia” e “natural”, disse Marques Mendes, considerando que está a escolha mais provável. Ainda assim, notou, Costa pode optar por uma escolha “menos provável” e “fora da caixa“, vinda do exterior.

“Há uma solução que se fala, num círculo muito restrito dos bastidores do Partido Socialista, que é Fernando Medina”, afirmou.

Nos últimos meses, os rumores sobre uma eventual saída de Centeno do Governo após terminar o seu cargo na presidência no Eurogrupo têm ganhado força. Tal como recorda o jornal Eco, em cima da mesa poderá estar a sua ida para o Banco de Portugal, em 2020, ano em que o atual governador Carlos Costa termina o mandato.

No debate do programa de governo na Assembleia da República esta semana, Rio questionou Costa sobre o tema, não respondendo o primeiro-ministro à questão.

“[O primeiro-ministro] pura e simplesmente não respondeu à minha pergunta, portanto acho que podemos tirar a ilação de que o ministro das Finanças está a prazo. Ou seja, vai estar uns meses no Governo, mas não vai estar muito tempo”, afirmou o líder do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me uma boa escolha. Já deu provas em Lisboa de que percebe de finanças, pelo menos das pessoais. Pelo que li na imprensa, e nunca vi nenhum desmentido, esta criatura conseguiu vender a casa onde morava por um valor muitíssimo bom e, exatamente na mesma altura, conseguiu comprar uma outra por um valor extremamente baixo para os valores de mercado a uma sócia de uma empresa de construção. Depois, passado uns meses, adjudicou por ajuste direto uma obra de alguns milhões a essa mesma empresa pela câmara de Lisboa. Se tudo isto é verdade, nem sei como se mantém no cargo que ocupa. Lixo deste é o que há mais na política em Portugal. Como disse, nunca vi nenhum desmentido dessa notícia.

  2. Raios …. o furão, conseguiu infiltrar o “circulo muito restrito” dos bastidores do P.S. Ou foi consultar a vidente Maya !….e saber que é Conselheiro de Estado, um espião espalha brasas no poder máximo !

  3. Pois!!! As minhas previsões estão a começar a ganhar forma. Segundo o que vejo nas mãos do Costa não vai chegar ao fim do mandato, erros sucessivos nas escolhas vão ditar a queda deste governo.

RESPONDER

Recurso de Rui Rangel foi distribuído sem sorteio. Procedimento é ilegal

O recurso que opunha o juiz Rui Rangel ao Correio da Manhã foi distribuído diretamente a Orlando Nascimento, atual presidente da Relação de Lisboa, sem que tivesse sido feito o sorteio eletrónico obrigatório por lei, …

"Não pôr o dedo no nariz". Livro medieval ensinava as regras de etiqueta às crianças do século XV

Um livro de boas maneiras do século XV, digitalizado recentemente pela Biblioteca Britânica, está cheio de regras de etiqueta que não são muito diferentes das de hoje. O manuscrito chama-se "The Lytille Childrenes Lytil Boke", as …

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …