Proprietários lisboetas que receberam taxa de Proteção Civil têm de corrigir IRS

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

A devolução por parte da Câmara Municipal de Lisboa da Taxa de Proteção Civil vai obrigar os proprietários de casas arrendadas a corrigir as respetivas declarações de IRS.

Segundo o Diário de Notícias, a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) está a alertar para o esclarecimento enviado hoje pelo gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a devolução do valor cobrado pela taxa municipal de Proteção Civil.

“A ALP obteve hoje a confirmação de que o Governo socialista não vai resolver por sua iniciativa a trapalhada fiscal criada por Fernando Medina (…)”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Os proprietários lisboetas com casas arrendadas que tenham deduzido em sede de IRS o valor que tiveram de suportar por esta taxa vão ter de corrigir as declarações de rendimentos num prazo de 30 dias. No entanto, a associação diz desconhecer qual a data a partir do qual esse período deve ser contabilizado.

“A resposta vem determinar que as declarações de rendimentos têm de ser retificadas num prazo de 30 dias, a partir de uma data que, em verdade, não é possível aferir qual é“.

A associação aconselha os senhorios, que tenham incluído o respetivo montante como custos e encargos do anexo F, da Declaração Modelo 3 de IRS, no campo referente a taxas municipais do quadro 13, a proceder à entrega da declaração Modelo 3 de substituição relativa aos anos em que tenha ocorrido o pagamento da taxa.

“Acresce que estes contribuintes podem ainda incorrer em coimas“, diz a ALP, citada pelo jornal, defendendo que “deveria ser adotada pela Autoridade Tributária uma solução de correção oficiosa das liquidações, que não onerasse os proprietários”.

A taxa municipal de Proteção Civil, cobrada pela Câmara de Lisboa entre 2015 e 2017, foi criada para substituir a taxa de conservação e manutenção dos esgotos. Foi considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional e, portanto, o valor cobrado aos residentes teve de ser devolvido pela autarquia através de de vale postal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os próximos 4 anos vão ser "anormalmente quentes"

O período de tempo até 2022 poderá registar temperaturas ainda mais elevadas do que o esperado, com anos "anormalmente quentes", segundo um estudo baseado num novo método de previsão, divulgado nesta terça-feira. O trabalho realizado por …

2,3 milhões de venezuelanos abandonam o país por falta de alimentos e medicamentos

A falta de alimentos e de medicamentos forçou 2,3 milhões de venezuelanos a abandonarem o país, segundo a ONU, que alertou hoje para a situação de risco de dezenas de milhares de cidadãos da Venezuela. "As …

Web Summit volta atrás (outra vez) e retira convite a Marine Le Pen

O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, anunciou que decidiu retirar o convite à líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, depois das críticas de vários setores. “É agora claro para mim que a decisão …

Descoberta primeira cena de nudez de Marilyn Monroe. Estava trancada numa gaveta

Novas imagens da atriz Marylin Monroe nua foram descobertas, mais de cinquenta anos depois de terem sido filmadas, durante as gravações do filme de 1961 'The Misfits', protagonizado pela ícone cinematográfica norte-americana juntamente com Clark …

Há demasiadas estrelas na vizinha Omega Centauri para alojar mundos habitáveis

A procura pela vida no vasto Universo é uma tarefa avassaladora, mas os cientistas podem agora riscar um local da sua lista - a vizinha Omega Centauri. De acordo com um estudo liderado por cientistas da …

Suspeito do ataque ao Parlamento no Reino Unido é um britânico de origem sudanesa

Os meios de comunicação britânicos divulgaram hoje que o suspeito do incidente de terça-feira no Parlamento, que está a ser tratado como terrorismo, é um britânico de 29 anos, de origem sudanesa, chamado Salih Khater. Esta …

Amazónia: pesca ilegal e desflorestação associados a paraísos fiscais

Esta segunda-feira, cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazónia. Num estudo publicado na Nature Ecology and Evolution, os …

Descoberta uma secção desconhecida do Muro de Berlim

Um grupo de moradores e um vereador da Câmara descobriram uma secção desconhecida do Muro de Berlim, escondida atrás de densa vegetação, durante uma caminhada por terrenos baldios. A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira, 13 de …

NASA deteta vasto e brilhante “muro de hidrogénio” no fim do Sistema Solar

Cientistas da NASA acreditam que há um vasto "muro de hidrogénio" no fim do nosso Sistema Solar, e a sonda New Horizons consegue vê-lo. Segundo um estudo publicado no início deste mês na revista Geophysical Research …

Hospital de Gaia realiza cirurgia inovadora de remoção de tumores nos brônquios

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho realizou, pela primeira vez em Portugal, uma nova cirurgia de extração de tumores nos brônquios, que “surge como alternativa à remoção total do pulmão”, revelou …