Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Álvaro Millán / Flickr

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil milhões de euros.

Segundo documentos a que a agência Lusa teve acesso, Portugal poderá ter acesso a um total de 15,5 mil milhões de euros em subvenções (distribuídas a fundo perdido) e a 10,8 mil milhões de euros sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis.

Os países mais afetados pela pandemia de covid-19, Itália e Espanha, poderão receber, respetivamente, 172,7 mil milhões de euros (81,8 mil milhões de euros em subsídios e 90,9 mil milhões em empréstimos) e 140,4 mil milhões de euros (77,3 mil milhões de euros em subsídios e 63,1 mil milhões em empréstimos).

Os subsídios a fundo perdido serão canalizados através de quatro canais, três dos quais novos: o REACT EU (nova inciativa de apoio à coesão), a Ferramenta de Recuperação e Resiliência, o novo Fundo para uma Transição Justa e através do Desenvolvimento Rural.

Para a chave de alocação dos empréstimos – numa base voluntária, ou seja, os Estados-membros é que decidem se os solicitam -, foi tido em conta o Produto Interno Bruto ‘per capita’ e o nível de dívida, tendo neste caso Portugal sido colocado no grupo de países com um PIB ‘per capita’ abaixo da média da UE e “dívida elevada”.

O semanário Expresso precisa que o valor total que Portugal deverá receber, entre subvenções e empréstimos, equivale a 12% do PIB de 2019.

Em causa está um Fundo de Recuperação que a Comissão Europeia vai apresentar esta quarta-feira, num total de 750 mil milhões de euros, para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19.

Fontes comunitárias indicaram à Lusa que dois terços do montante do fundo, ou seja 500 mil milhões de euros, serão canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido, e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.

A proposta do Fundo de Recuperação, que os chefes de Estado e de Governo da UE encarregaram a Comissão Europeia de formular, associando-a a uma proposta revista do orçamento plurianual da UE para 2021-2027, será entretanto formalmente apresentada pela presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Se isto for verdade, uma grande parte dessa quantia vai ser desviada para a compra de casas e carros de luxo para os parasitas do costume que se vão “abotoar” à grande e à francesa.

  2. O Costa e os amigalhaços já estão a esfregar as mãos. Vão uma vez mais fazer o que sabem melhor, isto é, destruir dinheiro fácil porque nunca trabalharam para o ter.

  3. Vai ser fundo perdido. Perdido no Novo Banco, BPN, Banif, off-shores, PPPs… Nunca percebi este dinheiro que vem de fora não ser bem fiscalizado. É toma lá e governa-te! Literalmente…

  4. O governo vem por este meio anunciar a publicação de um aviso de concurso do Programa MAMAQUI.
    Os candidatos deverão verificar uma das seguintes condições:
    – Membro do partido xuxalista
    – Familiar de um membro destacado do partido xuxalista
    – Qualquer outro cidadão português desde que tenha três orelhas e dois narizes, mais de 90 anos e acompanhado de pais e avós e consiga fazer prova que nenhum dos seus ascendentes até à fundação do país tenha beneficiado do que quer que fosse

    Apoio: tudo o que quiser, sem prazo, sem juros, sem prestação de contas, vulgo, ‘à Lagardère’

    • Espero que assim seja. Finalmente os apoios servirão para os xuxas e seus familiares, mas também para os outros cidadãos.
      Em algum dia isto teria de mudar!

  5. Este país é governado por uma corja de gatunos , sendo os outros políticos do sistema, um pouco mais do mesmo .
    Esse dinheiro, como aliás sempre assim foi , vai ser distribuído por toda essa cambada que gravitam á volta do Estado e o povo, que é sempre o único sacrificado , quando estas crises aparecem, recebe as migalhas que sobrarem.
    Depois, esquecemos tudo , e a vida continua .

  6. Já estou a imaginar uma grande quantidade de mamões a afiar os dentes, e a estudar como poderão ir buscar umas massas “legalmente”.
    Deve haver muito escritório de advogados a ver como se vão afiambrar com pareceres…

    • Mas quer fundamentos mais fortes do que a constatação do que tem acontecido no nosso país?!
      Uma das melhores maneiras de “prever” o futuro é ver o que aconteceu no passado.
      Experimente “googlar” por “desvios de fundos comunitários” e veja se lhe aparece algum resultado. Os casos são tantos que até nem faz sentido dar exemplos, mas de qualquer dos modos digo-lhe que um dos primeiros resultados que me apareceram referem-se ao insuspeito Adelino Mendes. Veja lá se sabe quem é: https://www.pombaljornal.pt/wp-content/uploads/2015/11/Adelino-Mendes.jpg
      E não se esqueça que nós somos o país onde o 44 foi primeiro ministro (que liderou um governo que tinha como ministro o actual primeiro ministro).
      Eu tenho fé, mas até essa tem limites…

      • E para o caso de não se saber do que se trata, aqui vão algumas notícias publicadas pelo próprio Zap:
        https://zap.aeiou.pt/fundos-europeus-casas-carros-luxo-254565
        https://zap.aeiou.pt/chefe-gabinete-secretario-estado-demite-254589

        Episódio que foi apenas um dos que vieram a ocorrer com a secretaria de estado da proteção civil, quer envolvendo negócios entre o Estado e o filho do secretário de estado da protecção civil de então; quer envolvendo a nomeação de um antigo padeiro para especialista da proteção civil; quer envolvendo o negócio das golas anti-fumo, que afinal nem eram anti-fumo, foram compradas acima do preço de mercado, tendo o negócio sido feito com uma empresa de animação turística que nunca tinha vendido golas e que pertencia ao marido de uma autarca do PS…
        Se pesquisar, encontrará isto tudo e provavelmente muito mais.
        Ainda tem fé?

    • Olhem-me este iluminado. Esta mente brilhante consegue criticar os comentários aqui presentes sem conseguir dizer rigorosamente nada acerca da notícia. Bravo! Mais um a caminho do concurso “Palerma do Ano”. Provavelmente já o terá ganho antes e com este comentário fica bem lançado para revalidar o título.

  7. Se somos 10M +-
    Dá 1,5M€ a cada português…
    Saiu o €Milhoes a todos…
    é bom pensar nisto…porque como é logico nao vamos ver a cor do guito.

RESPONDER

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …