Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Uma lista elaborada com dados da IG – consultora britânica de mercados financeiros – revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente da Suíça a encabeçar o ‘ranking’.

Para a sua elaboração, o Diário de Notícias (DN) usou os dados da IG – que só incluem valores brutos – publicados em 2020, excluindo os líderes de monarquias absolutistas ou constitucionais, como o Reino Unido, a Bélgica, a Dinamarca ou o Grão-Ducado do Luxemburgo, que recebem uma “subvenção real” e não um salário. No caso do rei de Espanha, Felipe VI, este recebe um vencimento.

O Presidente da Suíça, Guy Parmelin, que assumiu o cargo a 01 de janeiro, pelo período de um ano, encabeça a lista, com um vencimento anual próximo dos 422 mil euros. Segue-se o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que esta quarta-feira passa o cargo para Joe Biden, com um salário anual de 369 mil euros.

Em terceiro ficou o Presidente da Áustria, Alexander Van Der Bellen, com um ordenado anual de 349 mil euros; em quarto Michael D. Higgins, da Irlanda, com 250 mil euros; em quinto o rei Filipe VI, com 242 mil euros; e em sexto o alemão Frank-Walter Steinmeier, também com cerca de 242 mil euros.

Já o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarela, recebe 239 mil euros anuais, seguindo-se do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com 182 mil euros; da grega Katerina Sakellaropoulou, com 138 mil euros; do finlandês Sauli Niinisto, com 126 mil euros; e da eslovaca Zuzana Caputova, com 119 mil euros.

Já o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, surge em último, com um vencimento de 106 820 euros brutos anuais.

Para analisar os salários dos chefes de Estado, o jornal diário optou pelo salário médio calculado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE). Este obtém-se dividindo a massa salarial total pelo número médio de trabalhadores na economia e apresentado em paridades de poder de compra.

Assim, o salário médio em Portugal é de 22% do vencimento do Presidente. Na Áustria, o salário médio é de 14% da remuneração deste. A menor distância verifica-se na Finlândia, onde o salário médio é de quase um terço da remuneração do chefe de Estado.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É normal… Eu até acho que nem deveria receber nada. Se o Presidente só existe para distribuir afectos, assinar as leis, os decretos-leis e tirar selfies, então para que é precisa de 10 mil euros por mês??

  2. 50.000€?!
    Quem te contou essa estorinha; foi o Ventura?
    Ou foi o Facebook?
    Nem deves saber que é o presidente da RTP, mas ele não ganha mais do que o PR – além disso, é do PSD e está de saída.

    • 5000 euros?
      Quem não te contou essa mentirinha, foi o Rui Rio?
      Ou foi o TikTok?
      Deves saber que é o presidente da SIC, mas ele não ganha mais do que o Presidente da República do Congo, além disso, é do PS e está de saída.

RESPONDER

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …