PS desmente o Bloco na taxa Robles (e Rio diz que “não é assim tão disparatada”)

Está criado mais um foco de tensão entre o PS e o Bloco de Esquerda. Tudo por causa da chamada “taxa Robles”. Os socialistas desmentem os aliados da esquerda e só o PSD defende a proposta, com Rui Rio a considerar que “não é assim uma coisa tão disparatada”.

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou que está a negociar com o Governo uma taxa para combater a especulação imobiliária desde Maio passado, mas o líder parlamentar do PS, Carlos César, assegurou na SIC Notícias que o seu partido só teve conhecimento da iniciativa “na última reunião da passada sexta-feira”.

Carlos César frisou que neste encontro entre membros do Governo e do BE, marcou presença “o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais” e não o ministro das Finanças, garantindo ainda que “não houve nenhum compromisso” da parte do Executivo.

O PS e o próprio primeiro-ministro António Costa já se tinham manifestado contra a ideia do Bloco e Carlos César reforçou essa ideia na SIC Notícias, vincando que o partido “não está de acordo com essa proposta”.

Carlos César acusou ainda o BE de querer “dissipar os efeitos negativos” da polémica que envolveu o ex-vereador bloquista na autarquia lisboeta, Ricardo Robles, no âmbito de um imóvel em Lisboa. O líder parlamentar dos socialistas atesta que não aceita que “esta norma seja apresentada como uma penitência para o BE afastar este fantasma com que se confrontou”.

Além disso, Carlos César defende que a proposta do BE foi “feita à pressa” e que se trata de “um imposto inútil ao combate à especulação”.

O CDS também criticou a ideia, acusando o Bloco de demagogia, e o PCP acusou os bloquistas de terem “objectivos políticos evidentes”, lembrando o caso Robles.

Até agora, apenas Rui Rio defendeu a medida do partido de esquerda, frisando que “não é assim uma coisa tão disparatada”.

“Efectivamente, uma coisa é comprarmos e mantermos durante ‘x’ tempo e outra coisa é andarmos a comprar e a vender todos os dias só para gerar uma mais-valia meramente artificial”, frisou o presidente do PSD após uma reunião com o bastonário da Ordem dos Psicólogos, no Porto.

“Não estou a dizer que sou favorável, mas não rejeito liminarmente, não é uma ideia tão disparatada, nem eu posso dizer que a ideia é disparatada porque vem da esquerda e se viesse da direita era menos disparatada. Não é assim que oriento os meus pensamentos”, sublinhou ainda Rio.

O Estado “às vezes deve intervir para ajudar a regular o mercado”, que “segundo as teses liberais ajusta tudo, mas com custos sociais brutais”, concluiu o líder social-democrata.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …