Fundos europeus terão sido usados em casas e carros de luxo. Há já 15 arguidos e 19 buscas por todo o país

PJ / Facebook

A Polícia Judiciária realizou hoje 19 buscas em todo o país por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação de documentos e constituiu pelo menos 15 arguidos.

Fonte da PJ adiantou à agência Lusa que a operação é da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e está relacionada com uma investigação que teve início há cerca de dois anos. Um dos alvos é Adelino Mendes, chefe de gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil.

Em causa estão suspeitas de fraude na obtenção de subsídios comunitários, fraude fiscal, fraude e branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

Segundo a mesma fonte, até ao momento não foram efetuadas detenções, tendo sido apenas constituídos “cerca de dezena e meia de arguidos, podendo o número ainda aumentar”.

Os empresários tinham em curso um esquema que passava pela aplicação das verbas dos subsídios em fins que não os previstos. As verbas, que estavam destinadas a criar riqueza e gerar emprego em diversas áreas, terão sido usadas em carros e casas de luxo, de acordo com a TSF.

Na operação estão envolvidos cerca de 100 operacionais, entre os quais elementos da UNCC, da PJ do Porto, Faro e Lisboa e ainda três magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e dois funcionários da Autoridade Tributária.

No dia 23 de maio de 2017, no decurso da operação “Inovar”, a PJ deteve duas pessoas por fraude na obtenção de subsídio, desvio de subsídio e falsificação de documentos após uma investigação relacionada com os apoios comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Na operação foram também constituídos 21 arguidos, 12 pessoas singulares e nove empresas, e apreendidos 12 veículos de gama alta, além de diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação.

Na ocasião a PJ explicou que a fraude consistia “na sobrefaturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN” e que a investigação ia prosseguir para recolha de prova e apuramento dos benefícios económicos ilegitimamente obtidos em prejuízo do Estado português, cujo valor global ultrapassará os cinco milhões de euros.

Um dos dois detidos em 2017, advogado de profissão chegou a estar em prisão preventiva e a outra detida, consultora, ficou suspensa do exercício de profissão e proibida de contactos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Não há dúvida de que os fundos europeus para fábricas e agricultura foram distribuídos, espalhados pelas pequenas aldeias e grandes cidades de Portugal.

    Estes fundos europeus e qualquer outros fundos do governo, devem ser automaticamente anunciados onde foram investidos, com grandes painéis publicitários e em jornais locais … para que todos possam ver onde o dinheiro do governo está sendo gasto. .. Como eles fazem nos países mais industrializados.

    Na maioria das vezes, ninguém sabe de nada sobre os fundos europeus, onde estão sendo aplicados?

    Em pequenas aldeias e cidades, apenas alguns pequenos investimentos aparecem em projetos muito incomuns, com algum trabalho feito sem qualquer razão viável e em um curto período de tempo, tudo se torna deserto …

    Talvez a maioria desses fundos tenha sido aplicados em carros de luxo, muito caros … em vez do que se pretendia.

    Acorda Portugal … isto está a acontecer em todas as pequenas aldeias e grandes cidades de Portugal … mesmo sob os nossos próprios olhos. Só não vê quem não quer.

    É por isso que Portugal é tão pobre em comparação com o resto da Europa …

    Fundos europeus e do governo são investidos principalmente no lugar errado ou roubados e ninguém se importa.

    Junte-se a nós … Numa Só Vóz … Vote Paulo Morais … Apoiamos os Coletes Amarelos!

  2. E não são os únicos…………cerca de metade da riqueza produzida em Portugal segue para destinos “paradiziacos”…..como por exemplo a Holanda………e esses são gente mais “grauda”……………NINGUEM OS INVESTIGA??????

  3. todos aqueles que de forma fraudulenta omissao de declaraçao tributaria falencias bancarias por mà gestao e danosa nos portuguêses temos o direito de obter o reembolso de todos esses roubos porque aquilo que nos chamamos Estado somos nos portuguêses.

  4. Então, mas é só por isso que serve este tipo de subsídio. Só os mais espertos é que conseguem lá chegar e como já tem tudo, vão ter de trocar de carro. Coitados

  5. E depois ficamos indignados por certos ministros de outros países, nomeadamente Países Baixos, virem “mandar bocas” sobre nós…. Estas atitudes de meter o dinheiros dos fundos são antigas e não abonam nada a nosso favor !

  6. Pois!!! Português já fica contente com um beijo e uma selfie com o Sr presidente.
    Em vez de externos direitos pedimos esmola,
    Pedimos para emprego para o filho, pedimos ao Santo António para a galinha não morrer.
    Em suma somos um país de pedintes, e outras coisas que me abstenho de mensionar, principalmente ao nível da função pública. E então as condecorações!!!!!! E…. E…..e………..

  7. A Justiça descobriu a pólvora, desde que em 1985 começou a vier aos milhões por dia para Portugal que isso acontece, e foi bastante falado, a Justiça e a P.j. deviam de andar em outro planeta que não no Planeta onde está situado Portugal.

  8. Isto que estamos a ver já se verifica ha muitos anos e só agora é que dao conta e nao têm 1 só detido. A gamela do dinheiro é tão grande que ficará tudo igual tudo silencioso e o dinheiro desaparecido, as casas os carros nas mãos dos mesmos e o povo do norte a olhar para os queques de Lisboa e a pensar eles é que são os bons os protegidos etc.etc.etc
    Abração amigos.

  9. Eu nunca percebi, e acho que nunca vou perceber, porque é que os fundos comunitários, assim que entram no nosso país deixam de ter fiscalização da UE onde são aplicados. É atirar milho as pombas e depois não interessa se comem ou não. Claro que depois a tentação é grande…

  10. Esperem que vêm lá 15 mil milhões, isto até agora não foi nada. Quando esse dinheiro chegar, sem controlo nenhum, é que vai ser mamar. Aposto que quem precisa dele não vai ver um cêntimo.

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …