Procurador aponta Grupo Lena como “corruptor activo” de José Sócrates

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Procurador do Ministério Público, Rosário Teixeira, que investiga o processo de José Sócrates, considera que o Grupo Lena foi o “corruptor activo” do antigo primeiro-ministro. É o que constará da resposta dada pelo Procurador ao recurso de Sócrates quanto à sua detenção preventiva, conforme avança a imprensa deste sábado.

O Diário de Notícias sublinha que Rosário Teixeira entende que o Grupo Lena foi o “agente pagador” de José Sócrates e que o dinheiro saiu de “contas pessoais de responsáveis” da estrutura empresarial, directamente para as contas de Carlos Santos Silva, o amigo do ex-primeiro-ministro que está também em prisão preventiva.

O Correio da Manhã adianta, por seu turno, que o Grupo Lena ganhou 200 milhões de euros entre 2007 e 2009, graças à intervenção de José Sócrates. Este diário frisa que Rosário Teixeira entende que o grupo foi “claramente beneficiado” pelo ex-primeiro-ministro.

No passado mês de Janeiro, o Grupo Lena anunciou, em comunicado, ter pago a empresas de Carlos Santos Silva cerca de 3,3 milhões de euros, entre 2005 e 2010. Nessa altura, o conglomerado empresarial negou quaisquer “pagamentos ilegais” e refutou também a ideia de ter recebido algum tipo de benefício de José Sócrates.

Entretanto, o Diário de Notícias apurou que, em Novembro de 2013, o Ministério Público solicitou informações a entidades bancárias suíças sobre as contas de Carlos Santos Silva.

Todavia, essas informações só terão chegado a Portugal a 29 de Janeiro deste ano, com a plena concordância do Procurador português.

Ao abrigo das leis Suíças, o titular das contas bancárias tem que ser informado deste tipo de procedimentos e os responsáveis da investigação não queriam que os suspeitos ficassem a par das diligências em curso.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. esta história do dux” com a familias dos acidentados a reclamar as culpas do joão,é só uma frustração para a falta de censo desta juventude de maior idade e que não consigo entender que tivessem sido empurrados pelo joão para o mar… isto é assim: eles morreram tu tinhas de morrer. porventura havia algum menor no grupo? foi o joão que os levou ao colo para a praia? lamento!!!!!!

  2. Grupo Lena foi corruptor ! Assim ja se compreende como ficou envolvido este grupo de xuxa-mafiosos na adjudicaçao e super custos de um viaduto que nao devia ter existido: o viaduto do corgo em vila real. Este viaduto so interessa a quem vive para alem de vila real VR. Ate VR ha cerca de 1 milhao de potenciais utilizadores; para cima ou apos VR há no maximo 150000 utilizadores. Decididamente nao era necesario, bastria chegar a VR com tunel mas sem o viaduto megalonomo, Mas são assim as consequencias das boyadas pu-liticas e xuxalistas dos xuxa-nas-listas. Todas as estroinices da cigarra despesista sokratina+kretinada xuxalista apoiante, DEMORARÀ +30 ANOS A PAGAR, e parte dela corresponde à duplicaçao da dívida portuguesa de 2006-Junho 2011 de 60%PIB para 115%PIB. Agradeçam ao xulo xuxalismo, à sua boyada e ao miseráve ladrão e burlao agora feito num 44!

    • Mais uma ‘ganda stikada’ com a bola a resvalar num monte alentejano, imagine, à boleia dum fax que queria andar de avião mas que lhe cortaram as asas… Ao fax.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …