Presidente da República cancela comemorações do 10 de junho

PR / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou as comemorações do 10 de junho nos moldes como decorrem normalmente devido à pandemia de Covid-19.

Segundo noticiou o Público, a decisão do Presidente deve-se ao facto de considerar que não existem condições de saúde pública para garantir as comemorações do Dia de Portugal, que este ano estavam marcadas para a Madeira e para a África do Sul.

“Haverá dia de Portugal, não haverá é a celebração prevista, quer na Madeira, quer na África do Sul”, esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa, após uma conversa por videoconferência com o bastonário da Ordem dos Médicos. A celebração será, assim, em Lisboa, “com os cuidados impostos pelas circunstâncias”.

“Implicaria a movimentação de centenas de militares e centenas de civis do continente para a Madeira e a presença de milhares de nossos compatriotas madeirenses”, justificou o chefe de Estado. Ainda assim, garante que vão haver celebrações. “Portugal continua”, atirou.

“Portanto, haverá a celebração do 10 de junho em Lisboa, mas com os cuidados impostos pelas circunstâncias. Espero que possa haver o 10 de junho na Madeira e na África do Sul no ano que vem”, acrescento.

Marcelo já terá enviado essa informação aos presidentes do Governo Regional, da assembleia legislativa da Madeira e da Câmara do Funchal, ao representante da República, ao primeiro-ministro e ainda ao presidente da Assembleia da República.

O cardeal e poeta José Tolentino Mendonça tinha sido escolhido para presidente das comemorações deste ano.

Em 2016, quando tomou posse, Marcelo lançou uma medida para que as celebrações do Dia de Portugal começassem em território nacional e se estendessem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

As cerimónias já foram realizadas em Lisboa e Paris (França, em 2016, no Porto, no Rio de Janeiro e em São Paulo (Brasil), em 2017, nos Açores e nos Estados Unidos, em 2018, e em Portalegre e Cabo Verde, em 2019.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter tem uma nova companhia

Um astrónomo amador na África do Sul detetou uma nova mancha no hemisfério sul do maior planeta do Sistema Solar. A mancha, apelidada de "Mancha de Clyde", aparece entre a icónica Grande Mancha Vermelha de …

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …