Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Trata-se de um aumento de 6% no número de novos casos relativamente a quarta-feira (5,6%), em linha com os crescimentos registados nos últimos dias.

A taxa de letalidade global (englobando todas as faixas etárias) encontra-se fixada nos 9,2%, aumentando para 11% nas faias etárias acima dos 70 anos.

O boletim refere ainda nove novos recuperados, elevando o número total de altas para 205. Há 1.173 pessoas internadas , estado 241 utentes nos cuidados intensivos.

Desde 1 de abril, 144 mil testes em Portugal. Destes, 52% foram realizados em hospitais públicos e os restantes (48%) em hospitais privados.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que está a ser equacionado um cordão sanitário em Castro Daire, no distrito de Viseu. Na região, há 64 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados.

As autoridades estão a fazer uma avaliação de risco a nível territorial, que depois será entregue à ministra da Saúde, Marta Temido. “Está a ser equacionado em articulação com as autoridades saúde municipais e com o mecanismo de proteção civil”, explicou.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado, António Lacerda Sales, revelou que nesta sexta-feira vão chegar “mais um milhão de testes e um milhão de kits”, dando conta que estes serão distribuídos de forma faseada até 17 de abril.

Também cinco milhões de máscaras cirúrgicas e 850 máscaras ff2 deverão chegar nesta sexta-feira, segundo o mesmo responsável do Governo.

Segundo António Lacerda Sales, foram encomendadas 52 milhões de máscaras, sendo que 15 milhões destas já foram entregues. Outros 560 mil fatos de proteção integral foram também encomendados, dos quais já foram entregues 53 mil.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …