Conspiracionistas do QAnon dizem que Portugal e Espanha são governados por rede pedófila

Conspiracionistas portugueses do QAnon fizeram uma denúncia à Procuradoria-Geral da República, na qual sugerem que Portugal e Espanha são governados por uma rede pedófila.

Apoiantes portugueses do grupo conspiracionista QAnon terão feito uma denúncia anónima, mas assinada com o nome do grupo, à Procuradoria-Geral da República, na qual acusam as autoridades portuguesas de esconder deliberadamente um dos discos rígidos apreendidos a Rui Pinto. A notícia é avançada pela revista Sábado.

O grupo alega que um desses discos rígidos terá informações que provam que Portugal e Espanha são governados por uma elite de políticos e celebridades que se dedicam ao tráfico sexual de menores.

“Os discos de Rui Pinto têm muita coisa, mas não têm nada disso”, disse à revista Sábado uma fonte da Polícia Judiciária.

A teoria apresentada pelos apoiantes portugueses do grupo é muito semelhante àquela que é disseminada nos Estados Unidos. O QAnon é um movimento que junta várias teorias da conspiração e que surgiu nos Estados Unidos em 2017.

O movimento nasceu na extrema-direita norte-americana em fóruns na internet, onde um anónimo (QAnon) passou a fazer publicações com informações falsas em que alegava ter informações secretas de agências de segurança sobre um grupo liderado por uma elite corrupta formada por pedófilos satanistas que sequestravam e sacrificavam crianças.

O texto incluído na denúncia foi publicado poucos dias depois num site ligado à extrema-direita portuguesa e espanhola. De acordo com o Expresso, entre os colaboradores deste site estão dois membros do Chega: Pedro dos Santos Frazão, vogal da direcção, e Augusto Damásio, militante.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Algumas figuras públicas, de diversos quadrantes, já foram mencionadas, outras indiciadas e branqueadas, outras julgadas e absolvidas e outras, ainda, condenadas; há mais?

  2. Mais uma religião…
    Nunca tinha ouvido falar nestes alucinados mas, o facto de entre os colaboradores do tal site haver dois membros do CHEGA já diz tudo!…

RESPONDER

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …