Procurador aponta Grupo Lena como “corruptor activo” de José Sócrates

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Procurador do Ministério Público, Rosário Teixeira, que investiga o processo de José Sócrates, considera que o Grupo Lena foi o “corruptor activo” do antigo primeiro-ministro. É o que constará da resposta dada pelo Procurador ao recurso de Sócrates quanto à sua detenção preventiva, conforme avança a imprensa deste sábado.

O Diário de Notícias sublinha que Rosário Teixeira entende que o Grupo Lena foi o “agente pagador” de José Sócrates e que o dinheiro saiu de “contas pessoais de responsáveis” da estrutura empresarial, directamente para as contas de Carlos Santos Silva, o amigo do ex-primeiro-ministro que está também em prisão preventiva.

O Correio da Manhã adianta, por seu turno, que o Grupo Lena ganhou 200 milhões de euros entre 2007 e 2009, graças à intervenção de José Sócrates. Este diário frisa que Rosário Teixeira entende que o grupo foi “claramente beneficiado” pelo ex-primeiro-ministro.

No passado mês de Janeiro, o Grupo Lena anunciou, em comunicado, ter pago a empresas de Carlos Santos Silva cerca de 3,3 milhões de euros, entre 2005 e 2010. Nessa altura, o conglomerado empresarial negou quaisquer “pagamentos ilegais” e refutou também a ideia de ter recebido algum tipo de benefício de José Sócrates.

Entretanto, o Diário de Notícias apurou que, em Novembro de 2013, o Ministério Público solicitou informações a entidades bancárias suíças sobre as contas de Carlos Santos Silva.

Todavia, essas informações só terão chegado a Portugal a 29 de Janeiro deste ano, com a plena concordância do Procurador português.

Ao abrigo das leis Suíças, o titular das contas bancárias tem que ser informado deste tipo de procedimentos e os responsáveis da investigação não queriam que os suspeitos ficassem a par das diligências em curso.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. esta história do dux” com a familias dos acidentados a reclamar as culpas do joão,é só uma frustração para a falta de censo desta juventude de maior idade e que não consigo entender que tivessem sido empurrados pelo joão para o mar… isto é assim: eles morreram tu tinhas de morrer. porventura havia algum menor no grupo? foi o joão que os levou ao colo para a praia? lamento!!!!!!

  2. Grupo Lena foi corruptor ! Assim ja se compreende como ficou envolvido este grupo de xuxa-mafiosos na adjudicaçao e super custos de um viaduto que nao devia ter existido: o viaduto do corgo em vila real. Este viaduto so interessa a quem vive para alem de vila real VR. Ate VR ha cerca de 1 milhao de potenciais utilizadores; para cima ou apos VR há no maximo 150000 utilizadores. Decididamente nao era necesario, bastria chegar a VR com tunel mas sem o viaduto megalonomo, Mas são assim as consequencias das boyadas pu-liticas e xuxalistas dos xuxa-nas-listas. Todas as estroinices da cigarra despesista sokratina+kretinada xuxalista apoiante, DEMORARÀ +30 ANOS A PAGAR, e parte dela corresponde à duplicaçao da dívida portuguesa de 2006-Junho 2011 de 60%PIB para 115%PIB. Agradeçam ao xulo xuxalismo, à sua boyada e ao miseráve ladrão e burlao agora feito num 44!

    • Mais uma ‘ganda stikada’ com a bola a resvalar num monte alentejano, imagine, à boleia dum fax que queria andar de avião mas que lhe cortaram as asas… Ao fax.

RESPONDER

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …