Procurador aponta Grupo Lena como “corruptor activo” de José Sócrates

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Procurador do Ministério Público, Rosário Teixeira, que investiga o processo de José Sócrates, considera que o Grupo Lena foi o “corruptor activo” do antigo primeiro-ministro. É o que constará da resposta dada pelo Procurador ao recurso de Sócrates quanto à sua detenção preventiva, conforme avança a imprensa deste sábado.

O Diário de Notícias sublinha que Rosário Teixeira entende que o Grupo Lena foi o “agente pagador” de José Sócrates e que o dinheiro saiu de “contas pessoais de responsáveis” da estrutura empresarial, directamente para as contas de Carlos Santos Silva, o amigo do ex-primeiro-ministro que está também em prisão preventiva.

O Correio da Manhã adianta, por seu turno, que o Grupo Lena ganhou 200 milhões de euros entre 2007 e 2009, graças à intervenção de José Sócrates. Este diário frisa que Rosário Teixeira entende que o grupo foi “claramente beneficiado” pelo ex-primeiro-ministro.

No passado mês de Janeiro, o Grupo Lena anunciou, em comunicado, ter pago a empresas de Carlos Santos Silva cerca de 3,3 milhões de euros, entre 2005 e 2010. Nessa altura, o conglomerado empresarial negou quaisquer “pagamentos ilegais” e refutou também a ideia de ter recebido algum tipo de benefício de José Sócrates.

Entretanto, o Diário de Notícias apurou que, em Novembro de 2013, o Ministério Público solicitou informações a entidades bancárias suíças sobre as contas de Carlos Santos Silva.

Todavia, essas informações só terão chegado a Portugal a 29 de Janeiro deste ano, com a plena concordância do Procurador português.

Ao abrigo das leis Suíças, o titular das contas bancárias tem que ser informado deste tipo de procedimentos e os responsáveis da investigação não queriam que os suspeitos ficassem a par das diligências em curso.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. esta história do dux” com a familias dos acidentados a reclamar as culpas do joão,é só uma frustração para a falta de censo desta juventude de maior idade e que não consigo entender que tivessem sido empurrados pelo joão para o mar… isto é assim: eles morreram tu tinhas de morrer. porventura havia algum menor no grupo? foi o joão que os levou ao colo para a praia? lamento!!!!!!

  2. Grupo Lena foi corruptor ! Assim ja se compreende como ficou envolvido este grupo de xuxa-mafiosos na adjudicaçao e super custos de um viaduto que nao devia ter existido: o viaduto do corgo em vila real. Este viaduto so interessa a quem vive para alem de vila real VR. Ate VR ha cerca de 1 milhao de potenciais utilizadores; para cima ou apos VR há no maximo 150000 utilizadores. Decididamente nao era necesario, bastria chegar a VR com tunel mas sem o viaduto megalonomo, Mas são assim as consequencias das boyadas pu-liticas e xuxalistas dos xuxa-nas-listas. Todas as estroinices da cigarra despesista sokratina+kretinada xuxalista apoiante, DEMORARÀ +30 ANOS A PAGAR, e parte dela corresponde à duplicaçao da dívida portuguesa de 2006-Junho 2011 de 60%PIB para 115%PIB. Agradeçam ao xulo xuxalismo, à sua boyada e ao miseráve ladrão e burlao agora feito num 44!

    • Mais uma ‘ganda stikada’ com a bola a resvalar num monte alentejano, imagine, à boleia dum fax que queria andar de avião mas que lhe cortaram as asas… Ao fax.

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …