Governo quer que Portugal produza vacinas da covid-19

Portugal tem uma rede de diplomatas no estrangeiro a divulgar as competências nacionais no setor da saúde para que Portugal possa produzir vacinas contra a covid-19.

Portugal quer entrar na corrida à produção de vacinas para combater o novo coronavírus, adianta o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, em declarações ao Expresso. A rede diplomática portuguesa está a divulgar lá fora as competências nacionais no setor da saúde para esse efeito.

“Desde março que, em articulação interministerial — Negócios Estrangeiros, Saúde e Economia e Transição Digital —, fazemos a divulgação das competências nacionais no sector da saúde para atrair mais investimento direto estrangeiro (IDE) e estimular as exportações”, disse Brilhante Dias.

O governante salienta que a produção de vacinas deve esta para breve e que “a procura global ultrapassará em larga medida a capacidade de produção instalada”, pelo que é provável “o recurso à subcontratação, junto de outras empresas, de parte do processo de fabrico ou da sua totalidade”.

Enveredar por este caminho significa que Portugal terá acesso facilitado a lotes de vacinas para as necessidades nacionais e conseguirá inserir a indústria portuguesa nas cadeias de valor internacionais do setor.

“A produção de vacinas em massa vai passar a ser mais crítica, até porque a inoculação contra este coronavírus deverá ter prazo de validade, à semelhança da vacina da gripe”, disse o secretário de Estado ao Expresso.

Sem revelar os nomes dos envolvidos, o Brilhante Dias diz que “há empresas internacionais a olhar para Portugal, uma vez que temos investigação nesta área feita por profissionais muito bem qualificados, e conhecimento em termos de fabrico de componentes para medicamentos ou vacinas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há que ir em frente, passar das palavras aos actos uma vez que por cá costuma haver muita parra e pouca uva, são horas de acertar o passo ao lado dos mais desenvolvidos.

  2. Desde que não esteja filiada aos projectos de Bill Gates e amiguinhos, e de que a aplicação dessas vacina não seja obrigatória como ele pretendem, talvez estejamos de acordo… De resto, as pessoas não são burras e já há muito perceberam o que está em causa nisto tudo! Um vírus que apareceu do nada, cujas explicações até agora não convenceram ninguém, dos atentos!, disseminou-se pelo globo inteiro como se fosse fósforo e agora aparece supostos filantropos a investir em farmacêuticas e laboratórios por todo lado, depois de há uns anos atrás terem “sugerido” de que iríamos passar por uma ou mais pandemias…, tudo isso deixa-nos com o pé atrás, necessariamente! E depois com nomeação para Portugal de uma personagem política que nos deixou marcas na memória, em representação de um laboratório “alimentado” financeiramente por um desse filantropos…? Todos nós iremos “bater-a-bota” um dia, disso não há dúvidas. Mas já agora quando o Todo Poderoso o ordenar, não antes… digo eu, e dizem muitos mais!

RESPONDER

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …

Supremo espanhol ordena libertação imediata dos nove políticos catalães

O Supremo Tribunal espanhol ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata dos nove líderes independentistas catalães condenados pela tentativa separatista de 2017, depois de o Governo ter concedido um indulto por "razões de utilidade pública". Segundo a …

Corona quer sair do FC Porto e tem uma escolha de eleição

Em final de contrato com o FC Porto, Jesús Corona olha para a porta de saída e vê no Sevilha a escolha de eleição para seguir a sua carreira. Jesús Corona termina contrato com o FC …

Índia alerta para variante Delta Plus, já presente em Portugal. É a chamada "mutação nepalesa"

A Índia alertou, esta terça-feira, para uma mutação da variante Delta, chamada Delta Plus, que já terá sido detetada em nove países, incluindo Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirma que se …

PS acusa Rui Rio de "incoerência" por criticar Governo após palavras de Merkel

Sobre as críticas de Angela Merkel subscritas por Rui Rio, Ana Catarina Mendes lembra que, "em maio, o PSD criticava o Governo por não ter ainda anunciado a abertura aos voos do Reino Unido". A líder …