Procurador aponta Grupo Lena como “corruptor activo” de José Sócrates

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Procurador do Ministério Público, Rosário Teixeira, que investiga o processo de José Sócrates, considera que o Grupo Lena foi o “corruptor activo” do antigo primeiro-ministro. É o que constará da resposta dada pelo Procurador ao recurso de Sócrates quanto à sua detenção preventiva, conforme avança a imprensa deste sábado.

O Diário de Notícias sublinha que Rosário Teixeira entende que o Grupo Lena foi o “agente pagador” de José Sócrates e que o dinheiro saiu de “contas pessoais de responsáveis” da estrutura empresarial, directamente para as contas de Carlos Santos Silva, o amigo do ex-primeiro-ministro que está também em prisão preventiva.

O Correio da Manhã adianta, por seu turno, que o Grupo Lena ganhou 200 milhões de euros entre 2007 e 2009, graças à intervenção de José Sócrates. Este diário frisa que Rosário Teixeira entende que o grupo foi “claramente beneficiado” pelo ex-primeiro-ministro.

No passado mês de Janeiro, o Grupo Lena anunciou, em comunicado, ter pago a empresas de Carlos Santos Silva cerca de 3,3 milhões de euros, entre 2005 e 2010. Nessa altura, o conglomerado empresarial negou quaisquer “pagamentos ilegais” e refutou também a ideia de ter recebido algum tipo de benefício de José Sócrates.

Entretanto, o Diário de Notícias apurou que, em Novembro de 2013, o Ministério Público solicitou informações a entidades bancárias suíças sobre as contas de Carlos Santos Silva.

Todavia, essas informações só terão chegado a Portugal a 29 de Janeiro deste ano, com a plena concordância do Procurador português.

Ao abrigo das leis Suíças, o titular das contas bancárias tem que ser informado deste tipo de procedimentos e os responsáveis da investigação não queriam que os suspeitos ficassem a par das diligências em curso.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. esta história do dux” com a familias dos acidentados a reclamar as culpas do joão,é só uma frustração para a falta de censo desta juventude de maior idade e que não consigo entender que tivessem sido empurrados pelo joão para o mar… isto é assim: eles morreram tu tinhas de morrer. porventura havia algum menor no grupo? foi o joão que os levou ao colo para a praia? lamento!!!!!!

  2. Grupo Lena foi corruptor ! Assim ja se compreende como ficou envolvido este grupo de xuxa-mafiosos na adjudicaçao e super custos de um viaduto que nao devia ter existido: o viaduto do corgo em vila real. Este viaduto so interessa a quem vive para alem de vila real VR. Ate VR ha cerca de 1 milhao de potenciais utilizadores; para cima ou apos VR há no maximo 150000 utilizadores. Decididamente nao era necesario, bastria chegar a VR com tunel mas sem o viaduto megalonomo, Mas são assim as consequencias das boyadas pu-liticas e xuxalistas dos xuxa-nas-listas. Todas as estroinices da cigarra despesista sokratina+kretinada xuxalista apoiante, DEMORARÀ +30 ANOS A PAGAR, e parte dela corresponde à duplicaçao da dívida portuguesa de 2006-Junho 2011 de 60%PIB para 115%PIB. Agradeçam ao xulo xuxalismo, à sua boyada e ao miseráve ladrão e burlao agora feito num 44!

    • Mais uma ‘ganda stikada’ com a bola a resvalar num monte alentejano, imagine, à boleia dum fax que queria andar de avião mas que lhe cortaram as asas… Ao fax.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …