Marques Mendes: No círculo restrito do PS, fala-se de Medina para render Centeno (que está em “rota de colisão” com Costa)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes afirmou que o ministro das Finanças, Mário Centeno, está em “rota de colisão” com o primeiro-ministro, apontando o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, como um dos possíveis sucessores à pasta das Finanças no Governo.

“Mário Centeno e António Costa estão em rota de colisão”, disse Marques Mendes, que é também conselheiro de Estado, dando conta que o mal-estar “já vem de trás”.

Segundo o comentador, a situação terá sido agudizada com a “despromoção” do atual ministro das finanças na constituição do Governo. Mário Centeno, recorde-se, é um dos quatro ministros de Estado de António Costa, sendo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o número dois na hierarquia do Executivo e também ministro de Estado.

No entender de Marques Mendes, o facto de Mário Centeno não ter participado no primeiro debate parlamentar da legislatura evidencia este mal-estar entre Mário Centeno e António Costa. “Não é obrigatório, mas é normal [a presença do ministro das Finanças]”, apontou.

Mário Centeno “entrou mas está de saída” do Governo, reiterou Marques Mendes, dizendo acreditar que o governante irá para o Banco de Portugal.

Para substituir Mário Centeno, há dois nomes possíveis, segundo o comentador da SIC: o atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ou o atual secretário de Estado das Finanças, Mourinho Félix.

Mourinho Félix seria a solução mais “óbvia” e “natural”, disse Marques Mendes, considerando que está a escolha mais provável. Ainda assim, notou, Costa pode optar por uma escolha “menos provável” e “fora da caixa“, vinda do exterior.

“Há uma solução que se fala, num círculo muito restrito dos bastidores do Partido Socialista, que é Fernando Medina”, afirmou.

Nos últimos meses, os rumores sobre uma eventual saída de Centeno do Governo após terminar o seu cargo na presidência no Eurogrupo têm ganhado força. Tal como recorda o jornal Eco, em cima da mesa poderá estar a sua ida para o Banco de Portugal, em 2020, ano em que o atual governador Carlos Costa termina o mandato.

No debate do programa de governo na Assembleia da República esta semana, Rio questionou Costa sobre o tema, não respondendo o primeiro-ministro à questão.

“[O primeiro-ministro] pura e simplesmente não respondeu à minha pergunta, portanto acho que podemos tirar a ilação de que o ministro das Finanças está a prazo. Ou seja, vai estar uns meses no Governo, mas não vai estar muito tempo”, afirmou o líder do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me uma boa escolha. Já deu provas em Lisboa de que percebe de finanças, pelo menos das pessoais. Pelo que li na imprensa, e nunca vi nenhum desmentido, esta criatura conseguiu vender a casa onde morava por um valor muitíssimo bom e, exatamente na mesma altura, conseguiu comprar uma outra por um valor extremamente baixo para os valores de mercado a uma sócia de uma empresa de construção. Depois, passado uns meses, adjudicou por ajuste direto uma obra de alguns milhões a essa mesma empresa pela câmara de Lisboa. Se tudo isto é verdade, nem sei como se mantém no cargo que ocupa. Lixo deste é o que há mais na política em Portugal. Como disse, nunca vi nenhum desmentido dessa notícia.

  2. Raios …. o furão, conseguiu infiltrar o “circulo muito restrito” dos bastidores do P.S. Ou foi consultar a vidente Maya !….e saber que é Conselheiro de Estado, um espião espalha brasas no poder máximo !

  3. Pois!!! As minhas previsões estão a começar a ganhar forma. Segundo o que vejo nas mãos do Costa não vai chegar ao fim do mandato, erros sucessivos nas escolhas vão ditar a queda deste governo.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …