Probabilidade de contrair covid-19 é “baixa”, dizem 71% dos inquiridos

A maioria dos portugueses considera que há uma probabilidade baixa de contrair covid-19. Os inquiridos apontam as festas e os transportes públicos como os locais de maior risco de contágio.

Os verdadeiros perigos da pandemia de covid-19 não são percecionadas da mesma forma por toda a população. Numa recente sondagem da Aximage para TSF/JN, a grande maioria (71%) dos inquiridos acredita que há uma “baixa” probabilidade de serem infetados. Entre eles, 22% até consideram que há uma probabilidade “muito baixa”.

Entre os inquiridos, 14% consideram “alta” a probabilidade de contraírem covid-19 e uns meros 4% entendem que há um risco “muito alto” de infeção. Esta perceção é principalmente sentida na Área Metropolitana de Lisboa, onde se regista grande parte do aumento diário de casos, no sul e nas ilhas.

As festas e os transportes públicos são considerados locais de maior risco de contágio pela covid-19. Seguem-se hospitais, centros de saúde e lares de terceira idade na lista de preocupações dos portugueses.

As respostas mostram também a confiança que os portugueses têm no setor da restauração, já que apenas 6% considera que este é um dos locais de maior contágio. Cafés e pastelarias estão entre a preocupação de 13% dos inquiridos.

Mais de metade (51%) defendem que o Governo deve tomar medidas de saúde pública mais agressivas. Este sentimento é mais forte nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa. Os mais idosos e as classes mais desfavorecidas são, regra geral, contra um novo período de confinamento. Ainda assim, 46% dos inquiridos acreditam que o confinamento é a estratégia ideal para lidar com eventuais novos surtos.

Em relação à final eight da Liga dos Campeões, que se disputa em Lisboa, as opiniões dividem-se. Enquanto 39% dos portugueses acreditam ter sido uma boa decisão, 44% entendem que foi uma má decisão. Dos inquiridos, 17% não sabem ou preferiram não responder.

Quanto à atuação das autoridades na gestão da pandemia, o Governo surge à frente da Direção-Geral da Saúde (DGS). O Executivo recebeu nota positiva de 55% dos inquiridos (maioria é apoiante do PS), enquanto 33% deram nota negativa à sua atuação (quase metade destes dizem votar no PSD, realça a TSF).

A ministra da Saúde conta com 48% de opiniões positivas e 36% de opiniões negativas. A pior cotação é a da DGS, que conta com 44% de notas positivas e 39% negativas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Todos uns entendidos…. Gostava de saber qual a estatística de infecções por gripe no ano? Tendo em conta que esta activa 3 a 4 meses. O qual temos que aumentar para que fique com uma percentagem de 12 meses. Já devemos ter o numero aproximado da probabilidade de apanhar a doença durante um ano. Não é perfeito mas deve chegar para ter uma noção.

RESPONDER

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …