Governo quer que Portugal produza vacinas da covid-19

Portugal tem uma rede de diplomatas no estrangeiro a divulgar as competências nacionais no setor da saúde para que Portugal possa produzir vacinas contra a covid-19.

Portugal quer entrar na corrida à produção de vacinas para combater o novo coronavírus, adianta o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, em declarações ao Expresso. A rede diplomática portuguesa está a divulgar lá fora as competências nacionais no setor da saúde para esse efeito.

“Desde março que, em articulação interministerial — Negócios Estrangeiros, Saúde e Economia e Transição Digital —, fazemos a divulgação das competências nacionais no sector da saúde para atrair mais investimento direto estrangeiro (IDE) e estimular as exportações”, disse Brilhante Dias.

O governante salienta que a produção de vacinas deve esta para breve e que “a procura global ultrapassará em larga medida a capacidade de produção instalada”, pelo que é provável “o recurso à subcontratação, junto de outras empresas, de parte do processo de fabrico ou da sua totalidade”.

Enveredar por este caminho significa que Portugal terá acesso facilitado a lotes de vacinas para as necessidades nacionais e conseguirá inserir a indústria portuguesa nas cadeias de valor internacionais do setor.

“A produção de vacinas em massa vai passar a ser mais crítica, até porque a inoculação contra este coronavírus deverá ter prazo de validade, à semelhança da vacina da gripe”, disse o secretário de Estado ao Expresso.

Sem revelar os nomes dos envolvidos, o Brilhante Dias diz que “há empresas internacionais a olhar para Portugal, uma vez que temos investigação nesta área feita por profissionais muito bem qualificados, e conhecimento em termos de fabrico de componentes para medicamentos ou vacinas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há que ir em frente, passar das palavras aos actos uma vez que por cá costuma haver muita parra e pouca uva, são horas de acertar o passo ao lado dos mais desenvolvidos.

  2. Desde que não esteja filiada aos projectos de Bill Gates e amiguinhos, e de que a aplicação dessas vacina não seja obrigatória como ele pretendem, talvez estejamos de acordo… De resto, as pessoas não são burras e já há muito perceberam o que está em causa nisto tudo! Um vírus que apareceu do nada, cujas explicações até agora não convenceram ninguém, dos atentos!, disseminou-se pelo globo inteiro como se fosse fósforo e agora aparece supostos filantropos a investir em farmacêuticas e laboratórios por todo lado, depois de há uns anos atrás terem “sugerido” de que iríamos passar por uma ou mais pandemias…, tudo isso deixa-nos com o pé atrás, necessariamente! E depois com nomeação para Portugal de uma personagem política que nos deixou marcas na memória, em representação de um laboratório “alimentado” financeiramente por um desse filantropos…? Todos nós iremos “bater-a-bota” um dia, disso não há dúvidas. Mas já agora quando o Todo Poderoso o ordenar, não antes… digo eu, e dizem muitos mais!

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …