Porto e Lisboa proíbem praxes. Coimbra mantém tradição e cria “Caloiros de Segurança Pública”

Bobo Boom / Flickr

Apesar da pandemia, a praxe vai continuar em Coimbra, mas com algumas medidas sanitárias. Lisboa, Porto e Aveiro já anunciaram a suspensão de todas as atividades, enquanto se aguarda decisão no Minho.

Na semana passada, a Academia do Porto anunciou que, este ano, no regresso às aulas, “todas as atividades de praxe” ficam suspensas devido à pandemia de covid-19. No mesmo sentido, o reitor da Universidade de Lisboa proibiu receções ao caloiro e atividades relacionadas com a praxe.

“É proibida a realização de quaisquer atividades relativas a praxes académicas, qualquer que seja a forma que possam assumir e o local onde decorram”, escreveu o reitor António Cruz Serra, num despacho citado pelo Jornal de Notícias.

Aveiro seguiu o mesmo exemplo e, em Braga e Guimarães, aguarda-se uma decisão do chamado Cabido de Cardeais, o grupo que organiza a praxe na Universidade do Minho.

Através do Facebook, o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra publicou, esta segunda-feira, uma lista de regras sanitárias para que se possa prosseguir com a praxe neste ano letivo.

https://www.facebook.com/cveteranos/posts/3708536315824423

O uso de máscara é obrigatório durante todas as atividades relacionadas com a praxe; estão proibidas “mobilizações com mais de dez participantes”; ficam interditas “todas as interações e atividades que envolvam contacto físico”; e é obrigatória uma “distância mínima de segurança de dois metros”.

O chamado Decretus Extraordinarius prevê que o incumprimento destas regras seja punível segundo a Praxe e “passível de Processo Disciplinar junto da Universidade”. O Conselho de Veteranos realça ainda que a praxe tem a responsabilidade de combater a covid-19.

Foi anunciada também a criação de uma nova iniciativa, os “Caloiros de Segurança Pública”, escreve o Observador. O objetivo passa por criar uma “ferramenta de contribuição positiva para a sociedade através da divulgação das normas de segurança junto — e através — dos novos estudantes e participando em ações de entreajuda comunitária”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …

A Linha 12, que desabou no México, tem um longo histórico de problemas

Na segunda-feira, na Cidade do México, uma ponte do metropolitano de superfície ruiu à passagem de uma composição. A Linha 12 do metro, onde ocorreu o acidente, tem um longo histórico de problemas desde que …

Epic Games e Apple em batalha judicial por "abuso de poder"

A Epic Games, criadora do famoso jogo Fortnite, abriu um processo judicial contra a Apple, por esta deter o monopólio das aplicações móveis e prejudicar todo o mercado, inovação e os utilizadores. A Epic Games baseia …

Indónesia. Zaragatoas usadas eram vendidas como novas para testes à covid-19

Funcionários de uma empresa farmacêutica na Indonésia foram detidos por terem lavado, empacotado e vendido como se fossem novas zaragatoas usadas em testes à covid-19, num esquema que as autoridades acreditam ter começado em dezembro …

Odemira: SEF não detetou imigrantes em situação irregular. Donos de casas do Zmar mantêm protesto

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não detetou qualquer migrante em situação irregular em Odemira na inspeção realizada esta quarta-feira no concelho. As autoridades de saúde, bem como o SEF, a Autoridade para as Condições …

"Ninguém pode ser feliz se não tiver liberdade". Bolsonaro ameaça agir por decreto contra restrições

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que pode emitir um decreto para garantir aos cidadãos a "liberdade" de "trabalhar" e de "ir e vir", parcialmente restringida por medidas de autoridades regionais contra …

Com apenas 27 anos, o cofundador da Ethereum tornou-se multimilionário

A Ethereum tem uma lista longa de fundadores. O mais jovem dos sete fundadores da blockchain de código aberto descentralizado, Vitalik Buterin, de 27 anos, tornou-se o mais jovem criptilionário do mundo. Ether, a criptomoeda ligada …

Madeira vai fazer vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo

A Madeira vai avançar na quinta-feira com a vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo porque as “perspetivas” são que a situação “comece a correr bem” em Junho para a região, disse esta quarta-feira o …

"Gargalos" das rotas marítimas mais movimentadas do mundo podem ser autênticas armas geopolíticas

O Ever Given, o navio encalhado no Canal do Suez, foi um lembrete do quão vulneráveis ​​são os "gargalos" das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e das implicações que esta vulnerabilidade pode ter no …