Proibidas as deslocações entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro

Mário Cruz / Lusa

O Governo vai proibir a deslocação entre concelhos entre 30 de outubro e 3 de novembro, aprovou esta quinta-feira o Conselho de Ministros.

A proibição vigora até 3 de novembro às 24 horas, segundo o jornal Observador.

O Conselho de Ministros decidiu ainda decretar o dia 2 de novembro como dia de luto nacional em memória das vítimas da pandemia de covid-19.

O semanário Expresso avança ainda que o Governo vai decretar medidas específicas para  Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, concelhos do distrito do Porto onde as novas infeções tem aumentado exponencialmente nos últimos dias.

Estas regiões têm o dever de permanecer no domicílio durante 15 dias a partir das 00:00 de sexta-feira, à exceção dos que trabalham ou tenham de frequentar escolas.

Em conferência após o Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que as populações dos três concelhos têm o “dever de permanência domiciliária, com exceção de um conjunto de atividades, à semelhança do que tinha acontecido no passado no conjunto de 19 freguesias [na Grande] Lisboa”.

Os veículos particulares podem circular na via pública desde que seja para realizar as atividades autorizadas ou para o reabastecimento em postos de combustível.

É também permitida a saída dos domicílios para compras e/ou passeios higiénicos.

Nestes concelhos estão também proibidos os eventos com mais de cinco pessoas e todos os estabelecimentos terão de encerrar às 22 horas. O teletrabalho será obrigatório nestes três concelhos sempre que as seja possível exercer as funções laborais em casa.

Ficam também proibidas a visitas a lares e a realização de feiras e/ou mercados.

O comunicado do Conselho de Ministros pode ser lido na íntegra online.

“Elevada pressão de novos casos”

“Estes concelhos que foram objeto de medidas adicionais são concelhos que têm sofrido uma elevada pressão de novos casos”, disse esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, que estava presente na mesma conferência de imprensa.

Referindo-se a Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, a governante considerou que esta é a única forma, para já, de reduzir a propagação da doença na região.

As medidas específicas para estes concelhos surgem depois de o primeiro-ministro ter reunido esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, com três autarcas destas regiões. António Costa prometeu anunciar medidas específicas para os três concelhos, descartando a imposição de confinamentos ou cercas sanitárias.

Portugal contabiliza pelo menos 2.229 mortos associados à covid-19 em 106.271 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Estão com medo dos seus idos falecidos. Eu não tenho medo dos meus. Ensinaram-me a ser honesto o que muitos não sabem o que é.
      Mas têm medo que a chucha ou mama se esvazie. Quando prestarem contas haverão de se arrepender-
      Não respondo qualquer comentário porque, por norma, vêm do sistema.
      Saúde

    • O benefício é apenas o de preparar o palco para um novo estado de emergência e mais confinamento, como está já a acontecer em outros países da europa que estão 2-3 semanas avançados na curva.
      E quando tiverem 8000+ casos diários no meio de novembro,com a curva de óbitos a ajustar o desfasamento entre início de infecções e casos mortais, antão vai estar tudo em pânico outra vez.
      Sem sequer contar que a maioria dos “recuperados”, entre 30 e 80% ficam com problemas e sintomas a longo prazo.
      Enfim, antes da casa roubada, ninguém quer trancas na porta….

      • Totalmente de acordo. Levaram isto tudo com leviandade. E podem não querer confinar, mas a este ritmo caminhamos para lá inevitavelmente. Um desgoverno total.

RESPONDER

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …