Proprietários lisboetas que receberam taxa de Proteção Civil têm de corrigir IRS

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

A devolução por parte da Câmara Municipal de Lisboa da Taxa de Proteção Civil vai obrigar os proprietários de casas arrendadas a corrigir as respetivas declarações de IRS.

Segundo o Diário de Notícias, a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) está a alertar para o esclarecimento enviado hoje pelo gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a devolução do valor cobrado pela taxa municipal de Proteção Civil.

“A ALP obteve hoje a confirmação de que o Governo socialista não vai resolver por sua iniciativa a trapalhada fiscal criada por Fernando Medina (…)”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Os proprietários lisboetas com casas arrendadas que tenham deduzido em sede de IRS o valor que tiveram de suportar por esta taxa vão ter de corrigir as declarações de rendimentos num prazo de 30 dias. No entanto, a associação diz desconhecer qual a data a partir do qual esse período deve ser contabilizado.

“A resposta vem determinar que as declarações de rendimentos têm de ser retificadas num prazo de 30 dias, a partir de uma data que, em verdade, não é possível aferir qual é“.

A associação aconselha os senhorios, que tenham incluído o respetivo montante como custos e encargos do anexo F, da Declaração Modelo 3 de IRS, no campo referente a taxas municipais do quadro 13, a proceder à entrega da declaração Modelo 3 de substituição relativa aos anos em que tenha ocorrido o pagamento da taxa.

“Acresce que estes contribuintes podem ainda incorrer em coimas“, diz a ALP, citada pelo jornal, defendendo que “deveria ser adotada pela Autoridade Tributária uma solução de correção oficiosa das liquidações, que não onerasse os proprietários”.

A taxa municipal de Proteção Civil, cobrada pela Câmara de Lisboa entre 2015 e 2017, foi criada para substituir a taxa de conservação e manutenção dos esgotos. Foi considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional e, portanto, o valor cobrado aos residentes teve de ser devolvido pela autarquia através de de vale postal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e …

Guru indiano condenado a prisão perpétua por violar jovem

Asaram Bapu violou uma jovem de 16 anos em 2013, enquanto os pais, que eram seus seguidores, esperavam e cantavam as orações do guru do lado de fora. Um tribunal indiano na cidade de Jodhpur, no …

Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame "monte relvado" foi finalmente posta de lado. O Presidente dos Estados Unidos, John …

Deputado do PSD mora em Lisboa, mas recebe subsídios como se vivesse em Portalegre

O ex-número 2 do PSD, o deputado José Matos Rosa, reside em Lisboa há três anos, mas recebe do Parlamento o subsídio de transporte e as ajudas de custo porque declara Portalegre como a sua …

Bastonária dos Enfermeiros pede investigação a contratos de contentores no São João

A bastonária dos Enfermeiros pede às autoridades que investiguem os contratos entre o Hospital São João e as empresas que fornecem os contentores onde estão instaladas a pediatria e a neurocirurgia. Em entrevista à agência Lusa, …

ADN ajudou a capturar assassino que aterrorizou Califórnia nos anos 70 e 80

As autoridades da Califórnia anunciaram a prisão de um homem suspeito de ser o "assassino do estado dourado", responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980. "Na terça-feira, um …

Jihadista portuguesa capturada quando fugia dos combates na Síria

Uma mulher portuguesa que fez parte do grupo terrorista Estado Islâmico está entre as pessoas que foram capturadas por soldados curdos, nos últimos meses, e que vivem num acampamento do Alto-Comissariado das Nações Unidas para …

Estado prevê ganhar mais de 25 milhões com leilão de madeira queimada

Este será o terceiro e o maior leilão para vender madeira ardida proveniente de matas nacionais afetadas pelos incêndios de outubro. O Governo espera arrecadar mais de 25 milhões de euros. Segundo o jornal i, está …

Varoufakis cobra ao Governo português dívida de gratidão para com os gregos

O atual líder do movimento pan-europeu DiEM25, empenhado na formação de um movimento transnacional, participou esta quarta-feira no desfile na Avenida da Liberdade comemorativo do 25 de Abril, integrado no partido Livre. Yanis Varoufakis, ex-ministro das …

Academia Sueca pondera não conceder Nobel da Literatura este ano

A Academia Sueca, abalada por um escândalo que envolve fugas de informação e abusos sexuais que fez sair cinco membros, poderá não atribuir este ano o prémio Nobel da Literatura. Em declarações à televisão SVT, o …