Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

António Pedro Santos / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que “está a ser analisada” a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento. 

Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, Marta Temido revelou que o Governo está a equacionar a hipótese de incluir professores e funcionários de escolas na primeira fase do processo de vacinação, ao abrigo do processo de desconfinamento.

“É uma hipótese que está a ser analisada, e não só em Portugal mas noutros países também”, disse a ministra da Saúde, sem avançar mais detalhes.

“Quando falamos de serviços essenciais – e a escola é um serviço essencial – poderá fazer sentido que os adultos que trabalham nesses locais tenham uma vacinação diferenciada”, reforçou, acrescentando que, no caso dos professores e funcionários, não se terá em conta o critério do risco de saúde de cada profissional.

À semelhança do que tem vindo a ser adiantado, antes de se saber o conteúdo do plano de desconfinamento, a governante confirmou que os alunos mais novos serão os primeiros a regressar às escolas. “Da mesma forma que as escolas foram o espaço que mais procuramos proteger, serão também as escolas a nossa principal preocupação assim que possamos fazer um reabertura”, afirmou.

Em relação a medidas de proteção, Temido disse que “quando vemos o que são os processos de desconfinamento, há uma presença muito intensa de duas realidades: as medidas de barreira [máscaras] e, sobretudo, novas medidas como vacinação e testagem”

Na mesma entrevista, a ministra da Saúde adiantou que o Governo continua comprometido com a meta de vacinar 70% da população até ao final do verão e que, no segundo semestre do ano, é esperada a chegada da vacina da Johnson & Johnson, uma vacina de vetor viral de toma única.

Quanto à vacina russa Sputnik V, a governante disse que a possibilidade de administrar esta vacina “não está completamente colocada de parte“, revelando que “há conversas em curso” para avançar ao nível da União Europeia.

No que respeita à testagem, Marta Temido não se compromete com o objetivo do Governo, para a fase de desconfinamento, de realizar 100 mil testes diários. No melhor dia, Portugal realizou 77 mil testes.

“O objetivo é elevar o número de testes por dia em função dos rastreios para determinados focos, mas não há um número mágico. Não tenho noção do número que quero atingir, tenho noção do universo que quero cobrir“, declarou.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pessoalmente não concordo. Então e as cabeleireiras que estão muito mais próximas dos clientes do que os professores dos alunos? E os padeiros, pasteleiros e cozinheiros que lidam diretamente com os produtos que vamos ingerir? Não concordo.

  2. BOa TArde, em relação ao facto de a ministra “…revelou que o Governo está a equacionar a hipótese de incluir professores e funcionários de escolas na primeira fase do processo de vacinação, ao abrigo do processo de desconfinamento…É uma hipótese que está a ser analisada, e não só em Portugal mas noutros países também”, disse não corresponde à verdade, sendo professor e estando envolvido em projetos internacionais, tenho contatado com vários colegas europeus e posso adiantar que em Itália e Espanha o plano de vacinação de professores está em marcha já desde finais de Fevereiro, pelo menos.

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …