PPP na Saúde. Afinal, Costa não fechou a porta à negociação com o Bloco

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro ainda não desistiu da ideia de aprovar à esquerda a nova Lei de Bases da Saúde. Num artigo publicado esta quinta-feira no jornal Público, António Costa deixa em aberto a possibilidade de ainda negociar com o Bloco.

“Os processos negociais são de aproximação e de afastamento. E só estão concluídos quando estão concluídos. Não sendo impossível uma redação ainda mais clara quanto à natureza pública da gestão”, escreveu o líder do Executivo no artigo.

António Costa garante na mesma publicação que o Governo não tenciona aprovar novas Parcerias Público Privadas hospitalares, frisando que os “compromissos” já alcançados no âmbito da Lei de Bases nas negociações com PCP e Bloco de Esquerda “contribuem para um SNS mais forte e resiliente”.

“A exclusão do pagamento de taxas moderadoras nas prestações prescritas por profissional de saúde do SNS; ou a criação de mecanismos de dedicação plena ao exercício de funções públicas”, elencou o primeiro-ministro.

O líder do Governo fala de “uma lei progressista, centrada nas pessoas e no seu acesso a cuidados de saúde de qualidade. “Ninguém nos perdoará se perdermos esta oportunidade, mantendo em vigor a lei que PSD/CDS aprovaram em 1990”, completou.

O objetivo será o de aprovar uma lei que ponha termo a “esta descaracterização” que a atual Lei de Bases — aprovada em 1990 pelo PSD e pelo CDS — prossegue, ao considerar o apoio do Estado ao “desenvolvimento do setor privado da saúde (…) em concorrência com o setor público”, pode ler-se no artigo intitulado “Não perder a oportunidade de avançar”.

Para o governante, tem de ser claro que o recurso à contratualização com o setor privado e social da prestação de cuidados de saúde está condicionado “à avaliação da sua necessidade”. O primeiro-ministro admitindo o recurso à gestão privada apenas excecionalmente e de forma temporária.

António Costa parece assim não contar com os votos do PSD para fazer aprovar a Lei de Bases, apesar da disponibilidade manifestada pelo líder social democrata. “Se o PS se aproximar de nós, nós votamos favoravelmente“, afirmou Rui Rio em declarações aos jornalistas no final das comemorações do 25 de Abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …