Professores representam 25% da despesa com progressões para 2019

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Na semana passada, o Ministério das Finanças anunciou que o encargo total com progressões previsto para 2018 e 2019 era de 773 milhões de euros – destes, cerca de 25% diz respeito às carreiras dos professores.

De acordo com o Jornal de Negócios, que revela os valores nesta terça-feira, os 191 milhões de euros – que representam os 25% – em causa dividem-se em duas parcelas: 165 milhões são para progressões na carreira e os restantes 26 milhões correspondem à vinculação e reposicionamento dos professores, isto é, para a contratação de docentes.

Cada professor terá, na prática, um aumento implícito de 3,6% em 2019, de acordo com as contas das Finanças, um valor superior ao previsto para a Função Pública de 3,1%. simplificando, em cada 100 euros gastos com carreiras, 25 vão para professores.

O diário recorda que as previsões do Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, não contemplam os gastos que vão decorrer do descongelamento do tempo de serviço dos professores, que tem marcado a agenda mediática com um braço de ferro sem fim à vista entre o Governo e os Sindicatos de professores.

Na semana passada, Governo e sindicatos reuniram sem conseguir alcançar um acordo. O Ministro da Educação anunciou que o Governo vai aprovar um decreto-lei que só vai reconhecer dois anos, nove meses e 18 dias aos professores. Os professores protestaram e mantêm as intenções de greve já em outubro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Professores representam 25% da despesa, quando a sua percentagem dentro dos funcionários públicos é muito menor. Justiça, Democracia, Igualdade ??? O que é isso ??

  2. E qual é o problema?As progressões foram já aplicadas noutros sectores da função pública portanto terão que ser aplicada a todos os sectores da função pública!Não é progressões para uns e rouba-se anos de serviços a outros!!!

  3. Certamente que o governo está preocupado com o decréscimo do que pode “embolsar”, não espanta por isso as notícias de propaganda a denegrir os professores semanalmente, agora com falsidades sobre a “posição” dos professores na OCDE… RIDÍCULOS

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …