Presidente da República cancela comemorações do 10 de junho

PR / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou as comemorações do 10 de junho nos moldes como decorrem normalmente devido à pandemia de Covid-19.

Segundo noticiou o Público, a decisão do Presidente deve-se ao facto de considerar que não existem condições de saúde pública para garantir as comemorações do Dia de Portugal, que este ano estavam marcadas para a Madeira e para a África do Sul.

“Haverá dia de Portugal, não haverá é a celebração prevista, quer na Madeira, quer na África do Sul”, esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa, após uma conversa por videoconferência com o bastonário da Ordem dos Médicos. A celebração será, assim, em Lisboa, “com os cuidados impostos pelas circunstâncias”.

“Implicaria a movimentação de centenas de militares e centenas de civis do continente para a Madeira e a presença de milhares de nossos compatriotas madeirenses”, justificou o chefe de Estado. Ainda assim, garante que vão haver celebrações. “Portugal continua”, atirou.

“Portanto, haverá a celebração do 10 de junho em Lisboa, mas com os cuidados impostos pelas circunstâncias. Espero que possa haver o 10 de junho na Madeira e na África do Sul no ano que vem”, acrescento.

Marcelo já terá enviado essa informação aos presidentes do Governo Regional, da assembleia legislativa da Madeira e da Câmara do Funchal, ao representante da República, ao primeiro-ministro e ainda ao presidente da Assembleia da República.

O cardeal e poeta José Tolentino Mendonça tinha sido escolhido para presidente das comemorações deste ano.

Em 2016, quando tomou posse, Marcelo lançou uma medida para que as celebrações do Dia de Portugal começassem em território nacional e se estendessem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

As cerimónias já foram realizadas em Lisboa e Paris (França, em 2016, no Porto, no Rio de Janeiro e em São Paulo (Brasil), em 2017, nos Açores e nos Estados Unidos, em 2018, e em Portalegre e Cabo Verde, em 2019.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …