Proibidas as deslocações entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro

Mário Cruz / Lusa

O Governo vai proibir a deslocação entre concelhos entre 30 de outubro e 3 de novembro, aprovou esta quinta-feira o Conselho de Ministros.

A proibição vigora até 3 de novembro às 24 horas, segundo o jornal Observador.

O Conselho de Ministros decidiu ainda decretar o dia 2 de novembro como dia de luto nacional em memória das vítimas da pandemia de covid-19.

O semanário Expresso avança ainda que o Governo vai decretar medidas específicas para  Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, concelhos do distrito do Porto onde as novas infeções tem aumentado exponencialmente nos últimos dias.

Estas regiões têm o dever de permanecer no domicílio durante 15 dias a partir das 00:00 de sexta-feira, à exceção dos que trabalham ou tenham de frequentar escolas.

Em conferência após o Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que as populações dos três concelhos têm o “dever de permanência domiciliária, com exceção de um conjunto de atividades, à semelhança do que tinha acontecido no passado no conjunto de 19 freguesias [na Grande] Lisboa”.

Os veículos particulares podem circular na via pública desde que seja para realizar as atividades autorizadas ou para o reabastecimento em postos de combustível.

É também permitida a saída dos domicílios para compras e/ou passeios higiénicos.

Nestes concelhos estão também proibidos os eventos com mais de cinco pessoas e todos os estabelecimentos terão de encerrar às 22 horas. O teletrabalho será obrigatório nestes três concelhos sempre que as seja possível exercer as funções laborais em casa.

Ficam também proibidas a visitas a lares e a realização de feiras e/ou mercados.

O comunicado do Conselho de Ministros pode ser lido na íntegra online.

“Elevada pressão de novos casos”

“Estes concelhos que foram objeto de medidas adicionais são concelhos que têm sofrido uma elevada pressão de novos casos”, disse esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, que estava presente na mesma conferência de imprensa.

Referindo-se a Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, a governante considerou que esta é a única forma, para já, de reduzir a propagação da doença na região.

As medidas específicas para estes concelhos surgem depois de o primeiro-ministro ter reunido esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, com três autarcas destas regiões. António Costa prometeu anunciar medidas específicas para os três concelhos, descartando a imposição de confinamentos ou cercas sanitárias.

Portugal contabiliza pelo menos 2.229 mortos associados à covid-19 em 106.271 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Estão com medo dos seus idos falecidos. Eu não tenho medo dos meus. Ensinaram-me a ser honesto o que muitos não sabem o que é.
      Mas têm medo que a chucha ou mama se esvazie. Quando prestarem contas haverão de se arrepender-
      Não respondo qualquer comentário porque, por norma, vêm do sistema.
      Saúde

    • O benefício é apenas o de preparar o palco para um novo estado de emergência e mais confinamento, como está já a acontecer em outros países da europa que estão 2-3 semanas avançados na curva.
      E quando tiverem 8000+ casos diários no meio de novembro,com a curva de óbitos a ajustar o desfasamento entre início de infecções e casos mortais, antão vai estar tudo em pânico outra vez.
      Sem sequer contar que a maioria dos “recuperados”, entre 30 e 80% ficam com problemas e sintomas a longo prazo.
      Enfim, antes da casa roubada, ninguém quer trancas na porta….

      • Totalmente de acordo. Levaram isto tudo com leviandade. E podem não querer confinar, mas a este ritmo caminhamos para lá inevitavelmente. Um desgoverno total.

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …