Preço de passes de transportes públicos indexado a rendimento mas não em 2014

Jcornelius / Wikimedia

foto: Jcornelius / wikimedia

foto: Jcornelius / wikimedia

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, garantiu esta quinta feira que o Governo pretende indexar os preços dos passes dos transportes públicos ao rendimento dos utentes mas apenas quando o sistema estiver organizado em todo o país, o que não será em 2014.

Sérgio Monteiro revelou que “não há nenhuma medida no Orçamento para 2014 relativamente à alteração de política tarifária nos bilhetes“.

O Secretário de Estado  afirmou ainda que “enquanto não tivermos o Passe Social Mais em todo o país, os descontos continuarão a existir nos sítios em que existem“, afirmando haver da parte do Governo vontade de ter até ao fim da legislatura um transporte público organizado – seja pelas comunidades intermunicipais ou pelas câmaras – em que o preço seja indexado ao rendimento. “Aí haverá apoio através do Passe Social Mais e o desconto será em função do rendimento da pessoa que compra o bilhete“, explicou Sérgio Monteiro aos jornalistas à margem de uma conferência em Lisboa.

O governante garantiu ainda que “continuará a haver desconto para pessoas com idades mais jovens ou de maior idade porque ainda não há um mecanismo que apoie a mobilidade para aqueles que têm rendimentos mais baixos como já existe em Lisboa e no Porto“.

Manteremos esse desconto e as empresas fazem as políticas comerciais que entendem. No momento em que nós organizarmos o transporte público de maneira a que todo o país possa ser servido, passaremos a ter os descontos previstos pelo Passe Social Mais só em função do rendimento e não em função da idade“, reiterou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Harvey Weinstein perto de chegar a acordo de 22 milhões de euros com vítimas

O produtor, acusado de vários casos de abusos sexuais a atrizes e funcionárias, terá chegado a um acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram. O acordo exige a aprovação do tribunal …

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …