Presidente da República cancela comemorações do 10 de junho

PR / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou as comemorações do 10 de junho nos moldes como decorrem normalmente devido à pandemia de Covid-19.

Segundo noticiou o Público, a decisão do Presidente deve-se ao facto de considerar que não existem condições de saúde pública para garantir as comemorações do Dia de Portugal, que este ano estavam marcadas para a Madeira e para a África do Sul.

“Haverá dia de Portugal, não haverá é a celebração prevista, quer na Madeira, quer na África do Sul”, esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa, após uma conversa por videoconferência com o bastonário da Ordem dos Médicos. A celebração será, assim, em Lisboa, “com os cuidados impostos pelas circunstâncias”.

“Implicaria a movimentação de centenas de militares e centenas de civis do continente para a Madeira e a presença de milhares de nossos compatriotas madeirenses”, justificou o chefe de Estado. Ainda assim, garante que vão haver celebrações. “Portugal continua”, atirou.

“Portanto, haverá a celebração do 10 de junho em Lisboa, mas com os cuidados impostos pelas circunstâncias. Espero que possa haver o 10 de junho na Madeira e na África do Sul no ano que vem”, acrescento.

Marcelo já terá enviado essa informação aos presidentes do Governo Regional, da assembleia legislativa da Madeira e da Câmara do Funchal, ao representante da República, ao primeiro-ministro e ainda ao presidente da Assembleia da República.

O cardeal e poeta José Tolentino Mendonça tinha sido escolhido para presidente das comemorações deste ano.

Em 2016, quando tomou posse, Marcelo lançou uma medida para que as celebrações do Dia de Portugal começassem em território nacional e se estendessem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

As cerimónias já foram realizadas em Lisboa e Paris (França, em 2016, no Porto, no Rio de Janeiro e em São Paulo (Brasil), em 2017, nos Açores e nos Estados Unidos, em 2018, e em Portalegre e Cabo Verde, em 2019.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …