O PS está “envergonhado” e “enraivecido” com as suspeitas de corrupção que envolvem Manuel Pinho e José Sócrates. Desabafos de João Galamba e Carlos César que surgem quando uma carta revela que Pinho recebeu a garantia de Ricardo Salgado de que teria direito a uma pensão de 61 mil euros aos 55 anos, dois dias antes de se tornar ministro da Economia do Governo de Sócrates.
Esta promessa foi dada por Ricardo Salgado a Manuel Pinho numa carta com data de 10 de Março de 2005, revela o Correio da Manhã. Dois dias depois, Pinho tornou-se ministro da Economia.
O ex-governante foi administrador-executivo do BES entre 18 de Novembro de 1994 e 11 de Março de 2004. Depois de ter saído do Governo, voltou ao BES em 2010.
Em 2005, na antecâmara da sua entrada para o Governo, Salgado garantiu a Pinho que aos 55 anos, independentemente do que o futuro lhe reservasse, teria direito a uma reforma equivalente a cerca de 62 mil euros mensais, atesta a carta citada pelo CM.
“Neste virar de página da sua vida profissional, não quero deixar de reafirmar – em nome do BES que represento – os direitos adquiridos enquanto prestou serviços no Banco Espírito Santo, SA que represento – assumindo particular relevância a prerrogativa – anteriormente contratualizada consigo, pelo BES, em 10/03/2004 – logo que completar os 55 anos de idade, solicitar a passagem à reforma, auferindo 100% do salário pensionável”, aponta Salgado na carta endereçada a Manuel Pinho.
A carta terá sido apresentada pelo ex-ministro da Economia no processo cível que moveu contra o Novo Banco e a GNB – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, reclamando o direito à tal pensão. O tribunal acabou por concluir que Pinho não tinha direito à reforma.
Manuel Pinho é suspeito de ter recebido milhões do Grupo Espírito Santo, no âmbito da investigação do caso EDP. O ex-ministro terá beneficiado a companhia eléctrica com decisões tomadas enquanto foi ministro da Economia, segundo as alegações do Ministério Público. O BES foi um dos accionistas maioritários da EDP.
PS “envergonhado e enraivecido” com Pinho e Sócrates
As suspeitas que recaem sobre Manuel Pinho são uma “vergonha” para o PS, concordam os socialistas João Galamba e Carlos César.
O presidente do PS foi o primeiro a assumir, aos microfones da TSF, que o partido “sente-se envergonhado” com a onda de suspeitas em torno de Pinho. “A confirmar-se é uma situação incompreensível e lamentável“, considerou Carlos César no programa “Almoços Grátis”.
César falou também de Sócrates e sublinhou que, neste caso, a vergonha “até é maior”.
“Ficamos até enraivecidos com isto”, com “pessoas que se aproveitam dos partidos políticos” e têm “comportamentos desta dimensão e desta natureza”, lamentou ainda o presidente do PS, frisando que os socialistas estão “revoltados”.
João Galamba notou, por seu turno, na rubrica Esquerda-Direita, na SIC Notícias, que o caso de Pinho deixa os socialistas “perplexos com a revelação pública de um ministro de um Governo do PS que recebia mensalmente verbas quando disse que tinha cessado toda e qualquer relação com o BES”.
O deputado do PS não se esqueceu do caso Sócrates, considerando ainda que “envergonha qualquer socialista, sobretudo se as acusações vierem a confirmar-se”.
Só o PS? eu penso que os portugueses em geral.
Enraivecido ou apenas envergonhado? E quedê os outros? Vasculhem que vão encontrar muitos mais!!
Facam o que tem a fazer , encerrem os tribunais, acabem com a Justica , como fizeram com a universidade, com o BES e outros…
Mas esta gentalha querem fazer-nos acreditar que o 44 e este anão atuaram sozinhos sem conhecimento de mais ninguém?!!! Então mas já grande parte do país comentava os devaneios do 44 e estranhava-se quase tudo o que o anão fez e os governantes do PS que com eles conviviam diariamente não sabiam de nada?! Vão gozar com o Camões! Ou são todos parvos ou querem tomar-nos por parvos.
E quanto ao Carlos César… depois do episódio dos subsídios mais valia estar calado e arrumar a viola de vez.
Caro José Cabeças à Cabeça!
No futebol és um falhado, mas neste assunto estou de acordo contigo.
O “Sócrates e os amigos” foram uns ladrões do nosso país.
Agora foi desmascarado este “anão Pinho” mas vão aparecer outros “anões Pinho”, isto foi tudo uma teia bem feita em que o Sócrates era o ladrão mor e depois haviam os amigos, mamavam todos da mesma teta.
Penso que não deve ser só o PS a sentir-se envergonhado, quero também ver o PSD e o CDS virem a terreno falar se sentem vergonha da sua gente que nos deixou como deixou com o caso do BPN-Submarinos etc. E já agora um grande economista que teve vários cargos ao longo de anos e que beneficiou grandemente com o BPN e que antes do BES colapsar veio para a televisão dizer que o mesmo estava muito bem e que os portugueses podiam, à confiança, comprar acções no aumento de capital que não iriam ter qualquer problema
O BPN submarinos. Diz bem! O BPN foi levado à falência por uns e nacionalizado por outros. Não foi a falência que me incomodou. O banco não era meu nem tinha lá interesses. Podia ir à vida. O que me incomoda é ter de estar a pagá-lo por culpa do socas44 e sua pandilha. Quanto às luvas dos submarinos andaram de offshore em offshore, passando pelo Suíça e acabando em contas no BES. Deve imaginar onde elas foram parar…!
Felizmente o PS está a reagir ao sentimento de repúdio de toda a sociedade portuguesa. Já não era sem tempo.
A política precisa de separar o trigo do joio e correr com os corruptos da política, em TODOS os partidos !
SIM em TODOS
Isto é assim mesmo meus amigos!…
Alguns ilustres estão nas empresas e saem da zona de conforto para o Parlamento ou Conselho de Ministros para redigirem as leis a seu favor e depois regressam à situação anterior para usufruir de tudo o que por lá tramaram enquanto governaram ou aprovaram e no interesse das suas bolsas e respectivos amigos.
Nós, povo, não votamos ou elegemos quem queremos, mas sim naqueles que nos põem à frente para escolhermos. Ao votarmos apenas somos coniventes com uma situação que nos é lesiva.
Isto é como naquelas viagens organizadas do tipo excursão. Às vezes apetecia-nos um cozido, mas a opção apresentada é macarrão ou uns bifes de perú mal temperados.
o ps sempre soube e sabe quem roubou
O PS está “enraibecido”??? E nós os outros dez milhões de portugueses???
Fomos roubados pelo José Sócrates, pelo Manuel Pinho e por mais vigaristas que só foram para a política para se “governarem (roubar)” e “desgovernarem” o país.
O PS está “enraibecido” porque se descobriu toda esta roubalheira e agora já não podem roubar da mesma forma, tem que inventar outros esquemas e mesmo assim vão estar sempre de orelhas no ar porque podem ser descobertos como estes foram.
O Sócrates e o Pinho deram cabo da vida dos actuais políticos, vão ter de roubar de outro modo.
Prendam estes vigaristas todos!
QUAISQUER SEMELHANÇAS COM MENSALÃO PETROLAÕ E MAIS NÃO SEI QUANTOS ÃOS DOS GOVERNOS DE LULA E DILMA, NO BRASIL…. É PURA COINCIDÊNCIA…… MUITA ÁGUA AINDA VAI CORRER NOS RIOS SECOS, NO REYNO DA KORRUPTLÂNDIA!!!!
Suspeitas???
Então ainda duvidam?
Mas que contaminação, Salazar se fosse possível ressuscitar morreria de ataque cardíaco de imediato ao enfrentar tal classe democrática!
Democrática ? mas que palavrão isto não é democracia, nós estamos numa maior ditadura do que antes de Salazar, a diferença é só de se poder pronunciar e dar estes comentários de resto, isto é pura ditadura, Gostava que todas as leis fossem botadas por meio de referendos assim eles não podiam fazer leis a favor deles Políticos, só assim se acabava com esses Políticos de meia tigela. vamos é tratar de fazer um movimento para atracar esses fulanos, como Cav*co Sil*a Pau*o Port*s, Socrt*s, Pinh*s, todos aqueles que Recebem do Fundo de Pensões mais de €5000 Por Mês , acabemos com tudo isso e vêem que o País entra nos eixos. na suíça os políticos não tem mais de €7000 de reforma por mês, isso está na constituição suíça, porque é que em Portugal temos de ser diferentes, Portugal é uma peneira e espanha é uma eira portque é que temos o dobro dos deputados na assembleia da república, Ora se Portugal é tão pequenino, para quê o dobro de deputados de Espanha? todas estas coisas estão a fazer despesa e a empobrecer o País. Disse.
Não discordando do resto, onde viu essa palermice de Portugal ter o dobro dos deputados de Espanha?!
Na revista Maria?!
Só no Congreso de los Diputados são 350 Deputados, mais 266 no Senado – mas, sabe quantos parlamentos há em Espanha?
São “só” 17 comunidades autónomas e cada uma tem o seu parlamento – por exemplo na Catalunha são 135 deputados, na Galiza são 75, etc, etc!…
Portanto, como dizia o outro, é fazer as contas!…
Tanta informação oficial na Internet (e a Espanha aqui ao lado), mas a ignorância teima em espalhar-se…
Não vou perder muito tempo com este, nem com o Vara, nem com o 44, nem com o António Costa e os Kamov e SIRESP ou o Paulinho e os submarinos nem nada disso.
Vou centrar-me apenas no crime perpetrado pela grande maioria dos nossos deputados que apresenta falsas moradas para beneficiar de um subsídio indevido. Isto configura um crime de fraude na obtenção de subsídio. É inaceitável que mais de metade do parlamento esteja nesta situação.
Acho que é altura do povo ir para a rua e só voltar para casa quando estes fdp saírem todos de lá. Este gente não é séria. Esta gente não pode representar o povo.
atencao neste site ha censura eu escrevi um comentario ontem e nao foi publicado
Os Regimes dos Socialimos / Marxismos “Democraticos”, não são Regimes dos Direitos dos TRABALHADORES?!
Pois aqui tem a “verdade escondida: Ó Zé, vê lã mas é se Pagas a Conta!!!
ahahahah
Coitados dos nossos políticos do PS! Serem enganados assim por estes galifões! Coitado do pombinho do Sócrates ser enganado assim pelo seu ministro da economia que veio recomendadíssimo por aquele banqueiro seriíssimo que todos conhecemos tão bem ! Isto é que são as chamadas facadas nos costas! Estão a contar histórias a quem? Shame on you!
Pela primeira vez na história de Portugal tivemos um ministro avençado de um grupo financeiro. É obra!
Grupo financeiro que prometeu garantir-lhe uma reforma de 55 000 euros, aos 55 anos, se ele puxasse os cordelinhos, que eles queriam, quando fosse para o governo, para o qual foi escolhido graças à sua “extraordinária” competência pela qual nós pensávamos que tinha sido chamado a leccionar na Universidade de Colombia!! Afinal foi a EDP que teve que financiar este seu mérito! E depois destas trapalhadas todas ainda ameaça que vai recorrer a tribunais internacionais! E preciso pouca vergonha!