Documentos revelam como Manuel Pinho recebeu 2 milhões do GES

21

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, terá recebido 2,1 milhões de euros do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, entre 2002 e 2014, segundo novos documentos do processo de investigação ao caso EDP, onde o ex-governante é arguido.

A SIC Notícias teve acesso a documentos do caso EDP que apontam que Manuel Pinho recebeu 2,1 milhões de euros do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, a offshore ES Enterprise, com sede no Panamá.

A estação refere que consultou folhas de cálculo de Jean-Luc Schneider, um alto quadro do GES, que “recebia as ordens de Ricardo Salgado” e registava todas as entradas e saídas do “saco azul”. Numa dessas folhas consultadas pela SIC, relativa ao ano de 2012, o nome de Pinho surge à cabeça da lista de pagamentos de Ricardo Salgado, só sendo superado por duas ordens de pagamento para dois membros da família de Ricardo Salgado.

Esses pagamentos, que terão sido efectuados entre 2002 e 2014, terão sido feitos para sociedades offshore de Pinho. E dos 2,1 milhões do “bolo”, Pinho terá recebido 793 mil euros enquanto desempenhava funções de ministro da Economia no Governo de José Sócrates.

A SIC Notícias aponta, ainda, que foram detectadas outras transferências do “saco azul” do GES para uma conta de Pinho na filial suíça do BES, no valor de mais de 300 mil euros, entre 2013 e 2014. Estes valores podem respeitar a remunerações pelo cargo que desempenhou de vice-presidente do BES África, aponta a SIC, frisando que, como foram depositados fora de Portugal, escaparam ao crivo do fisco.

Ainda segundo a SIC Notícias, os investigadores do caso EDP recorreram a escutas telefónicas entre Pinho e José Sócrates que foram interceptadas no âmbito da Operação Marquês. Numa dessas conversas, “Pinho pede ao antigo primeiro-ministro que interceda junto de Lula da Silva para arranjar um financiador brasileiro para um programa de formação na Universidade de Columbia”, nos EUA, refere o canal de televisão.

Pinho é suspeito de ter beneficiado a EDP em cerca de 1,2 mil milhões de euros por decisões tomadas enquanto ministro da Economia. Como contrapartida, o ex-governante terá recebido o patrocínio para dar um curso na Universidade de Columbia.

Antes de ter sido nomeado para o Governo, em 2005, Pinho trabalhava no Grupo BES que foi um dos accionistas de referência da EDP.

Pinho vai ao Parlamento, mas não fala

O Bloco de Esquerda entregou nesta quarta-feira, no Parlamento, um projecto de resolução para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à actuação de Manuel Pinho no âmbito das rendas excessivas no sector da energia.

A proposta do BE visa averiguar “o pagamento de rendas e subsídios aos produtores de electricidade, sob a forma de Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual ou outras”, cita o Diário de Notíciasque publica o documento.

Os bloquistas pretendem também analisar “a existência de corrupção de responsáveis administrativos ou titulares de cargos políticos com influência ou poder na definição destas rendas”.

A CPI deverá abranger os governos de Durão Barroso, de Santana Lopes, de José Sócrates e de Pedro Passos Coelho, ou seja, “todo o período de vigência dos CMEC, de 2003 a 2014″, refere o DN.

Manuel Pinho ficará, assim, obrigado a comparecer nesta CPI, caso contrário, pode ser emitido um mandado de detenção. Mas se essa presença for solicitada antes de o ex-ministro prestar declarações no Ministério Público, Pinho vai manter-se em silêncio perante os deputados.

ZAP //

21 Comments

  1. Vai ao parlamento fazer o quê? Chega da conversa da treta, se está provado que recebeu Luvas e ainda por cima não as declarou vai p/ a prisão e Paga altos montantes ou vai ser outro que processo vai-se arrastar durante anos e não dar em nada. O POvo está FARTO de ser enganado, ludibriado, roubado por este politicos de M—-. BASTA

  2. Não tenho raiva a Manuel Pinho que não passa de mais um rato de esgoto a fazer pela vidinha.
    Tenho raiva a este Regime, dito Democrático, onde as entidades não funcionam e estão coniventes com esta corrupção e lodaçal.
    Partidos, Parlamento e Deputados, Governo, Tribunais e MP, o que andam a fazer ? qual o vosso papel nesta corrupção galopante ? Papel higiénico ?!
    Calma ?
    Há casos destes com mais de 10 anos e os criminosos andam por aí…
    Fosse um pedinte a roubar um chocolate no supermercado, e já estava condenado e preso.

    • Isso é um comentário fácil de fazer…
      Das duas uma. Ou você se abstém de votar, e os outros votam por si, e em termos práticos nada resolve.
      Ou vai mesmo votar e gostaria de saber que voto usaria para não os colocar lá outra vez. PS ou PSD, pois os outros não decidem nada em termos de poder.
      Ainda não entendeu que o problema tem pouco a ver como se vota, mas com o regime instalado em Portugal, corrupto, irresponsável, pouco interessado com os problemas do povo, muito interessado com as benesses dos deputados e membros do governo?
      Iremos votar no “suposto mal menor”, e esse partido irá lá colocar alguém como Sócrates ou Manuel Pinho. E que eu saiba ninguém votou neles diretamente.
      É um Regime Corrupto, e por isso cada vez há menos gente interessada.

    • Pois, mas então vamos escolher quem para governar? A democracia actual permite-nos escolher de entre 5 predadores, qual deles devemos escolher para nos comer…. A democracia conseguiu desde o 25 de Abril até hoje, reduzir a este ponto o nº de partidos que podemos escolher.

