Eleições nos EUA. Da primeira senadora transgénero à apoiante do QAnon no Congresso

Sarah McBride / B. Proud / Facebook

Sarah McBride, a primeira senadora transgénero na história dos Estados Unidos

Para além da corrida à Casa Branca, os norte-americanos votaram, esta terça-feira, para eleger os membros da Câmara dos Representantes e do Senado. E já são conhecidas algumas das caras que fizeram história nestas eleições.

Ainda não são conhecidos os resultados das eleições norte-americanas, que opõem o republicano Donald Trump ao democrata Joe Biden, mas já se conhecem algumas das caras que vão compor o Congresso dos Estados Unidos.

Representantes das comunidades LGBT e negra fizeram história no país. No estado de Delaware, Sarah McBride tornou-se a primeira senadora abertamente transgénero na história dos EUA.

“Conseguimos, vencemos as eleições. Espero que esta noite mostre a uma criança LGBTQ que a nossa democracia também é suficientemente grande para ela”, disse, em comunicado, a democrata, de 30 anos, que venceu a sua rival republicana por uma larga margem.

Por sua vez, a democrata Cori Bush vai tornar-se a primeira ativista do movimento “Black Lives Mater” a chegar ao Congresso federal, depois de um ano marcado por protestos contra o racismo e a violência policial.

A democrata, de 44 anos, também fez história como a primeira mulher negra a representar o Missouri no Congresso, e faz parte da ala esquerda do Partido Democrata, como membro da chamada “Brigada”, à qual também pertence Alexandria Ocasio-Cortez.

Enfermeira de profissão, Bush não se esqueceu dos colegas que, este ano, têm tido dias avassaladores devido à pandemia de covid-19.

Sou a primeira enfermeira do Missouri a chegar ao Congresso – no meio de uma pandemia. Enfermeiros em todo o país arriscaram as suas vidas para salvar outros. A classe trabalhadora precisa de representantes que se pareçam com eles e que tenham experienciado as suas lutas. Eu sou essa campeã”, escreveu no Twitter.

Em Nova Iorque, o democrata Ritchie Torres fez igualmente história ao ser eleito o primeiro negro, latino e membro assumidamente gay do Congresso, um marco que dedicou à sua comunidade no Bronx.

“O Bronx é a minha casa, o sítio que me fez ser quem eu sou e é por isso que lutarei no Congresso. Agradeço do fundo do coração aos eleitores a confiança que depositaram em mim”, disse.

Outro candidato democrata do mesmo estado, Mondaire Jones, poderá partilhar o feito histórico de ser dos primeiros congressistas negros assumidamente gays, mas aguarda o fim da recontagem no seu estado, que mostrou uma disputa muito acirrada com a candidata republicana Maureen McArdle Shulman.

Mas a noite eleitoral também está a ser um momento histórico para outros movimentos. Marjorie Taylor Greene, defensora do QAnon, um movimento de extrema-direita que defende a ideia de que Donald Trump está a travar uma guerra secreta contra uma seita mundial de pedófilos satanistas, também foi eleita para o Congresso.

A candidata pró-Trump, que foi criticada por publicar vídeos em que parece argumentar que os muçulmanos não devem poder trabalhar no Governo e compara o movimento “Black Lives Mater” ao grupo supremacista branco Ku Klux Klan, vai representar o bastião republicano no estado da Geórgia na Câmara dos Representantes.

A eleição de Greene, de 46 anos, era dada quase como certa, depois da sua vitória nas primárias republicanas em agosto. “Grande vitória esta noite”, escreveu no Twitter.

https://twitter.com/mtgreenee/status/1323789769298661376?s=20

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Grande coisa.
    Cá, também temos um deputado transgénero, que tem uma coelhinha chamada Acácia.

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …