Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Uma lista elaborada com dados da IG – consultora britânica de mercados financeiros – revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente da Suíça a encabeçar o ‘ranking’.

Para a sua elaboração, o Diário de Notícias (DN) usou os dados da IG – que só incluem valores brutos – publicados em 2020, excluindo os líderes de monarquias absolutistas ou constitucionais, como o Reino Unido, a Bélgica, a Dinamarca ou o Grão-Ducado do Luxemburgo, que recebem uma “subvenção real” e não um salário. No caso do rei de Espanha, Felipe VI, este recebe um vencimento.

O Presidente da Suíça, Guy Parmelin, que assumiu o cargo a 01 de janeiro, pelo período de um ano, encabeça a lista, com um vencimento anual próximo dos 422 mil euros. Segue-se o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que esta quarta-feira passa o cargo para Joe Biden, com um salário anual de 369 mil euros.



Em terceiro ficou o Presidente da Áustria, Alexander Van Der Bellen, com um ordenado anual de 349 mil euros; em quarto Michael D. Higgins, da Irlanda, com 250 mil euros; em quinto o rei Filipe VI, com 242 mil euros; e em sexto o alemão Frank-Walter Steinmeier, também com cerca de 242 mil euros.

Já o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarela, recebe 239 mil euros anuais, seguindo-se do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com 182 mil euros; da grega Katerina Sakellaropoulou, com 138 mil euros; do finlandês Sauli Niinisto, com 126 mil euros; e da eslovaca Zuzana Caputova, com 119 mil euros.

Já o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, surge em último, com um vencimento de 106 820 euros brutos anuais.

Para analisar os salários dos chefes de Estado, o jornal diário optou pelo salário médio calculado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE). Este obtém-se dividindo a massa salarial total pelo número médio de trabalhadores na economia e apresentado em paridades de poder de compra.

Assim, o salário médio em Portugal é de 22% do vencimento do Presidente. Na Áustria, o salário médio é de 14% da remuneração deste. A menor distância verifica-se na Finlândia, onde o salário médio é de quase um terço da remuneração do chefe de Estado.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É normal… Eu até acho que nem deveria receber nada. Se o Presidente só existe para distribuir afectos, assinar as leis, os decretos-leis e tirar selfies, então para que é precisa de 10 mil euros por mês??

  2. 50.000€?!
    Quem te contou essa estorinha; foi o Ventura?
    Ou foi o Facebook?
    Nem deves saber que é o presidente da RTP, mas ele não ganha mais do que o PR – além disso, é do PSD e está de saída.

    • 5000 euros?
      Quem não te contou essa mentirinha, foi o Rui Rio?
      Ou foi o TikTok?
      Deves saber que é o presidente da SIC, mas ele não ganha mais do que o Presidente da República do Congo, além disso, é do PS e está de saída.

RESPONDER

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …

Marcelo recebido por Bolsonaro para encontro de trabalho seguido de almoço para "construir melhores pontes"

Marcelo Rebelo de Sousa foi esta segunda-feira recebido pelo chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília para um encontro de trabalho seguido de almoço, que o Presidente português espera sirva para “construir melhores pontes” …

Sindicatos de Polícias reiteram insatisfação com subsídio de risco proposto pelo Governo

Dois sindicatos da Polícia de Segurança Pública (PSP) reiteraram esta segunda-feira, à saída de audiências com uma assessora da Presidência da República, a insatisfação das forças de segurança em relação ao subsídio de risco proposto …