      • Eu estou a dizer 5, mas na realidade capazes de formar governo são só dois, certo?
        por isso deixo ao seu critério, o cordeirinho (povo), quer ser comido pelo lobo ou pelo Leão? é só escolher…..

      • Não tem uma boa escolha. Vota no “mal menor”, naquele que pensa será menos gatuno. Não há atualmente uma “democracia” em Portugal.
        Há uma “partidocracia”. Eles fazem as leis de modo a perpetuarem-se no poder. Aumentam os seus próprios vencimentos e nunca aprovarão a “lei do enriquecimento ilícito” que os penalizaria.
        Portugal só não é uma Ditadura, porque não há ditador e há eleições.
        Mas temos visto desde o 25/abril que a corrupção é cada vez maior, e a justiça sempre branda com quem é apanhado a exagerar no roubo. Sim, porque roubar, todos roubam e todos usam o parlamento e o poder para auto enriquecimento.
        Desculpe desapontá-lo. Mas este país está mesmo a cheirar mal, e detesto quando me dizem que a culpa é do povo.

      • Uma eventual “culpa” do nosso povo somente se considerarmos que a inércia, o laxismo e o deixa-andar perante coisas tão fundamentais como o pedido de responsabilidade aos governantes (para além do acto do voto somente, bem-entendido) está profundamente enraizado em Portugal, em contraponto com a atitude noutros países. Se esta escalada de tantas coisas a vir ao de cima estivesse a acontecer, por exemplo, aqui ao lado, já as ruas se tinham enchido de gente que não desarmaria, semanas a fio, a pedir mudanças. Nota: não quero dizer com isto que os espanhóis são melhores ou piores do que nós. Mas enfim, a última vez que me lembro de algo a sério por cá foi em 2012 com a coisa da TSU, porque aí estavam a preparar-se para nos irem ao bolso declaradamente e no imediato… Pois com toda esta corrupção que se tem visto vão-nos ao bolso indirectamente, mas vão na mesma, e como vão!!

  3. Tem de ser preso, a EDP tem de restituir o dinheiro dos Portugueses com juros, e o Governo vai ter de tomar conta do sector energético neste País, porque não se admite que a EDP (monopolista do sector eléctrico), continue a espezinhar as famílias e principalmente as empresas deste País, com preços de energia insuportáveis, quando sabemos muito bem, que quase a totalidade da energia eléctrica é produzida com energias renováveis, tendo por isso custos de produção bem mais baixos do que aqueles que nos impõem actualmente. Não tem que ser os consumidores a pagar os salários e os lucros principescos dos senhores da EDP.

  4. 5 predadores? Desculpas!
    Há mais de 20 partidos registados no Tribunal Constitucional!
    Nas eleições legislativas vão votar e atrevam-se a votar fora destes 5.
    O povinho nunca quer é ter trabalho para ler programas eleitorais e procurar por si a informação que precisa para decidir. Deixam-se ficar pelo que passa nas televisões e pelo que vem nos panfletos da propaganda, que é pouco ou nada. E se não lhes agrada, ficam em casa e deixam que as “clientelas” dos outros decidam por eles.
    Sempre fui votar, e já perdi a ilusão que qualquer destes resolva os problemas do País, é preciso correr com esta corja e eleger outros que nunca lá tenham sentado o rabo. É por isso que voto sempre, mas sempre fora destes 5.

  5. Como é que Portugal não há-de estar sempre aflito, com dificuldades económicas?!
    .
    Eu acho que os políticos sequer fazem horas extra para exercerem o mandato para que foram eleitos, ou empossados.
    .
    A regra é concluirmos que “vão para lá” para cuidar das suas vidinhas, dos seus amigos e das suas clientelas!…
    .
    Governar com diligência, issó fazem pouco ou nada, algumas horas ou nunca!
    .
    Atrevo-me a pensar que isto é traição!
    .
    Isto é traição aos cidadãos, à geração presente e ao património das gerações futuras, que vemos ser sucessivamente delapidado e sugado por inimputáveis… que nascem nas nossas casas, que saem de entre nós, nas nossas aldeias, vilas e cidades.
    .
    Todos nós Portugueses temos obrigação de disciplinar e exigir mais destes “nossos empregados”!
    .
    Este “empregados” devem-nos lealdade, esforço e zelo, pois foi para isso que foram escolhidos e é para isso que são pagos com chorudos ordenados, subsídios e pensões.
    .
    É culpa nossa se permitimos que continuem a abusar-nos e não sejam punidos porque não cumprem com zelo a missão de nos servir.

  6. Isto só muda, se forem assasinados meia duzia deles para que assim pensem duas veses, se vale a pena o risco a correr.

  7. Como os media sabem sempre mais que os investigadores? Ainda não houve interrogatório? Todos precisam de mamar. Já não voto há uns anos mas o PAN sempre defende as vacas…

  8. e andamos nós a pagar estas mordomias até quando? aja referendos para decidir quem deve ocupar estes cargos altos aja referendo para votar as leis não é o parlamento que deve decidir só , pois leis a seu favor Claro passam tudo é tudo aprovado e metamos esses gatunos todos na prisão, e Atenção que é na eletricidade de portugal que estão os maiores gatunos. POVO ABRAM OS OLHOS E VAMOS AGIR.

  9. Pinho não é Socrates, …é mais agressivo e geniquento. Não tem medo e esta zangado… e com ele nem brincam. Vai lá, mas por pirraça nem fala. Não dá confiança ! Então ???. Querem entrar-lhe em casa?
    Vai,.. faz cara cheia, estende os dedos na testa e manda outro par de corninhos,… agora a todos os deputados, incluindo e principalmente Cesar e Galamba ! Sai no fim da sessão com a cara que entrou,… e para evitar o transito, vai para casa de mota e motorista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.