PS desmente o Bloco na taxa Robles (e Rio diz que “não é assim tão disparatada”)

Está criado mais um foco de tensão entre o PS e o Bloco de Esquerda. Tudo por causa da chamada “taxa Robles”. Os socialistas desmentem os aliados da esquerda e só o PSD defende a proposta, com Rui Rio a considerar que “não é assim uma coisa tão disparatada”.

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou que está a negociar com o Governo uma taxa para combater a especulação imobiliária desde Maio passado, mas o líder parlamentar do PS, Carlos César, assegurou na SIC Notícias que o seu partido só teve conhecimento da iniciativa “na última reunião da passada sexta-feira”.

Carlos César frisou que neste encontro entre membros do Governo e do BE, marcou presença “o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais” e não o ministro das Finanças, garantindo ainda que “não houve nenhum compromisso” da parte do Executivo.

O PS e o próprio primeiro-ministro António Costa já se tinham manifestado contra a ideia do Bloco e Carlos César reforçou essa ideia na SIC Notícias, vincando que o partido “não está de acordo com essa proposta”.

Carlos César acusou ainda o BE de querer “dissipar os efeitos negativos” da polémica que envolveu o ex-vereador bloquista na autarquia lisboeta, Ricardo Robles, no âmbito de um imóvel em Lisboa. O líder parlamentar dos socialistas atesta que não aceita que “esta norma seja apresentada como uma penitência para o BE afastar este fantasma com que se confrontou”.

Além disso, Carlos César defende que a proposta do BE foi “feita à pressa” e que se trata de “um imposto inútil ao combate à especulação”.

O CDS também criticou a ideia, acusando o Bloco de demagogia, e o PCP acusou os bloquistas de terem “objectivos políticos evidentes”, lembrando o caso Robles.

Até agora, apenas Rui Rio defendeu a medida do partido de esquerda, frisando que “não é assim uma coisa tão disparatada”.

“Efectivamente, uma coisa é comprarmos e mantermos durante ‘x’ tempo e outra coisa é andarmos a comprar e a vender todos os dias só para gerar uma mais-valia meramente artificial”, frisou o presidente do PSD após uma reunião com o bastonário da Ordem dos Psicólogos, no Porto.

“Não estou a dizer que sou favorável, mas não rejeito liminarmente, não é uma ideia tão disparatada, nem eu posso dizer que a ideia é disparatada porque vem da esquerda e se viesse da direita era menos disparatada. Não é assim que oriento os meus pensamentos”, sublinhou ainda Rio.

O Estado “às vezes deve intervir para ajudar a regular o mercado”, que “segundo as teses liberais ajusta tudo, mas com custos sociais brutais”, concluiu o líder social-democrata.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …