Conspiracionistas do QAnon dizem que Portugal e Espanha são governados por rede pedófila

Conspiracionistas portugueses do QAnon fizeram uma denúncia à Procuradoria-Geral da República, na qual sugerem que Portugal e Espanha são governados por uma rede pedófila.

Apoiantes portugueses do grupo conspiracionista QAnon terão feito uma denúncia anónima, mas assinada com o nome do grupo, à Procuradoria-Geral da República, na qual acusam as autoridades portuguesas de esconder deliberadamente um dos discos rígidos apreendidos a Rui Pinto. A notícia é avançada pela revista Sábado.

O grupo alega que um desses discos rígidos terá informações que provam que Portugal e Espanha são governados por uma elite de políticos e celebridades que se dedicam ao tráfico sexual de menores.

“Os discos de Rui Pinto têm muita coisa, mas não têm nada disso”, disse à revista Sábado uma fonte da Polícia Judiciária.

A teoria apresentada pelos apoiantes portugueses do grupo é muito semelhante àquela que é disseminada nos Estados Unidos. O QAnon é um movimento que junta várias teorias da conspiração e que surgiu nos Estados Unidos em 2017.

O movimento nasceu na extrema-direita norte-americana em fóruns na internet, onde um anónimo (QAnon) passou a fazer publicações com informações falsas em que alegava ter informações secretas de agências de segurança sobre um grupo liderado por uma elite corrupta formada por pedófilos satanistas que sequestravam e sacrificavam crianças.

O texto incluído na denúncia foi publicado poucos dias depois num site ligado à extrema-direita portuguesa e espanhola. De acordo com o Expresso, entre os colaboradores deste site estão dois membros do Chega: Pedro dos Santos Frazão, vogal da direcção, e Augusto Damásio, militante.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Algumas figuras públicas, de diversos quadrantes, já foram mencionadas, outras indiciadas e branqueadas, outras julgadas e absolvidas e outras, ainda, condenadas; há mais?

  2. Mais uma religião…
    Nunca tinha ouvido falar nestes alucinados mas, o facto de entre os colaboradores do tal site haver dois membros do CHEGA já diz tudo!…

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …