Profissionais de saúde infetados com covid-19 têm cortes no salário

Hugo Delgado / Lusa

Mais de 4.000 profissionais de saúde, infetados com o novo coronavírus, terão tido um corte no salário na ordem dos 30%.

A situação é denunciada esta sexta-feira pelo Correio da Manhã, que avança que mais de 4.000 profissionais de saúde, infetados com covid-19, terão tido um corte no salário na ordem dos 30%.

Os enfermeiros representam a maior fatia do total de profissionais infetados (cerca de 26%), seguidos dos assistentes operacionais (24%) e médicos (15%).

De acordo com o diário, está em causa o facto de a baixa médica por doença não ser paga a 100%, mas a 70%, ainda que a grande maioria destas infeções tenha sido contraída em ambiente profissional.

O CM dá conta de que, perante esta situação, um enfermeiro ou um médico não especialista, ambos infetados, de baixa médica durante um mês, levam para casa menos 270 euros.

“Há uma contradição muito grande, porque se eu tiver um contacto com um doente infetado, sou considerado alto risco e, por isso, vou para casa em isolamento profilático durante 14 dias. Se não tiver qualquer sintoma não faço teste, mas isso é totalmente indiferente, porque ainda assim vou receber sempre a totalidade do meu vencimento. Por outro lado, se contrair a doença, já sofro cortes“, disse ao matutino o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considera que esta situação é “altamente injusta” e que o elevado número de profissionais infetados começa com um erro “grosseiro” numa norma da Direção-Geral da Saúde a respeito da testagem dos profissionais.

“Mas alguém entende que os profissionais na primeira linha de combate não sejam testados? Penso que o Governo pouparia uns bons trocos se testasse os trabalhadores periodicamente, em vez de os mandar para casa, a receber a 100%, sempre que há um contacto suspeito”, criticou.

A Ordem dos Enfermeiros concorda com a posição de Miguel Guimarães e diz já ter pedido a alteração desta norma. “Já fez um mês que a DGS nos respondeu a dizer que iria alterar. Ainda estamos à espera“, contou Luís Barreira.

O Correio da Manhã tentou contactar o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde, mas não obteve resposta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se for verdade eu pergunto,então o melhor presidente do mundo segundo as sondagens feitas cá no sítio,não faz nada?então estes profissionais que estão a dar o ”litro” para ajudar os Portugueses são assim tratados.Francamente,é melhor não dizer mais nada porque o Zap,não gosta.

  2. É revoltante se isso for verdade. Não justo que se tire a quem deu a mais, deveriam era aumentar ainda mais 30% no mínimo a esses profissionais da saúde.

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …