Porto e Lisboa proíbem praxes. Coimbra mantém tradição e cria “Caloiros de Segurança Pública”

Bobo Boom / Flickr

Apesar da pandemia, a praxe vai continuar em Coimbra, mas com algumas medidas sanitárias. Lisboa, Porto e Aveiro já anunciaram a suspensão de todas as atividades, enquanto se aguarda decisão no Minho.

Na semana passada, a Academia do Porto anunciou que, este ano, no regresso às aulas, “todas as atividades de praxe” ficam suspensas devido à pandemia de covid-19. No mesmo sentido, o reitor da Universidade de Lisboa proibiu receções ao caloiro e atividades relacionadas com a praxe.

“É proibida a realização de quaisquer atividades relativas a praxes académicas, qualquer que seja a forma que possam assumir e o local onde decorram”, escreveu o reitor António Cruz Serra, num despacho citado pelo Jornal de Notícias.

Aveiro seguiu o mesmo exemplo e, em Braga e Guimarães, aguarda-se uma decisão do chamado Cabido de Cardeais, o grupo que organiza a praxe na Universidade do Minho.

Através do Facebook, o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra publicou, esta segunda-feira, uma lista de regras sanitárias para que se possa prosseguir com a praxe neste ano letivo.

https://www.facebook.com/cveteranos/posts/3708536315824423

O uso de máscara é obrigatório durante todas as atividades relacionadas com a praxe; estão proibidas “mobilizações com mais de dez participantes”; ficam interditas “todas as interações e atividades que envolvam contacto físico”; e é obrigatória uma “distância mínima de segurança de dois metros”.

O chamado Decretus Extraordinarius prevê que o incumprimento destas regras seja punível segundo a Praxe e “passível de Processo Disciplinar junto da Universidade”. O Conselho de Veteranos realça ainda que a praxe tem a responsabilidade de combater a covid-19.

Foi anunciada também a criação de uma nova iniciativa, os “Caloiros de Segurança Pública”, escreve o Observador. O objetivo passa por criar uma “ferramenta de contribuição positiva para a sociedade através da divulgação das normas de segurança junto — e através — dos novos estudantes e participando em ações de entreajuda comunitária”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …